Champions League: Barcelona 3 x 1 Milan

04/04/2012 12:40

Champions League: Barcelona 3 x 1 Milan

 

 

No jogo da semana passada, em Milão, Pep Guardiola postou o Barcelona, teoricamente, num simples 4-2-2-2. Digo teoricamente porque esse time do Barça joga de acordo com a circunstância da partida, água que bebeu na fonte do “Futebol Total” de Rinus Michels e da Laranja Mecânica de 74. Praticamente todos atacam e todos marcam, sem exceções ou privilégios. Já o técnico Allegri veio no velho esquema milanês, aquele já conhecido 4-3-1-2. Esse foi o desenho tático do jogo de quarta passada:

 

 

 

 

Como jogava em casa, o comandante do Milan liberou um pouco mais Seedorf, formando um 4-3-1-2 torto que certas horas tinha cara de 4-2-2-2. Do lado catalão, mais uma vez Guardiola demonstrou porque é o melhor treinador em atividade do planeta, sendo tão genial quanto Lionel Messi. Quando tinha o domínio da pelota, o Barcelona jogava praticamente num ofensivo 3-1-2-4. Parece absurdo, mas é verdade. Keita que entrou para fechar o meio com Busquets virava ponta esquerda quando o Barça tinha o domínio da bola. Daniel Alves virava ponta direita e o time espanhol atacava praticamente com seis jogadores, formando uma linha de três zagueiros guarnecida por Busquets. Esse era o esquema de Pep com a bola nos pés:

 

 

 

A intenção era levar o Milan para o campo de defesa, para assim cansar a experiente equipe italiana com seu enfadonho jogo de toque de bola no campo adversário. Isso fez o Barça ter vantagem na retomada da posse, dificultando muito o jogo do Milan. Guardiola conseguiu o que queria, afinal levou um belo empate sem gols para o Camp Nou.

No jogo de ontem, que decidiu a parada a favor do Barça, Guardiola veio com outra escalação e com outro esquema tático. Saiu Keita e entrou Cesc Fábregas, sendo a equipe postada num 4-4-2 losango. Com isso Messi ficou liberado para partir em velocidade e desmontar a equipe de Allegri com suas devastadoras arrancadas, pouco se preocupando com a armação das jogadas. O time italiano veio fechadinho no seu 4-3-1-2, dessa vez com Seedorf mais preso na marcação. Esse foi o desenho tático da partida:

 

 

 

Mas o Barcelona, como citado, não se prende aos desenhos táticos. Enquanto o Milan guerreava de forma estática no seu óbvio 4-3-1-2, o time catalão novamente trouxe a campo um esquema especial para seus momentos de posse ofensiva da bola. Desta vez o Barcelona atacou desta forma:

 

Puyol ficou mais preso atrás, com Mascherano e Piqué. Busquets ficou com o balanço defensivo. Xavi e Iniesta viravam verdadeiros meias de criação. Dani Alves abria pela direita e Cuenca pela esquerda. Fàbregas virava atacante e Messi flutuava com liberdade por todas as partes do campo. De forma diferente, mas novamente o Barça veio com o propósito de agredir o adversário atacando com seis atletas.

Tirando a questão da arbitragem, que prejudicou muito o Milan, mereceu a vitória o Barcelona. Palmas para a imensa inteligência tática de Guardiola. Muitos acham que o time espanhol é somente toque de bola. Estão enganados. O Barcelona é um time incisivo, letal e extremamente agressivo quando o assunto é atacar. Além de trocar muitos passes, é mortal com seus ataques eivados de velocidade e precisão. Comentem!!!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: Champions League: Barcelona 3 x 1 Milan

sem comentários

david pereira | 05/04/2012

b.tarde victor! olha falar de barcelona é algo muito difícil,é um clube onde tudo pode e tudo acontece como fazer uma definição onde todos, há começar pelo treinador que não os prende muito com esquemas táticos.vejo então 11 jogadores com um simples desejo de jogar futebol, fazendo o que de melhor eles sabem. ai vc já sabe o que acontece com seus funcionários quando estão satisfeitos com o ambiente de trabalho mas o barça tem uma pedreira pela frente e como todo império que se preze o barça tambêm tem suas fraquezas e uma delas pode ser o cansaço de alguns jogadores más vamos esperar para ver, nada como um dia após o outro certo.e por aqui á vexatória derrota do flamengo,um time sem padrão de jogo e com uma grande vontade de perder não é possivel que o joél um treinador com um profundo conhecimento no futebol recue tanto seu time e olha não sou flamenguista mais o joél é cruél d+ se jogar assim sabado estará fora do mata mata e do fla como diz o canhotinha de ouro eu lhe pergunto e vc me responde se puder e se for flamengo o vitão é só isso depois dessa eu vou pro shoping rsrsrsrsrrr

Novo comentário