BREVE RESENHA TÁTICA DOS CARIOCAS NA LIBERTADORES

18/05/2012 18:49

 

Na quarta-feira, Vasco e Corinthians duelaram pela primeira partida das quartas de final da Libertadores, em São Januário. Num jogo caracterizado por dois fortes esquemas de marcação, me chamou atenção a postura tática do time do Corinthians. Aparentemente não tivemos nenhuma mudança abrupta em termos táticos. Cristovão veio no seu 4-3-3/4-2-3-1, que nessa partida foi mais 4-2-3-1 do que 4-3-3, pelo apelo defensivo demonstrado pelas duas equipes. O timão também veio de 4-2-3-1, mas com uma variação interessante para o 4-4-2 em duas linhas de quatro. Jorge Henrique virou praticamente um segundo lateral pela direita, bem aberto e acompanhando Feltri. Como pelo lado esquerdo, Emerson não tinha a mesma efetividade na marcação, foi por ali que o Vasco tentou surpreender, com Fágner e Éder Luís. Juninho foi bem cercado e não conseguiu distribuir o jogo vascaíno. O resultado pode parecer melhor para o Corinthians, mas creio que a disputa está totalmente aberta. Esse foi o desenho tático da partida: Vasco no seu 4-3-3/4-2-3-1 e o Corinthians no seu híbrido 4-2-3-1 sem centroavante que se transformava em verdadeiro 4-4-2 em duas linhas de quatro quando o time perdia o domínio da bola.

 

 

Já o Fluminense ficou em situação bem pior do que a do Vasco. Perdeu de 1 a 0 para o Boca Juniors na Bombonera, resultado que ficou magro graças a atuação magistral de Diego Cavalieri. Logicamente que a expulsão de Carlinhos, ainda no primeiro tempo, dificulta qualquer análise tática sobre o duelo. Diante da expulsão, dos desfalques de Deco, Nem e Fred, e da pressão do adversário, os jogadores se mostraram guerreiros e conseguiram um resultado possível de reverter no Engenhão. Mas isso não exime Abel Braga de seus erros. O primeiro, e mais latente, foi escalar Wagner e deixar Lanzini no banco. O ex-jogador do Cruzeiro não apresentou nada desde que chegou ao Flu. O ideal seria ter colocado Lanzini pela direita e centralizado Neves, evitando o isolamento de Rafael Moura no ataque. O He-Man não tem a mesma técnica de Fred para jogar isolado, não conseguindo reter a bola no ataque. O segundo erro de Abelão foi manter Wagner e retirar Sóbis após a expulsão de Carlinhos. Deixar um jogador inoperante e retirar um guerreiro em campo foi algo inexplicável. O Boca é favorito, mas ainda acredito numa reação tricolor. Esse foi o desenho tático da partida, o mesmo dos dois duelos anteriores: 4-2-3-1 tricolor x 4-3-1-2 xeneize.

 

 

Para quem gosta de futebol, tática, e de uma boa leitura, vale a pena ler esse belíssimo texto de Luís Fernando Veríssimo:

 

 

Gols de cocoruto

 

“O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema – e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro-negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até à troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura da sua reputação de vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.”

 

(Luís Fernando Veríssimo, O Estado de S. Paulo)

.

 

Gostaram? Painel Tático também é cultura! Abraço! Aguardo os comentários!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BREVE RESENHA TÁTICA DOS CARIOCAS NA LIBERTADORES

Fluminense Ganha

Glauber | 23/05/2012

cara e certo a vitoria do flu so colocar o wagner armando e nao preso na ponta como nos jogos que atuou e deixalo perto do thiago centraliza sobis e moura com o apoio dos laterais vai ser pressao do flu o jogo todo e o boca com aquela saga de vovo nao aguenta

Re:Fluminense Ganha

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Olá Glauber, tudo bom? Wagner armando é bem melhor mesmo, mas o Abelão quer jogar com ele aberto no 4-2-3-1. Também gostaria de ver o Sóbis como atacante enquanto o Nem não volta. Abraço e volte sempre!

Re:Vasco

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Fala professor, tudo bom? Concordo com você, o Cristovao tem sido muito cauteloso. Creio que sua capacidade como técnico não coaduna com a tradição e com as necessidades do Vasco! Some não! Abraço!!!

Libertadores

Maurício | 19/05/2012

Acho que a vida do seu Flu está um pouco mais difícil que o Vasco concorda?
Mas acho que passam Flu e Corinthians para as próxima fase!
E o que vc me diz dessa escalação do Tite, com o Alex fazendo falso 9?
Abraço!!

Re:Libertadores

Victor Lamha de Oliveira | 19/05/2012

Faaaaala gaúcho!!! Tudo bom? Eu concordo com você! Acho que o Flu tem 40% de chance de classificação contra 60% do Boca. Já entre Vasco e Corinthians está dividido, com 50% para cada lado! Não gostei do Alex como falso 9! Não pela decisão tática, mas pela escolha de Alex para executar a função. Pelo propósito tático e estratégico de Tite, a opção foi interessante porque se enquadrou na necessidade de movimentação constante do setor ofensivo. Você gostou do falso nove corintiano? Abraço!

Vasco e Flor

Gabriel Vieira | 19/05/2012

Concordo com análise dos cariocas....so acho que o Fluzinho não está em situação tão dificil, só não pode tomar gol, pq aí sim ficará dificíl. O confronto do Vasco está aberto também mas com uma leve vantagem do Corinthias. Vamos ver semana que vem o que vai dar...Saudações cruzmaltinas

Re:Vasco e Flor

Victor Lamha de Oliveira | 19/05/2012

Grande Bill!!! Até que enfim veio comentar aqui no Painel Tático né...só fica cornetando o Fluminense no Facebook...rsrsrsrs! Eu acho que o Flu está em situação difícil sim, bem difícil por sinal! Entre Vasco e Corinthians, como disse, está tudo indefinido! Creio que teremos dois jogos excelentes na semana que vem! Abraço!

aposto no vasco e no flu!!!

ALCIDES VARGAS | 19/05/2012

oi victor! belo site! eu ainda aposto no vasco (1x1 em sp) e no flu (3x1 no rio). achei q o cristovao e o abelao decepcionaram! boa publicaçao! abçss

Re:aposto no vasco e no flu!!!

Victor Lamha de Oliveira | 19/05/2012

Olá Alcides, tudo bem? Seja bem vindo ao Painel Tático! O Cristovão não foi inovador, mas decepcionar mesmo foi o Abelão. Escalou mal e insistiu no erro, insistindo com Wagner e não solucionando o isolamento de Rafael Moura! Abraço!

Novo comentário