BRASIL 3 x 1 DINAMARCA: OSCAR FOI O MOTOR DO 4-2-3-1 DE MANO

27/05/2012 03:52

 

Finalmente, a Seleção Brasileira voltou a vencer um bom adversário, jogando um futebol seguro, que marcava a saída da Dinamarca e tocava bem a bola. Os destaques do time brasileiro foram Thiago Silva, Oscar, Hulk e a marcação no campo do adversário. Também podemos destacar o dinamismo do 4-2-3-1 canarinho, que enfim se mostrou eficiente no que tange ao volume de jogo ofensivo. Mano Menezes escalou a Seleção dessa forma, no aludido 4-2-3-1, esquema também utilizado pela Seleção da Dinamarca:

 

 

Como dito, a Seleção, na minha opinião, teve quatro destaques. Thiago Silva foi um verdadeiro líder em campo, tendo atuação segura e impecável. Por total merecimento, certamente representará o Brasil nas Olimpíadas de Londres. O atacante Hulk, do Porto, foi outro destaque brasileiro. Além de marcar dois gols, e participar incisivamente do outro gol canarinho, mostrou personalidade e vontade de jogar com a camisa mais vitoriosa do planeta bola.

Tenho que admitir sua boa atuação, mas continuo não achando o jogador um atleta do nível de Seleção Brasileira. Também não acho que o jogador deva ser um dos três atletas acima de 23 anos que irão para as Olimpíadas. O fato de escalar Hulk, que joga bem pela direita, tira a vaga de Lucas com a volta de Neymar pela esquerda do 4-2-3-1. Prefiro o meia do São Paulo pela direita do que o atacante do time português.

A marcação na saída de bola do adversário, que envolveu toda a equipe, mostrou uma sintonia e um apego à coletividade que não se via há muito tempo. O “Maestro” Júnior, na transmissão da Globo, por várias vezes destacou essa marcação brasileira na saída de bola do time rival. Com razão, afinal dois gols brasileiros iniciaram-se em roubadas de bola na saída de jogo do oponente. Cabe ressaltar que a equipe de Mano Menezes demonstrou objetivos defensivos e ofensivos, o que lhe permitiu a posse da bola e a feitura de três gols.

Entretanto, creio que o destaque principal foi a simplicidade e a produtividade de Oscar, que não sentiu qualquer peso ao vestir a mítica 10 amarelinha. Acho que a camisa de que já foi de Pelé, Rivellino, Zico e Rivaldo, entre outros, vestiu super bem no menino, que jogou tranqüilo e deu vida ao pálido time de Mano. O meia foi um comandante das ações ofensivas, tanto que participou de dois dos três gols da equipe e foi muito elogiado pelo técnico Mano Menezes após o duelo. 

No terceiro gol brasileiro, foi Oscar que roubou a bola de um dinamarquês no campo de ataque. O próprio atleta destacou, em entrevista cedida à Rede Globo, a importância da marcação sob pressão: "A gente pressionou e saíram três gols. Nosso futebol é assim, solto. A gente jogou muito bem". Com certeza Oscar, o futebol ficou mais solto pela sua simplicidade e inteligência.

Renato Maurício Prado, assim classificou a atuação do garoto:

 

“(...) Jogando com a camisa 10, o meia do Internacional participou dos lances de dois gols e se portou como o armador que tanta falta tem feito ao futebol brasileiro (...)”.

 

André Rocha também compartilha da idéia de que Oscar realizou com êxito a função de armador central do 4-2-3-1, assumindo a criação do time com objetividade e efetividade:

 

“(...) Oscar vestiu bem a camisa dez e deu à articulação central no 4-2-3-1 brasileiro a dinâmica que Ganso, por estilo, e Ronaldinho, por preguiça, não conseguiram. Combateu no campo adversário, recuou no momento certo para trabalhar a saída de bola com os volantes e passou com correção. Só precisa ganhar um pouco de massa muscular para agüentar a intensidade de jogos mais marcados. Ainda assim, foi a melhor notícia do amistoso, com sobras, pela dificuldade de encontrar o meia para a função (...)”.

