INTERNACIONAL 0 x 0 FLUMINENSE: ABEL E SUA DETURPAÇÃO DO 4-2-3-1

26/04/2012 16:03

 

Empatar com o Internacional no Beira Rio, em jogo de Libertadores, jamais pode ser considerado um resultado negativo. Pelo regulamento, que privilegia o gol fora de casa, o resultado não foi dos melhores para o Flu, mas empatar é sempre melhor que perder. O que preocupa no time de Abel é o futebol pálido, insosso, inofensivo, sempre disposto no mesmo esquema e carente de qualquer variação tática. Essa foi a disposição dos atletas em campo:

 

 

As duas equipes vieram postadas no 4-2-3-1, esquema que predomina no futebol atual, de forma até cansativa. Tal desenho tático tem se tornado uma espécie de “moldura tática”, afinal invadiu e dominou o futebol nos maiores centros do planeta. Nada contra o esquema que nasceu de uma evolução tática, provavelmente ocorrida na Europa. O problema é que hoje os treinadores têm o aplicado de forma mecânica, sem entender o real propósito tático do desenho.

De acordo com o jornalista inglês Jonathan Wilson, a gênese do 4-2-3-1, provavelmente, se encontra entre as Eurocopas de 1996 e 2000. Wilson estudou a questão e concluiu que o aludido sistema tático nasceu de uma simples variação do 4-4-2 em duas linhas, sendo tal diversidade proporcionada pelo recuo de um dos atacantes, virando este um meia central e montando na equipe uma linha de três meias, guarnecida por uma dupla de volantes. Veja como se deu a mudança no aspecto tático:

 

 

No seu célebre livro que trata do tema, intitulado de “Inverting the Pyramid”, Wilson cita três equipes que influenciaram a criação do 4-2-3-1: o Manchester United da temporada 93/94, o primeiro Arsenal montado por Arsene Wenger e o Real Madrid da temporada 98/99. Perceba a semelhança do esquema dessas três equipes:

 

No Manchester, Paul Ince e Roy Keane eram os volantes, com Giggs e Kancheslskis bem abertos pelos lados. Eric Cantona recuava por trás de Mark Hughes, desmontando os sistemas defensivos dos adversários. Vale lembrar que o 4-4-2 duas linhas de quatro é o esquema base do futebol inglês. Os meias laterais são um resquício das origens do futebol britânico. Pode ter sido esse Manchester a fonte de onde emanou o 4-2-3-1.

 

 

Wilson também cita o primeiro Arsenal, montando pelo excelente Arsene Wenger. Petit e Vieira jogavam de volantes, bem centralizados, com Overmars e Parlour bem abertos. Bergkamp recuava para preparar a jogada, com Anelka enfiado entre os zagueiros.

 

 

De acordo com o jornalista britânico, os espanhóis creditam o 4-2-3-1 ao Real Madrid de John Toshack, montado no em 1999. A cabeça da área era formada por Geremi e Redondo, tendo logo na frente uma linha de três meias, com Raúl figurando como um perfeito meia-atacante. Creio que o craque espanhol, e suas atuações de gala jogando desta forma, contribuíram muito para a disseminação do esquema em questão.

 

O brilhante jornalista inglês acredita que o 4-2-3-1 nasceu de um movimento coletivo inconsciente, onde se buscava uma ocupação mais inteligente e efetiva dos espaços deixados na região central da intermediária ofensiva. A intenção precípua do esquema, além de aproveitar o jogo pelos flancos e alagar as marcações adversárias, é recuar um atacante para que este “puxe” um zagueiro, bagunçando assim a marcação dos volantes. André Cecconi definiu o surgimento e a adoção maciça do 4-2-3-1 como “um natural processo da evolução tática no futebol”.

Agora vocês vão entender o motivo dessa viajem tática. Tudo para poder criticar, com reais motivos táticos, o fraco time montado por Abel Braga. Como percebido, após a leitura sobre a gênese do 4-2-3-1, aquele jogador que atua como meia central é um atacante que recua para trazer um zagueiro consigo, aproveitando aquele espaço perto da área do inimigo. Ou seja, esse jogador tem que, além de distribuir as bolas e organizar o meio de campo, ser mais incisivo e jogar próximo do atacante, evitando seu isolamento.

Assistindo o time de Abel percebemos total deturpação desse dogma. Deco não tem característica e nem vigor físico para atuar naquela posição. Para jogar ali o atleta tem que ser, em minha opinião, mais atacante do que propriamente um meia. Como o jogo de Deco não é incisivo, e sim cadenciado, ele fica por ali distribuindo as bolas, longe da área e longe de Fred, basicamente um náufrago ilhado entre os defensores adversários.

Outro problema do tricolor é a atuação e a qualidade técnica dos volantes. Nesse esquema é necessário, para a compactação da equipe, que os cabeças de área realizem a marcação e também participem das ações ofensivas, evitando um espaçamento entre os atletas de meio campo, justamente o que está acontecendo com o Fluminense.

Edinho e Diguinho têm pouca qualidade técnica, pouco aproveitamento nos passes e uma péssima noção de posicionamento. Quando os meias ofensivos necessitam de uma aproximação para tocar e correr no espaço, se deparam com omissões ou erros grotescos de passe. Isso provoca outro isolamento da linha de três meias. A disposição tática do 4-2-3-1 somente é efetiva no aproveitamento de espaços se o time tem compactação e movimentação.

