ESPANHA x PORTUGAL: FÚRIA CHEGA PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA A UMA GRANDE FINAL

27/06/2012 20:20

 

A Seleção de Portugal, grande surpresa da Eurocopa, despediu-se do torneio de cabeça erguida, afinal a participação da equipe no maior torneio de seleções do futebol europeu foi marcada por um belíssimo desempenho, sendo que este surpreendeu a todos. No plano tático, não tivemos nenhuma novidade. A Espanha veio postada no costumeiro 4-2-3-1, apostando numa referência de área com a entrada de Negredo no lugar de Fábregas. Já Portugal veio no seu 4-3-3 polivalente, com Moutinho e Meireles marcando e saindo para o jogo. Esse foi o desenho tático do duelo:

 

 

A tática e a estratégia portuguesa encaixou o jogo espanhol, demonstrando uma grande evolução do time de Paulo Bento, principalmente o que tange ao padrão tático. Sabedor do jogo espanhol, o treinador português adiantou a marcação de sua equipe, dificultando o toque de bola rotineiro do time de Del Bosque.

Assim, a Espanha até rodou a bola, mas não no meio de campo. Como Portugal obliterou a troca de passes na intermediária, fruto do adiantamento da marcação, o time de Del Bosque teve que se contentar em rodar a bola no campo de defesa. A primeira finalização com mais perigo da Espanha foi somente aos 25 minutos do primeiro tempo. O interessante é que essa jogada nasceu de um bicão que Negredo dominou e tocou para Iniesta, algo um pouco inédito nessa seleção espanhola.

O time de CR7, inteligentemente, buscou o jogo pelas pontas. Meireles e Moutinho marcavam e saiam para o jogo, sempre buscando as beiradas com Ronaldo e Nani. Mas, infelizmente, e por questões físicas, Portugal só conseguiu jogar dessa forma até mais ou menos 20 minutos da segunda etapa. Daí em diante, contando a prorrogação, a Espanha voltou a impor seu coletivismo e tomou as rédeas da partida.

No início do segundo tempo, Del Bosque tirou Negredo e Silva, colocando Fábregas e Navas. As mudanças melhoraram o toque de bola da equipe, assim como aumentou o volume de jogo ofensivo, empurrando o time português para seu campo de defesa. A estratégia de Paulo Bento de “jogar atrás do jogo espanhol” foi perfeita, porém muito exaustiva, afinal o time vermelho roda muito a bola, cansando o adversário que se propõe marcar de forma intensa.

Fica de bom para os portugueses a formação de uma grande equipe, outra que chegará forte no Mundial de 2014, tão esperado por nós. Já a Espanha pode colocar de vez o nome dessa geração de ouro na história do futebol. Não podemos esquecer que essa é a terceira grande final da equipe em apenas quatro anos, sendo que nas duas últimas o time conquistou a Euro2008 e a Copa de 2010.

Parece que a tão esperada final entre Alemanha e Espanha irá se concretizar. Para isso, basta à Itália de Pirlo não aprontar nenhuma surpresa no jogo de amanhã. Seria bom para o mundo do futebol ver as duas melhores seleções do mundo, na atualidade, decidirem a Eurocopa deste ano. Abraço!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ESPANHA x PORTUGAL: FÚRIA CHEGA PELA TERCEIRA VEZ CONSECUTIVA A UMA GRANDE FINAL

Deu a lógica

Maurício | 28/06/2012

Fala Victor..

Como me perguntou la no face, não gostei muito do jogo não Victor, jogo muito morno. mas em sí foi interessante, pois gostei do plano de jogo de Portugal onde ao time marcou muito bem os Espanhóis e saiam jogado pelas buscando Nani e Cr7 para jogar no Hugo Almeida.

Acho que Del Bosque errou em começar com o Negredo no time, pegou todos de surpresa mas não deu certo!

Acho que nos 90 minutos Portugal teve mais chance de gol, com Cr7 e Almeida, mas na prorrogação a Fúria foi superior até pelo fato do cansaço de Portugal.

Acho que o Moutinho ficou devendo um pouco no jogo, ele fez bem o papel da marcação, mas saiu pouco para o jogo, quem saiu mais foi o Meireles,mas prefiro o Moutinho mias a frente!

Concordo com vc, Portugal vem forte pra 2014, tem bons jogadores novos como Nelson Oliveira que tem muito a evoluir e pode ser o atacante na Copa, vermos!

Abraço.

Re:Deu a lógica

Victor Lamha de Oliveira | 01/07/2012

Grande Maurício, tudo bom? Achou o jogo morno? Será que é por que tá muito frio no Sul??? Rs! Eu achei a partida bem dinâmica e, como você disse, interessante no aspecto tático. É muito interessante esse 4-3-3 polivalente do time portugues. Também não gostei da escalaçao do Negredo, seria minha última opção. Sobre o Moutinho, ele não jogou tão bem porque foi sacrificado na marcação. Tudo para compor a esquemática do 4-3-3 da equipe. Abraço!

portugal merecia mais

Silas | 28/06/2012

Fala Victor, blz? Cara, acho que Portugal mereceu mais por ter jogado melhor. Pelo que vc escreveu, entendi que achou o jogo equilibrado, correto? Eu nao achei, pois Portugal jogou melhor os dois tempos, lutando muito no extra time. Pena que nao deu. Bom post. abçs

Re:portugal merecia mais

Victor Lamha de Oliveira | 01/07/2012

Fala Silas, tudo bom? Bem vindo ao Painel Tático! Eu achei o jogo equilibrado pelo fato de Portugal ter jogado melhor até mais ou menos vinte minutos do segundo tempo. Daí para frente, até o final da prorrogação, só deu Espanha, o que equilibrou o tempo de domínio durante a partida. Lutar nem sempre significa jogar melhor! Também acho que Portugal mereceu, assim como a Espanha também mereceu a classificação. Abraço!

E deu Espanha!!

Danilo Costa | 28/06/2012

Na prorrogação a Espanha foi muito superior... mas no tempo no normal foi um jogo muito parelho, até Portugal cansar como vc mesmo disse... Hugo almeida e CR7, Desperdiçaram a chance de ganhar o jogo!! e o o goleiro do Portugal fez milagre!!
Excelente jogo, mesmo com zero a zero. Ainda acho q arbelo tem q sair do time, ramos na lateral busquets na defesa, e pedro no ataque...
Mas não sou o |Del Bosque!!
parabéns!!
Abraço

Re:E deu Espanha!!

Victor Lamha de Oliveira | 01/07/2012

Fala Danilão, tudo bom? Na prorrogação só deu Espanha. Acabou, literalmente, a pilha portuguesa! Também gostei muito da partida, bem dinâmica e com boas variações táticas. Queria Pedro no ataque também...acho que o Del Bosque pode aprontar essa para a final! Abraço!

Novo comentário