DUQUE DE CAXIAS 2 x 1 TUPI: HORA DE SURIAN DESMONTAR O LOSANGO

02/09/2012 01:59

 

Após o problema com Alex na semana passada, no jogo anterior ao de hoje, Surian apostou no 4-4-2 losango e a escalação de Henrique na lateral direita. Como contado aqui no Painel Tático, o treinador abandonou o 4-2-3-1 e continuou apostando no uso de Fabrício Soares mais preso como “falso lateral”. O Tupi iniciou o duelo passado contra a Chapecoense postado num 4-3-1-2.

O treinador Carijó apostou, jogando em casa, no equilíbrio defensivo. O objetivo era liberar Salino e Hugo pelo meio e Henrique pela lateral. Entretanto, com o passar do tempo e o destaque de Henrique no ataque, o treinador Carijó deslocou Assis para a lateral e o Tupi passou a jogar num ofensivo 4-3-3. Hoje, contra o Duque de Caxias na Baixada Fluminense, Surian decidiu repetir o 4-3-1-2:

 

OBS: Com relação ao posicionamento, fui informado pelo nosso grande Dudu Khaeler que a cobertura de Henrique só começou ser efetuada após 30 minutos de partida. Outro erro desenhado no painel acima é o posicionamento de Allan, que na verdade jogou mais aberto pela esquerda (com Ade centralizado). Henrique foi quase um ponta direita. No segundo tempo a equipe voltou postada já no 4-2-3-1, com Fabinho pela esquerda, Cassiano pela direita e Ade centralizado.

 

 

O comandante do Galo manteve o mesmo desenho tático e a mesma estratégia de combate. Na lateral esquerda, Fabrício mais preso à marcação. Na direita, Henrique com liberdade para atacar e encostar-se ao ataque. No meio, uma trinca de volantes buscando o equilíbrio no setor defensivo. George ficou guarnecendo a entrada da zaga, Assis ficou atento na cobertura dos avanços de Henrique e Bruno tinha certa liberdade para subir ao ataque pela esquerda com a manutenção de Soares, praticamente um terceiro zagueiro.

O primeiro problema do losango de Surian foi a ausência, muito sentida, de Léo Salino. O jogador estava ditando a dinâmica do meio campo do Tupi, que sentiu sua falta, praticando um jogo moroso e sem volume ofensivo. Outro problema foi a má fase que dois jogadores históricos do clube estão passando. Admiro muito Ademilson e Allan, são dois guerreiros Carijós, mas Cassiano e Fabinho estão melhores e merecem a vaga no time titular. Infelizmente futebol é resultado. O Tupi está na degola e necessita vencer. Não é hora de reconhecimento ou homenagens. Agora é hora dos melhores entrarem para que o Galo conquiste sua permanência na Série C. Tenho certeza que Ade e nosso taxista ainda vão ser importantes nessa jornada. Entretanto, é muito injusto não privilegiar os que estão melhores no momento. Allan, aliás, jogou bem a partida e parece estar voltando ao melhor de sua forma. Ademilson também é ídolo e pode renascer a qualquer momento. Mas, no próximo jogo, eu mudaria os nomes do ataque. A oportunidade é válida.

Como já disse aqui várias vezes, tenho gostado do trabalho que Felipe Surian, Alex Nascif e toda comissão técnica do Tupi vem realizando no plano tático. Creio que jogando fora de casa, e no campo diminuto, não foi uma má idéia repetir o desenho que logrou êxito em Juiz de Fora. Porém, faltou trabalhar a bola com mais tranqüilidade e qualidade. O que me deixa orgulhoso é a garra que essa equipe joga. Nossos torcedores que foram acompanhar o time no Rio, outros guerreiros que levam nossa bandeira pelo Brasil, aplaudiram os atletas na saída de campo. Nada mais justo.

A equipe lutou muito. Surian tem buscado um padrão tático, mas tem sofrido com lesões e suspensões. Com essa derrota, o treinador terá que desmanchar o seu losango e voltar com o 4-2-3-1, ou mesmo postar o Tupi num típico 4-3-3. Como disse Bruno Ribeiro no final da transmissão da Rádio Globo, essa sequência de dois jogos em Juiz de Fora, contra Macaé e Madureira, é fundamental.

