BRASIL 4 x 1 ESTADOS UNIDOS: OSCAR BRILHA NOVAMENTE

31/05/2012 05:42

 

A Seleção Brasileira jogou bem novamente e venceu os Estados Unidos com goleada, um adversário entrosado, que marca forte e que vinha de boa seqüência de vitórias, inclusive sobre a Itália. Taticamente, Mano veio no seu 4-2-3-1, com Neymar e Rafael entrando no time titular. Já o time de Klinsmann veio numa espécie de 4-5-1, com uma linha de quatro no meio que era reforçada por mais um volante. Esse foi o desenho tático da partida:

 

 

Antes de falar do destaque, tratarei do jogo de uma forma geral. Acho que Neymar foi bem, mas bem menos incisivo e líder do que deve ser. Marcelo jogou muito, mas falta por a cabeça no lugar. Leandro Damião esqueceu o futebol no Brasil, justamente no momento que o meio de campo se tornou mais produtivo. Ver Pato jogando novamente e fazendo gol, trouxe certa esperança quanto ao ataque canarinho. Mais uma vez o Brasil tentou marcar no campo adversário e cuidar da posse de bola. Aos poucos, o time de Mano Menezes vai tomando forma e se transformando, enfim, numa equipe com certo grau de confiança.

Por fim, aquele que foi o destaque da partida. Novamente, tivemos show do menino Oscar deu aula de como ser um meia de criação. Com tranqüilidade, simplicidade, técnica e movimentação, comandou o meio de campo do Brasil. Voltou para buscar a bola por trás dos volantes americanos, deixou Damião na cara do gol com um belo passe por elevação, deu toque de calcanhar, tabelou, finalizou, abriu espaço e, para mim, foi o melhor em campo. O garoto deu 43 passes e errou somente 1. Impressionante!

Como o meia do Inter caiu muito pela esquerda, Hulk ficou um pouco isolado pela direita, afinal Damião não movimentou muito e também não caiu pelo flanco em que o atacante do Porto jogava. Como Danilo subiu muito menos que Marcelo, a direita ficou inoperante perto da esquerda, que tinha Marcelo, Oscar e Neymar. Esse é um problema para ser corrigido. Acho que o técnico da Seleção deveria ter testado Lucas nesse jogo, mas acredito que Hulk entrou pela atuação contra a Dinamarca, que, como esperado, não se repetiu. Como dito, o que se repetiu foi o desfile do talento de um garoto, humilde e habilidoso, que merecidamente está assumindo a camisa 10 mais importante da história do futebol. Que venha o México!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BRASIL 4 x 1 ESTADOS UNIDOS: OSCAR BRILHA NOVAMENTE

Seleção q começa a dar gosto de ver!!

Danilo Costa | 31/05/2012

Fala Victor!! Excelente análise!! Deu gosto de assistir a seleção, acho q a ultima vez foi na copa das confederações antes da copa de 2006...

Mais uma vez o Oscar mostrou um belo futebol, no passe, lançamentos, marcação e finalização.

Damião merece um sinal amarelo, não foi bem, muito fominha (mesmo parecendo q o time queria dar a bola para ele fazer o gol). Unica coisa de útil foi o chute de fora da área q resultou no pênalti, q a melhor opção seria o toque para o Neymar!

Neymar foi bem, mas achei q as vezes recuou de mais querendo buscar o jogo, saindo da posição de ataque e algumas vezes embolando com Hulk na direita.... talvez faltou a sensibilidade do atacante do porto ir para esquerda.

Hulk, não achei q foi tão mal assim no primeiro tempo, tentou alguns cruzamentos, dribles e passes. Poderia ter finalizado em duas vezes q tentou o passe para o Damião (deve ter tomado puxão de orelha por não ter tocado pro damião no terceiro gol contra dinamarca). Ficou um pouco isolado por Oscar procurar mais o Neymar q ele durante o jogo, o q aconteceu ao contrario contra a dinamarca. Não deve-se crucifica-lo.

Pato, entrou bem um gol e uma bola na trave... Tem muito talento, pra ser um dos melhores, mas precisa ter foco e cuidar do físico!!

