Fluminense 0 x 2 Boca Jrs : A obviedade do estático 4-2-3-1 de Abel

12/04/2012 11:24

É fato que o Fluminense não vem jogando bem. Lembro-me de duas grandes apresentações do tricolor esse ano, que foi a final da Guanabara, contra o Vasco, e o primeiro duelo contra o Boca, na Bombonera. Tirando essas duas partidas o Flu, mesmo quando venceu, não mostrou nada demais, jogando o básico de forma lenta e pragmática. Ontem, todos esperavam o time brasileiro no 4-2-3-1 e o time Hermano no seu costumeiro 4-4-2 losango. Mas não foi bem assim taticamente falando. Eis o desenho tático do confronto:

 

 

A primeira grande diferença entre as equipes foi a atuação dos treinadores. Enquanto Abel não montou nada de especial para o Boca, o treinador xeneize, astutamente, montou a tática e a estratégia de acordo com o jogo do adversário. E deu verdadeiro nó tático no previsível e equivocado Abelão. A grande sacada de Falcioni foi tirar o alimento de Fred, o que verificamos de forma flagrante durante o jogo. O Boca veio, na verdade, postado num 4-3-1-2, afinal escalou três volantes em cima dos três meias do Fluminense.

Até mesmo o meia ofensivo Chávez se preocupava com a marcação. Quando um dos volantes tricolores partiam para o ataque, ele retornava acompanhando, formando quase que outra linha de quatro na marcação. Ledesma e Erviti colaram em Wellington Nem e Thiago Neves, tirando espaço de atuação dos dois jogadores. Deco também foi muito bem marcado. O time argentino jogou compactando as linhas e destruiu quase todas as tentativas de ataque do seu adversário. Veja o que disse Falcioni sobre a questão tática da partida, em reportagem do globoesporte.com:

 

- Conseguimos segurar o ímpeto do Thiago Neves e do Wellington Nem. Isso fez com que o Fred não conseguisse ir bem. Nossos três volantes foram muito bem neutralizando o time deles. Isso nos deu tranquilidade para construir a vitória. Foi nossa melhor partida na Libertadores - afirmou o treinador, que comemorou a vaga antecipada.

 

O tricolor, como dito, não trouxe nada de novo. Está muito óbvio Abel, sendo que a derrota lhe serve de alerta. Ainda dá tempo de mudar. Ontem o time das Laranjeiras veio no seu 4-2-3-1, mas este estava torto, esquisito, cambeta. Thiago Neves, que não está jogando nada (nada mesmo), ficou plantado pela esquerda, não produzindo nada de útil na partida. O menino Nem, com seu ímpeto juvenil, vendo a falta de espaço no meio se atirou no flanco direito, criando o único motivo de preocupação para a defesa xeneize. Deco não verticalizou uma jogada, totalmente enlatado pela eficiente marcação do Boca.

A segunda grande diferença foi a atuação dos atletas em campo. Acho que Edinho, Diguinho, Thiago Neves e Fred se esqueceram do jogo, afinal foram no Engenhão somente passear. Edinho, aliás, não deveria estar nem no banco de reservas. E o Rafael Moura? Sem comentários! Faltou movimentação, inteligência e dedicação para os jogadores do Fluminense. Está na hora de mudar Abel, quero ver você mostrar serviço. O sinal de alerta foi tocado nas Laranjeiras.

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: Fluminense 0 x 2 Boca Jrs : A obviedade do estático 4-2-3-1 de Abel

FLORminenC!

HACKER | 13/04/2012

O melhor setor do time eh a zaga!!
Muito lucida!!!!

Re:FLORminenC!

Victor Lamha de Oliveira | 13/04/2012

Grande Bruno...menino botafoguense...rs! A zaga e a cabeça de área tá triste viu...viu o que o Diguinho e o Edinho jogaram? Piada! Rs! abç

Carlinhos

Guilherme Martins | 12/04/2012

Carlinhos era pra ter sido o homem do jogo - por mais incrível que pareça. Não havia marcação nele. Toda hora dava pra ver que ele tinha muito espaço pela esquerda. Mas não sabe aprofundar. O Flu tinha que ter feito umas inversões mais pro seu lado. O único que sacou a falta de marcação no lateral esquerdo tricolor foi o Deco. Carlinhos tinha que ter se projetado mais no jogo. Pedir a bola. O placar seria outro.

Re:Carlinhos

Victor Lamha de Oliveira | 13/04/2012

Grande Guilherme! Nada melhor do que a palavra de quem foi no estádio! Realmente Carlinhos teve muita liberdade, mas faltou uma coisa: inteligência! Rs! Abç

E ai vitao???

JOSE CARLOS | 12/04/2012

xiiiiiiiiiiiiii vitao...kkkkkkkkkkkkkkkkkk...q q aconteceu com seu fluminenC??? esse thiago neves ta uma piada mesmo! parabens e abraço

Re:E ai vitao???

Victor Lamha de Oliveira | 13/04/2012

Fala Zeca, blz? O Flu jogou muito mal, totalmente desmotivado e inoperante! Thiago Neves está mal...muito mal! Saudades do Marquinho! Abç

Novo comentário