Nossa defesa é incontestável. Rodrigo, Ladeira e Silvio representam a segurança do time. Fabrício Soares, mais preso, aumenta o poder defensivo da equipe. Também é sabido que nosso flanco apto ao ataque é o direito. É hora de voltar ao 4-2-3-1 com Fabinho pela esquerda, Henrique pela direita e Cassiano de centroavante. Com Alex voltando para a lateral e Salino voltando ao meio, o Galo vai com força máxima contra o Macaé. Esse grupo é guerreiro e não desiste diante do perigo. Essa é a minha sugestão de escalação para o Galo:

 

 

Ivan Costa, no final da transmissão da Rádio Globo, citou ensinamento histórico do inesquecível Geraldo Magela. É com as palavras do mestre que encerrarei esse post: “Não adianta ter transpiração se não tem inspiração”. Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: DUQUE DE CAXIAS 2 x 1 TUPI: HORA DE SURIAN DESMONTAR O LOSANGO

DUQUE DE CAXIAS 2 X 1 tupi

Lucas de oliveira | 02/09/2012



O Tupi partiu para disputar mais uma partida em xerém contra o duque de caxias,e junto com ele tive o prazer de ir ao meu primeiro jogo fora acompanhando o tupi,parti com enorme felicidade rumo a xerém,dia ótimo,tarde maravilhosa,torcida legal,diga-se de passagen a deles tambem,tudo indicava que seria uma ótima partida,mas oque vamos ler no texto abaixo indica ao contrário.
O tupi entrou em campo com 1 desfalque importante o volante léo salino,que cumpria suspenssão pelo 3° cartão amarelo,e com isso o treinador escalou Bruno em seu lugar,junto com isso entrou em campo com Henrrique machucado,time escalado e time em campo,ao começar a partida nos primeiros 5 minutos o time do tupi paritu para cima do time adverssário,nos dando a impressão que sairiamos de la com a vitória,mas passado esses 5 minutos,começavos ver falhas e atuações ruins de jogadores que vinham rendendo muito bem no time,o zagueiro Silvio não estava em um bom dia,errando o tempo de bola em quase todas as jogadas,e recebendo várias bolas nas costas,observando isso Felipe surian inverteu o zagueiro de posição com seu outro companheiro,para tentar amenizar o problema,mas não adiantou o zagueiro carijó continuou colecionando falhas e péssimo desempenho no jogo de ontem,causando espanto aos companheiros torcedores que ali presente estavam,pois não estavamos acostumados a ver uma partida tão ruim do zagueiro.
Na lateral direita o jogador Henrrique que entrou machucado em campo não rendeu o esperado no jogo,apoiou algumas vezes e foi muito mal nas jogadas defensivas,causando assim a sua substituição no intervalo da partida,Já Bruno que substituiu Léo salino foi outro jogador que não demosntrou nada e nem o por que foi escalado,esperanças então depositadas no nosso outro meia Hugo,que tinha a responssabilidade de criar as jogadas ofensivas do galo carijó,mas tambem foi outro jogador não rendeu 1/3 do esperado,com isso ficou dificil para o time jogar,Allan aberto pela esquerda teve marcação dura,e nosso centroavante isolado no ataque pouco fez,não por culpa dele,mas por falta de criação do time,com isso apresentado até agora termina o primeiro tempo.
O segundo tempo foi totalmente o oposto do primeiro apesar do placar,o time voltou a campo precisonando a equipe do duque de caxias,que pela direita criou várias chances com o jogador Fabinho que entou no intervalo,mas ainda continuava dificil pois so timha o centroavante Ademilsom isolado na frente no meio de zagueiros altos,vendo que a equipe continuava encontrando dificuldades com isso,Felipe surian colocou em campo o jogador cassiano para tentar amenizar esse problema,com isso ja poderiamos contar com 3 atacantes,e acreditariamos que isso ia ajudar,mas não foi isso que aconteceu,pois com 3 atacantes o time não teve chutes a gol,um velho problema do time,que com ótimos finalizadores e um campo reduzido,não soube levar proveito disso,e que é um fundamento que o treinador deve cobrar mais de seus comandados.
Já nossos 2 atacanes iniciais,fez uma boa partida táticamente para o time apesar da derrota,Allan tentou jogadas que colocase o time a frente,e marcou muito pela lateral direita os jogadores que ali estavam jogando,e Ademilsom correu muito,jogou bem,e evitou oque seria o 3° gol da equipe adverssária,mas infelismente não adianta alguns jogadores do time jogar bem,se não existir finalzações ao gol adverssário,pois no momento em que estamos,a vitória é fundamental para escapar do rebaixamento,pois é isso que estamos lutando nessa série C.

Novo comentário