Por fim, Thiago Neves está escalado num lugar do campo onde jamais vai render o que se espera dele. A função de Thiago é quarto homem de meio campo, um segundo atacante, afinal é jogador habilidoso que gosta de jogar perto do gol. Aberto pelo flanco e recebendo a bola de costas, sem espaços para o drible, se torna somente mais um, perdendo o time a sua habilidade. Neves tinha que jogar onde está jogando Deco, sendo este recuado para segundo volante. Mas a covardia de Abelão parece impedir tal medida, afinal ele continua insistindo numa escalação que vem praticando um futebol muito abaixo do que esse grupo pode produzir.

Agora que Wellington Nem está machucado, e o Flu perdeu a jogada incisiva pelas laterais, fruto da vontade e ousadia do atleta, o jogo do time ficou ainda mais apático e previsível. Está chato ver o Fluminense jogar. E, se não mudar essa equipe, com certeza vai ficar pelo caminho da Libertadores e perder o Carioca para Vasco ou Botafogo.

Se o 4-2-3-1 é um processo natural da evolução tática, a covardia e falta de conhecimento dos treinadores serão sempre um retrocesso dessa evolução, tornando o futebol uma chata procura pelo resultado. Se não sabe usar o esquema  Abelão, tem que mudar logo! O Fluminense não tem uma variação tática, uma estratégia de urgência para se aplicar sobre o desenho tático. Infelizmente, as perspectivas não são boas para o tricolor. Deixe seu comentário!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: INTERNACIONAL 0 x 0 FLUMINENSE: ABEL E SUA DETURPAÇÃO DO 4-2-3-1

Inter X Flu

Maurício | 26/04/2012

Fala Victor, blz irmão?
Perfeito a sua análise cara, gostei muito das suas comparações do 4-2-3-1, que está sendo muito usado ultimamento pelo mundo do futebol neh!

Só uma coisa, vi o meio de campo do Inter, com o Tinga pela esquerda e o Dátolo pelo meio, com o Dagoberto pela direita!

Comparou três grandes clubes cara, que deu certo o esquema que ta na mjoda hoje em dia, desses times a, eh dificil dizer qual o melhor, mas por nomes prefiro o Arsenal, o Holandes Bergkamp jogava de mais neh!

Abraço

Re:Inter X Flu

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

Grande Maurício? Como vai gremista? Secou muito o colorado ontem? Rs! Obrigado pelo elogio, de coração!!!! Sobre o meio campo do Internacional, como coloquei no desenho, Dátolo e Tinga estavam alternando constantemente de posição, com Dagoberto fixo e aberto pela direita. Acho que a intenção do Dorival era jogar naquela faixa direita da defesa tricolor, contando com omissão de Thiago Neves na marcação. Sobre as equipes citadas, também acho o Arsenal a mais qualificada. E concordo com você: Bergkamp jogava muito! Foi um dos melhores que vi jogar! Abraço irmão!!!!

Re:Re:Inter X Flu

Maurício | 26/04/2012

Sequei muito mesmo, pena que o Flu não deixou um golzinho em POA, mas ta d bom tamanho.. rsrsrs
Grande Cavallieri pegou um penalti mal batido pelo Datolo..
Acho que o Dorival deveria ter colocado , o Tinga ou Dátolo pela direita e Dagoberto pela esquerda.
Não foi só o TN que jogou pouco por ser um grande jogador, Fred tbm, não gostei da atuação dos dois, to falando deles, pq são jogadores que podem render muito, tem muito futebol! Deco eh fantástico, o cara joga de mais na minha opnião!!
Bergkamp foi um dos melhores que vi tbm! Era muito clássico (elegante, com a bola no pé)!

Re:Re:Re:Inter X Flu

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

kkkkkkkkkkkkkkkkk..."sequei muito mesmo"...rivalidade é dose né? Rs! Também acho o Deco fantástico, clássico, diferenciado...só acho que ele é jogador para compor o meio campo, e não ser o criador de jogadas! Ali tem que ser um jogador de drible, mais veloz, mais incisivo. Para um jogador como o Deco jogar ali, tem que ter toda uma estratégia para que se crie espaço para seu jogo inteligente, como feito com Xavi na seleção espanhola! E Fred e Neves estão mal...MUITO mal!!! O Bergkamp era clássico, elegante....estilo Falcão! Abraço

Re:Re:Re:Re:Inter X Flu

Maurício | 26/04/2012

Ainda mais aqui no Rio Grande do Sul cara, essa rivalidade eh eterna neh! rsrsrs
Vc que dizer que acharia melhor colocar o Deco como "segundo" volante? tipo no lugar do Diguinho? E no lugar do Deco colocar o TN, como jogou na primeira passagem dl pelo Flu, TN não rende mais de armador será, como jogava antigamente, no Flamengo le rendeu muito bem por ae onde ta jogando msmo, pela direita!
É Xavi joga como Deco na seleção Espanhola mesmo, com Busquets e Xabi Alonso mais atrás deles neh!
Bergkamp lembra tbm o Zinedini Zidane!

Re:Re:Re:Re:Re:Inter X Flu

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

Eu prefiro o Deco como segundo volante, no lugar do Edinho, do que como um meia central do 4-2-3-1. Como te disse, a posição ideal para ele é ser terceiro homem de meio num 4-4-2 losango, jogando bem pelo centro com ênfase num lado do campo. Deco é jogador de passe, cerebral, e os volantes do Flu são o contrário...rs! Acho que o Neves vai se encaixar bem ali! Ele tem jogado muito longe da área. Abraço! E valeu pelo carinho com o site! Nota 10 irmão!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Inter X Flu

Maurício | 27/04/2012

Pois eh lembro que no Barça ele jogava do lado do Xavi neh, no esquema 4-3-3!

Vlw cara, sempre quando der vou ta aqui participando com vc e a galera..

Abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário