COLETIVO DO BRASIL: MANO ESCALA DANIEL ALVES, PAULINHO, DAVID LUIZ E RAMIRES NO TIME TITULAR

14/08/2012 16:25

 

Mano escala Dani Alves, Paulinho, David Luiz e Ramires no time titular

 

Treinador mexe em quatro posições para o duelo desta quarta-feira, contra a Suécia. Partida marca despedida do Rasunda em jogos internacionais

 

Por Márcio Iannacca Direto de Estocolmo

 

 

O técnico Mano Menezes comandou um treino tático nesta terça-feira, no Rasunda, em Estocolmo, e promoveu quatro mudanças na seleção brasileira em relação à equipe que perdeu a final das Olimpíadas, no último sábado, para o México, em Wembley. Para o amistoso desta quarta-feira, às 15h (de Brasília), contra a Suécia, o comandante vai escalar o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro David Luiz e os volantes Paulinho e Ramires.
Para a entrada dos novos titulares, Mano sacou o lateral-direito Rafael, o zagueiro Juan e o volante Sandro. Alex Sandro, que atuou no meio de campo na derrota por 2 a 0 para o México, em Londres, seguirá como titular, mas sem sua posição de origem. Marcelo, suspenso, sequer seguiu com a delegação para Estocolmo. O confronto será o último amistoso internacional disputado no Rasunda.

Com isso, o time titular realizou a atividade com a seguinte formação: Gabriel, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho, Ramires e Oscar; Neymar e Leandro Damião. Durante a atividade, Mano trabalhou as saídas de bola da defesa para o ataque. O treinador cobrou também movimentação e toques rápidos para envolver o adversário.

O time reserva atuou com a seguinte formação: Neto, Lucas, Dedé, Juan e Rafael; Sandro e Danilo; Hulk, Jonas e Alexandre Pato.

 

 

Reportagem de Márcio Iannacca publicada no globoesporte.com no dia 14/08/2012:

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/08/mano-escala-dani-alves-paulinho-david-luiz-e-ramires-no-time-titular.html

 

 

 

Escalando esses jogadores mencionados como titulares, Mano Menezes, dentro daquilo que trabalhou até agora na Seleção, provavelmente vai escalar o Brasil num 4-2-3-1 agudo pela direita, ou, como bem classifica André Rocha, um “4-2-3-1 torto”. Na verdade, Mano vai aproveitar Ramires aberto pela esquerda, na posição em que ganhou destaque mundial jogando pelo Chelsea. Como dito, esse é o provável painel tático do Brasil diante da Suécia:

 

 

Na verdade, a aplicação estratégica desse 4-2-3-1 coaduna com os preceitos do 4-4-2 em linhas. Nessa esquemática, Ramires fica aberto e mais preso pela esquerda, enquanto Oscar, pela ponta direita da linha de meio, centraliza na criação e fica mais livre para pensar o jogo e encostar-se ao ataque. Na cabeça da área, Paulinho e Rômulo devem alternar no auxílio ao ataque. Nas laterais, Daniel Alves deve ter mais liberdade do que o jovem Alex Sandro pela esquerda, mesmo com Thiago Silva guarnecendo esse setor defensivo.

Entretanto, Mano também, contrariando a lógica, pode estar pensando no 4-4-2 losango, esquema que ele “descobriu” contra a Coréia e que foi utilizado na final contra o México. Os jogadores escolhidos como titulares também se encaixam muito bem no aludido esquema, podendo ser outra boa opção tática para o Brasil. Esse seria o painel tático da Seleção no 4-4-2 losango:

 

 

O bom desse desenho é a proteção mais consistente da defesa e a liberdade tática conferida a Oscar, que desta forma joga como um enganche livre para chegar ao ataque, por vezes se tornando um terceiro atacante. Entretanto, eu prefiro o 4-2-3-1 agudo pela direita. Esse jogo é a chance de Mano montar uma equipe ofensiva e vitoriosa. Montar uma Seleção com uma cara nova, baseada na movimentação e ofensividade, pode ser a salvação do cargo do treinador. O que vocês preferem? O 4-2-3-1 ou o 4-4-2? Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: COLETIVO DO BRASIL: MANO ESCALA DANIEL ALVES, PAULINHO, DAVID LUIZ E RAMIRES NO TIME TITULAR

4-2-3-1 com variações

André Rocha | 15/08/2012

Fala, Victor! Cara, dá para armar o 4-2-3-1 "torto" e testar variações. O losango, as duas linhas de quatro com Oscar pela direita, Ramires à esquerda e Neymar mais à frente. Ou no próprio 4-2-3-1 e Neymar centralizado. É um quarteto ofensivo que pode ganhar com a chegada do Paulinho e dos laterais, alternadamente. Abração e estou sempre de olho no blog.

4-2-3-1 , Torto

Maurício | 15/08/2012

Fala Victor! Tudo certo?!

Amanhã veremos a tão "esperada" volta de Ramires e a estréia de Paulinho na Seleção!

Bom gostei dos dois esquemas postados, mas me agradei mais do primeiro, só trocaria o Ramires para a meia direita, Oscar centralizado e Neymar na esquerda!

Mas esse time ae já deu outra cara para seleção, com Daniel e David na defesa, só acho que a um goleiro, Gabriel é muito novo, confesso que eu ainda não sei quem será nosso goleiro na Copa heim!

E o Ibraimovic será que joga amanhã?" Vi falarem que ele tinha sentido uma lesão no ultimo final de semana!! Mas tomara que jogue, será um jogador especial a mais para o jogo de amanhã !

Abraço

4-2-2-2

Sidney Santos | 14/08/2012

Eu sou adepto do famoso "quadrado". Colocaria meu time assim:

Gabriel
Daniel David Tiago Alexandro



Paulinho Rômulo



Lucas Oscar




Damião Neymar

4-2-3-1

joao carlos | 14/08/2012

acho que nesse esquema o brasil tem mais poder ofensivo. So q o paulinho tem que ficar mais preso pq alves sobe mto e oscar nao marca bem!

Novo comentário