Marcelo, melhor jogador em campo, perfeito na marcação e no ataque... jogo um pouco duro q rendeu faltas e um cartão... mas melhor em campo!!

Volantes foram bem, com destaque para o Sandro... gostei muito dele.

Zagueiros foram bem, T. Silva premiado com um gol!!

Danilo foi muito tímido, achei o ponto fraco do time, e de certa forma falhou no gol dos EUA!!

Prefiro o 4-3-3, mas talvez o futebol brasileiro não é tão compatível com esse esquema. Acho q poderia ser testado um 4-2-2-2 ou um 4-1-2-1-2, ou talves um esquema sem centro-avante com Neymar, lucas e Hulk. Não pra ficar fazendo testes e a seleção enfim começõu a jogar bem!!
O q acha das minhas considerações??

Abraço

Re:Seleção q começa a dar gosto de ver!!

Victor Lamha de Oliveira | 01/06/2012

Fala Danilão! Beleza garoto? Obrigado pelo elogio! Excelente é ter você aqui no Painel! Cara, concordo com quase tudo que escreveu. Também voltei a ter orgulho de ver o Brasil jogando e Oscar brilhou novamente! Agora o Ganso vai ter que suar a camisa para tirar a 10 do garoto! Sobre o Damião, acho que o sinal já está vermelho. Jogar ao lado de Oscar e Neymar se movimentando e não criar nada, foi uma grande decepção. Sobre o Hulk, não acho que deva ser crucificado, mas é bol salientar sempre que seu futebol não está a altura da amarelinha! Já o Marcelo joga muito, jogou muito, mas achei o Oscar o melhor em campo (pelo fato de ter ditado o ritmo de todo o time, o que melhorou a atuação ofensiva do próprio Marcelo). O que falta ao excelente meia/lateral é ter a cabeça no lugar e ser menos agressivo nos momentos turbulentos do jogo. Mas foi um destaque e ainda nos dará muitas alegrias com a camisa da Seleção. Também tenho que concordar que o Danilo foi uma decepção! Sobre o esquema tático do time de Mano, se perceber bem, o 4-2-3-1 dele tem uma faceta de 4-2-2-2. Neymar auxilia Oscar na criação e Hulk auxilia Damião no ataque. Assim, usando uma expressão cunhada por André Rocha, por vezes o 4-2-3-1 "entorta" e se transforma num 4-2-2-2. Eu acho que um time que treina pouco, como a Seleção, deve jogar como uma referência. O problema está sendo a carência de um grande camisa 9, porque um camisa 10 já arrumamos! Suas considerações estão excelentes! Entende muito de futebol! Um abraço

Bela atuação

Maurício | 31/05/2012

Fala Victor, tudo bem?
Concordo com a sua análise, achei muito boa. Brasil de novo jogou muito bem, teve o destaque novamente do menino Oscar, e a baixa foi de Damião, que não jogou bem, sempre achei ele um jogador pra ser titular de uma seleção, mas não podemos crucifica-lo!
Pato voltou a seleção com gol, vamos ver a sua continuidade, torcer por não ter mais lesões.
Hulk não foi bem, lembro que vc disse que não achava o Hulk jogador de seleção.. hehehehe
Outro que destaco é o goleiro Rafael foi muito bem, lembra muito o goleiro Holandes da Roma Stekelenburg até pela sua forma física! Mas o destaque novamente mesmo foi Oscar, joga de mais esse garoto!
Abraço ..

Re:Bela atuação

Victor Lamha de Oliveira | 01/06/2012

Fala gaúcho!!! Tudo bom? Valeu pelo elogio irmão! É sempre um prazer recebê-lo aqui no Painel! Menino Oscar dando show né? E concordo sobre o Damião...esteve muito apagado. Mas, pelas opções atuais, é o titular da 9 e devemos dar crédito para o menino, outro excelente jogador! Sobre o Hulk...rsrsrsrsrsrsr! Eu te avise né? Não é jogador de amarelinha. Bem lembrado sobre o Rafael, fui injusto com ele! Mostrou muita segurança e lembra o Stekelenburg mesmo. Ele tem um estilo de goleiro europeu. No mais, é bom ver o futebol do Brasil evoluindo. Abraço!!!!

Novo comentário