ENQUETE CARIJÓ: QUAL SERIA O MELHOR ESQUEMA TÁTICO PARA O DUELO CONTRA O ATLÉTICO?

13/04/2012 18:55

É notório que o excelente trabalho de Moacir Júnior, no comando do Tupi, é marcado por diversidade e inteligência tática. Desde que retornou ao futebol juizforano, foram 8 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, o que confere ao trabalho de Moacir um aproveitamento de 66,66%. Além disso, foram 14 gols marcados e apenas 9 gols sofridos, o que confere ao Tupi um saldo positivo de 5 tentos.

No plano tático, Moacir já usou 6 esquemas nos 8 jogos que disputou: 4-2-2-2, 4-4-2 losango, 4-4-2 duas linhas de quatro, 4-2-3-1, 3-5-2 e por último o 4-5-1. É válido conferir os desenhos táticos usados pelo treinador Carijó até agora. Vamos juntos nessa viajem tática pelo tempo:

 

  1. CRUZEIRO 3 x 0 TUPI

 

Em sua estreia, contra a Raposa, o Tupi até jogou bem, mas foi altamente prejudicado pela arbitragem. Na oportunidade, e sem tempo para inventar, Moacir optou pelo ortodoxo 4-2-2-2, improvisando Henrique pela lateral esquerda. Achei correta a escolha do treinador, afinal ele acabava de pegar o bonde andando e totalmente desgovernado.

 

 

        2) TUPI 2 x 1 UBERABA

 

 

Na oportunidade o Carijó entrou novamente no 4-2-2-2 e com Henrique improvisado na lateral esquerda. Salino novamente foi escalado como meia de criação pela direita, sendo Allan o responsável pela movimentação do ataque. No segundo tempo veio a primeira variação tática da nova era Moacir: um 4-4-2 losango com Allan de enganche:

 

 

 

  1. TUPI 3 x 0 BOA ESPORTE

 

 

Essa com certeza foi uma das melhores apresentações do Tupi no campeonato. Na oportunidade Moacir postou o Carijó num ofensivo, movimentado e moderno 4-2-3-1, vencendo com autoridade e empurrando o Galo ladeira acima na tabela do campeonato.

 

 

         4) AMÉRICA TO 1 x 3 TUPI

 

 

Outra grande apresentação do Tupi, vencendo de forma inquestionável o América fora de casa. Inicialmente Júnior trouxe o alvinegro a campo postado num 4-4-2 losango, com George mais preso e Paulinho chegando um pouco mais a frente para formar o losango. Na segunda etapa, e pela circunstância da partida, de forma inteligente colocou o time para jogar em duas linhas de quatro, compactando os espaços e ficando de vez com as rédeas da partida:

 

 

 

       5) TUPI 0 x 0 VILLA NOVA

 

 

 

Contra a retranca do Villa, e por estar jogando em casa, Moacir novamente se valeu do 4-2-3-1 que havia destruído o Boa Esporte. Dessa vez o hodierno esquema ficou enlatado no 3-6-1 do Leão, tendo o Tupi um pequeno volume de jogo ofensivo. Felizmente o empate, na circunstância, não foi tão ruim para o Carijó.

 

 

           6) TUPI 3 x 1 GUARANI

 

 

 

Neste duelo o comandante Carijó iniciou com o Tupi novamente no 4-4-2 losango e Allan de enganche, cada vez mais um meio campista nas mãos de Moacir. Com o breve domínio do Guarani, o treinador colocou o Tupi num vigoroso 3-5-2, já testado no finalzinho do jogo contra o América em Teófilo Otoni. Deu certo e o Galo passou por cima, com George jogando muito de terceiro zagueiro, Allan no meio e Michel Cury Neto no ataque:

 

 

 

             7) AMÉRICA 1 x 2 TUPI

 

 

 

Contra uma equipe mais forte, e por estar jogando fora de casa, optou Moacir, inteligentemente, por um compacto 4-5-1, montado para o aproveitamento do contra golpe. Desta forma o Tupi ganhou e começou a sacramentar sua inimaginável classificação.

 

 

               8) DEMOCRATA 2 x 1 TUPI

 

 

 

Contra o frágil e desesperado Democrata, o primeiro equívoco tático de Moacir. Na oportunidade, o treinador optou por repetir o 4-5-1 que havia logrado êxito contra o Coelho em Sete Lagoas. O esquema retraiu a equipe, sendo que esta já estava lenta pela postura apática dos atletas em campo. Mas tanto Moacir, quanto os atletas, tinham crédito com a torcida, afinal o resultando nem foi catastrófico para a classificação.

 

 

E contra o Atlético? O time de Cuca está invicto e possuí um aproveitamento absurdo de 93,3%, sendo, com certeza, a melhor equipe do campeonato até aqui. Agora é com vocês: QUAL ESQUEMA MOACIR DEVE ADOTAR NO DUELO DOS GALOS???  Aguardo sua opinião!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: ENQUETE CARIJÓ: QUAL SERIA O MELHOR ESQUEMA TÁTICO PARA O DUELO CONTRA O ATLÉTICO?

Esquema

Cloves | 16/04/2012

A diferença do padrao tatico do tupi e a movimentação e a flexibilidade dos jogadores. O George , Jailton fazem o terceiro zagueiro em varias variaçoes, aliado ao Salino que faz a cobertura da lateral criando um desafogo ao Flavio que ganha liberdade para atacar. No meio e ataque, Allan, Henrique e o Cury movimentam pelos flancos com liberdade para flutuar excetuando o Allan que volta pegando os laterais, o que e certo e que o Ademilson esta sempre no comando da ataque. Parece confuso mais nao é, o time tem sempre o mesmo padrao adaptado a necessidade dos laterias e a qualidade dos volantes adversarios.

4 3 1 2

TALES CARIJÓ | 14/04/2012

como o cury nao joga, colocaria esse esquema com alan na criaçao e ade e jefferson na frente. esquema mais reservado e seguro. o q acha?

Contra o CAM..

Marco Lima | 14/04/2012

..eu escolheria o 3-5-2, levando-se em conta a velocidade dos atacantes atleticanos e as improvisações que serão feitas por Cuca no meio campo do seu time. Moacir deverá escalar Fabricio Soares, experiente, na esquerda, para quebrar a correria adversária e colocar um atacante para não deixar Ademilson muito isolado na frente.A formação evita o recuo excessivo da equipe como no segundo tempo diante do América, em Sete Lagoas.

Novo comentário