 

A verdade é que Oscar aproveitou, muito bem, a ausência resultante de mais uma lesão sofrida por Paulo Henrique Ganso, realizando com perfeição os deveres de uma posição carente na equipe e no nosso futebol, como bem ressaltou Renato Maurício. Humildemente, o jogador admitiu a dificuldade de atuar com a camisa 10 do Brasil: "É difícil jogar com ela (camisa 10). É uma responsabilidade muito grande". Acho que a dificuldade não foi obstáculo para o talento do jovem jogador.

Como ilustrado no campo acima, Oscar articulou pela meia central, delineando a saída de bola, fazendo a famosa “transição da defesa para o ataque” com simplicidade e resultado, atitude que se espera do jogador que assume a função de criação do time.  Acho que por essa tranqüilidade e pelo futebol demonstrado, ainda que tenha sido somente por um jogo, é que Oscar teve atuação tão destacada. Assim, queria saber de vocês: Oscar é o camisa 10 de que necessita a Seleção Brasileira? Ou a camisa 10 é de Paulo Henrique Ganso? Aguardo seu comentário! Abraço!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BRASIL 3 x 1 DINAMARCA: OSCAR FOI O MOTOR DO 4-2-3-1 DE MANO

Vitória canarinha!

Diego Alves | 28/05/2012

Grande Victor! Beleza?
Mais um excelente post, dessa vez trazendo a análise tática da Seleção. Concordo com você nos pontos abordados. Acredito que nesses próximos amistosos o Mano consiga encontrar a melhor forma de jogar (como já esboçado contra a Dinamarca) e dar corpo a esse time.
Acho também que o Oscar tem totais condições de assumir o papel de camisa 10 e ser o nosso organizador de jogadas. Ele tem bom passe, chega bem à frente pra fazer o arremate a gol e é muito inteligente.
Me agradou também a concentração dos jogadores "veteranos" no setor defensivo.
Enfim, a Seleção tem mais três testes difíceis pela frente e pode chegar bem para a disputa das Olimpíadas!

Um abraço!

Re:Vitória canarinha!

Victor Lamha de Oliveira | 29/05/2012

Fala mestre, tudo bom? Obrigado pelos elogios! A casa é sua! Você usou a expressão certa: Mano precisa "dar corpo" para o time. Acho que a equipe tem até um padrão tático, afinal Mano sempre joga no seu 4-2-3-1, mas falta muita coisa ainda! Também acho o Oscar muito inteligente, talvez o que o torne diferenciado. O menino pensa o jogo rápido e joga de forma humilde, simples. Abraço!

Oscar será destaque em Londres.

Marco Lima | 28/05/2012

Felizmente, prevaleceu o bom senso entre os cartolas de INT e SPO e o menino Oscar pode voltar a exibir seu talento e jogo eficiente a tempo de dar uma outra cara - a de futebol brasileiro - a seleção que apelidei de maneira, ou seja a de Mano, sem graça, sem cor, sem brilho, sem tempo de treinar. Hulk deve ser levado para Londres e também para a Copa e quem sabe, Jogos Rio 2016? A depender do adversário e da envergadura de sua defesa ele pode ser uma excelente opção de ataque, entendendo-se com Neymar e Damião. Falta a seleção ficar junta, reunida, com tempo para treinar. Veremos os próximos amistosos, principalmente contra a Argentina de Messi. Abração, irmão.

Seleção

Maurício | 27/05/2012

Oscar joga muito, sempre achei um grande jogador, e foi muito bem nessa partida atuando como armador, no Inter ele não joga como camisa 10 quem faz essa função é o D'alessandro. Brasil tem uma boa seleção Olímpica, só acho qu o Fernando do Grêmio tem que estar nessa seleção, e Arouca tbm mesmo não tendo a idade olimpica, acho que a dupla de volantes tem que sr Fernando e Arouca.

Destaco o desempenho do Hulk foi muito bem, jogando na sua posição que joga no FC Porto!!

Re:Re:Seleção

Maurício | 29/05/2012

Tudo bem cara, falando sobre seu final ali dos volantes, acho que Arouca merece ser convocado sim, para a principal pq na olímpica nem tem mais idade neh. Agora Fernando tem que ta na Olímpica, acho mais jogador que os que vc citou, concorda?
Abraço

Re:Re:Re:Seleção

Victor Lamha de Oliveira | 29/05/2012

Eu acho que na Seleção principal, Arouca seria um bom reserva para Hernanes e Ramires, que seriam meus escolhidos. Ele ia brigar pela vaga no banco com Sandro, Casemiro, Rômulo e Lucas Leiva. Olha gaúcho, não sei se o Fernando é melhor que Rômulo e Casemiro não. A briga é boa, mas eu continuo com os dois! Fernando pode ser reserva na Olímpica. O que acha?

Re:Re:Re:Re:Seleção

Maurício | 29/05/2012

Se o Mano colocasse o Ramires e Hernanes de volantes neh.. Eu faria como vc colocaria os dois por ali, seria uma boa, mas no momento acho que o Arouca vem jogando em nivel de seleção.
Romulo eu vi poucos jogos dele, não posso comentar nada, Casemiro eu acho bem melhor na temporada passada quando fazia a dupla de volantes com o Fernando, mas vejo Arouca e Fernando em uma faze muito boa, ao lado do Paulinho e Ramires (que não vem mais atuando como volante, assim como Hernanes neh),
Hoje no momento (eu) levaria esses quatros volantes, dae dois titulares e dois reservas.
E o caso Hernanes cara, acho ele um grande jogador, merece seleção, mas sabe como é o Mano neh, depois daquele lance dele no Benzema o Mano não convocou mais ele com frequência!
Abraço

Re:Amistoso da "Seleção Brasileira"!!!

Victor Lamha de Oliveira | 28/05/2012

Fala Danilão, beleza? Olha, eu confesso ter um certo preconceito com o Hulk mesmo. Não pelo fato dele jogar num time mais modesto da Europa, mas por acreditar que o futebol brasileiro possuí jogadores mais habilidosos e técnicos do que ele. Mesmo que Hulk fosse o ídolo do Barcelona, ainda sim não deixaria de convocar jogadores como Pato, Lucas, Neymar, Robinho, Hernanes, Oscar, Ganso, Ramires, Damião, Kaká, entre outros, para levá-lo. O Adriano tinha potencial para se tornar "Impedaror". Já o Hulk, não nasceu para ser majestade...nem jogador de Seleção! Sobre o Oscar, também acho o Ganso mais técnico. Mas, como você mesmo disse, Oscar é mais constante e objetivo, sendo mais útil e efetivo em campo1 Vamos aguardar seu desempenho nos outros amistosos! Dele e do Hulk! Abraço!

Re:Re:Amistoso da "Seleção Brasileira"!!!

Danilo Costa | 28/05/2012

São opiniões!! Eu como flamenguista adoro o Adriano... E eu ainda mais dele ser flamenguista assumido, ter sido o principal jogador do Ultimo título do flamengo, ele era reserva do Roma...uahuahuhauhauhuahua... e Foi trocado pelo vampeta, com o Reinaldo e mais não sei quanto de troco... Diretoria do flamengo fazendo excelentes transações desde 1900 e bolinha... Depois desse final melancólico do Kaká no Real Madrid, não acredito nele na seleção, robinho tb acho q já deu... Mas de resto!!
Andei escutando muita gente falando do Damião na seleção, q não é jogador pra seleção, q é perna de pau... Eu acho ele um centro-avante completo. Como q ele foi no jogo de sábado?, não vi ninguém falando dele!!

Re:Re:Re:Amistoso da "Seleção Brasileira"!!!

Victor Lamha de Oliveira | 29/05/2012

Olha Danilão, eu acho o Damião um excelente jogador! Tá longe de ser perna de pau, afinal é um jogador de alto nível! Você foi perfeito ao qualificá-lo como um "centroavante completo", afinal ele tabela, prepara a jogada, se movimenta, dribla, faz o pivô com maestria e é letal nas finalizações. No jogo de sábado ele foi bem, fez sua parte, mas creio que não jogou 30% do que ainda vai jogar com a amarelinha! Abraço

1 | 2 >>

Novo comentário