JUVENTUS 1 x 3 INTERNAZIONALE: VIRADA NA BASE DA VONTADE E DO POSICIONAMENTO TÁTICO

03/11/2012 20:09

 

Juventus e Internazionale se enfrentaram no estádio da Juve lotado, público que era aguardado para esse grande clássico. No plano tático, não tivemos novidades, vindo às duas equipes como esperado. Os donos da casa vieram postados num 3-1-4-2, com três zagueiros e Pirlo jogando atrás de uma linha de quatro que se formava no meio. Já a Inter veio a campo num 3-4-3 que foi modificado no segundo tempo, transformando-se num 3-4-1-2 com um jogador vindo fazer a ligação na intermediária. Esse foi o painel tático da partida na primeira etapa:

 

Juve no 3-1-4-2 e Inter no 3-4-3 do primeiro tempo: Stramaccioni colocou três atacantes para tentar prender Pirlo. Entretanto, sua equipe acabou ficando sem ligação, além de sofrer com as diagonais de Marchisio e Vidal. O treinador da Internazionale prendeu Zanetti, nos dois tempos, na vigília de Asamoah, sendo Nagatomo liberado pela esquerda. Para compensar taticamente, Cáceres (que substituiu Lichtsteiner ainda no primeiro tempo, por ter cartão e também por opção tática de Alessio) ficou preso na marcação de Nagatomo.

 

 

Aos 19 segundos de jogo, a Juventus fez o gol mais rápido do Campeonato Italiano. Asamoah avançou e recebeu de Vucinic que recuou para abrir espaço. Vidal recebeu em impedimento não marcado e fez o primeiro tento da partida: 1 x 0 Juve. Chamava a atenção na Vecchia Senhora o recuo constante que os atacantes faziam para proporcionar espaços para Marchisio e Vidal penetrarem em velocidade, alimentados pela técnica genial dos passes de Pirlo. Era no espaço deixado pelo craque de Turim que Milito entrou para jogar, tentando abrir espaço para Palacio e Cassano que jogavam pelos lados.

A Juventus jogava com velocidade pelos flancos e parecia controlar a partida, muito também pela apatia ofensiva da Internazionale. Creio que o predomínio alvinegro só não foi maior porque Zanetti, em outra atuação magistral, anulou Asamoah pelo lado esquerdo do ataque da equipe anfitriã. Sem um meia de ligação, de nada adiantou para a o time de Milão a escalação de três homens de frente. Também ficou visível na primeira etapa um duelo de linhas no meio de campo, como ilustrado no painel abaixo:

 

Duelo de linhas no meio de campo ficou flagrante na etapa inicial.

 

 

Na segunda etapa, uma mudança brusca na postura da Inter mudou completamente a partida. O segundo tempo foi muito mais franco e eletrizante, muito por causa da postura ofensiva inteligente adotada pela equipe milanesa. Percebendo a necessidade de criação no meio, o técnico da Inter fez uma substituição que mudou a cara do jogo, tirando Cassano e colocando Guarín. O volante colombiano foi jogar na intermediária, com Milito e Palacio enfiados entre os zagueiros da Juve. Jogando nas costas de Pirlo, Guarín encontrou espaços para bater para o gol e trabalhar a bola, um dos grandes motivos do predomínio do time de Milão na segunda etapa:

 

Mudança tática na Inter: Guarín entrou na vaga de Cassano e foi jogar na intermediária, caindo também pela direita e sendo assessorado por Cassano e Nagatomo pela esquerda. Com Milito e Palacio enfiados, a equipe milanesa encontrou espaços e fez três gols. A troca do 3-4-3 pelo 3-4-1-2 foi essencial no êxito que impediu o time da Juventus chegar a cinqüenta jogos de invencibilidade no campeonato nacional. Mudança de posicionamento também ganha jogo.

 

Após adotar uma postura incisiva e cheia de mobilidade no ataque, a Internazionale dominou e conseguiu três gols. Aos 15 minutos Milito empatou ao converter pênalti sofrido por ele. Logo depois, aos 31, Milito virou pegando rebote dado por Buffon no chute de Guarín. E, para fechar o caixão, aos 44 minutos Palacio centralizou e recebeu de Nagatomo, marcando o terceiro gol da Inter. Foi assim que chegou ao final a invencibilidade de 49 jogos da Vecchia Senhora no Italiano. Com um segundo tempo tão abaixo das expectativas, o 3 x 1 acabou ficando de bom tamanho para a Juve. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: JUVENTUS 1 x 3 INTERNAZIONALE: VIRADA NA BASE DA VONTADE E DO POSICIONAMENTO TÁTICO

3 zagueiros

Maurício | 05/11/2012

Os três zagueiros estão tomando conta na Itália heim! Várias equipes jogando com o esquema de 3 zagueiros!

Re:3 zagueiros

Victor Lamha de Oliveira | 09/11/2012

Grande Maurício! Você disse tudo! Tem jogado com três zagueiros, que eu me lembro, a Juve, a Inter, a Fiorentina, o Bologna, a Udinese...lembra de mais algum? Rs! Das vinte equipes do Calcio, pelo menos dez devem estar usando três na zaga. Retrocesso? Tendência? Vamos aguardar! Abraço!

Novo comentário