LIBERTADORES: CORINTHIANS APLICA AULA TÁTICA NO BOCA E CONQUISTA O TÍTULO

05/07/2012 01:13

 

Após longa espera dos corintianos, chegou a hora de comemorar o primeiro título da Libertadores, sendo este conquistado sem nenhuma derrota, enfrentando adversários difíceis como Vasco, Santos e Boca Juniors. No plano tático, não tivemos nenhuma novidade. Como esperado, o Timão veio postado no seu 4-2-3-1, sempre negando espaços ao adversário. Já o Boca veio no costumeiro 4-3-1-2, sempre com Riquelme pensando o jogo e tentando apitar a partida. Esse foi o desenho tático do primeiro tempo:

 

 

Na primeira etapa, ficou flagrante a estratégia do Boca. Riquelme, que costuma cair mais pela esquerda, foi jogar pela direita. Mouche, que também joga mais pela esquerda, foi jogar pela direita. No meio, Erviti, que sempre auxilia Riquelme na criação, ficou mais preso à marcação. Enquanto isso, Ledesma tinha mais liberdade pela direita, se juntando a Mouche e Riquelme, o que pressionava o Corinthians no seu campo de defesa. A ideia de Falcioni era fugir da marcação de Jorge Henrique e jogar pela direita, onde Emerson pouco ajuda a marcar.

O time argentino começou se impondo, tentando levar o jogo como sempre, para a guerra de nervos. Até mais ou menos 30 minutos do primeiro tempo, a equipe de Tite pouco atacava, não conseguindo jogar pela direita e com problemas para atacar também pela esquerda. Percebendo isso, Tite, de forma genial, trouxe Danilo para jogar aberto pelo flanco esquerdo, fazendo a meia lateral do 4-2-3-1. Com isso, Emerson ficou livre como referência de ataque do desenho tático, caindo pelos lados e alargando a lenta defesa xeneize.

No intervalo, o técnico do Corinthians informou que percebeu a melhora de seu time com Danilo pela esquerda e Emerson no ataque. Não sei se a inesperada mudança foi circunstancial ou pensada previamente, só sei que Falcioni e seus comandados não estavam preparados para isso. Após essa melhora na parte final do primeiro tempo, o Corinthians iniciou a segunda etapa jogando de outra forma, usando o 4-2-3-1 de um jeito diferente, com Emerson no ataque e Jorge Henrique mais livre para atacar:

 

 

Foi com esse nó tático que Tite conseguiu subir no topo da América. O treinador, tão questionado na derrota para o Tolima, conquistou o Brasileiro e a Libertadores sem perder nenhum jogo, de forma incontestável. Hoje Tite soube ganhar a partida no duelo tático, na mudança sutil de posição que confundiu o adversário e propiciou a feitura de dois gols por parte de sua equipe. Parabéns ao treinador, aos jogadores e a todos torcedores do Corinthians. O título invicto foi mais do que merecido. Abraços!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: LIBERTADORES: CORINTHIANS APLICA AULA TÁTICA NO BOCA E CONQUISTA O TÍTULO

Cor x Boc

Marcelo Caju | 07/07/2012

Fala amigo...

Sem contestar suas observações, sem observações de rivalidade, achei o resultado injusto. Nos dois jogos, o Boca procurou jogar e tentar ganhar o jogo, enquanto o Corinthians passou boa parte do tempo na defensiva. Em um dos poucos ataques corintianos na Bombonera, a equipe paulista conseguiu o gol que evitou a derrota no jogo de ida. Na volta, o Boca saiu para o jogo, tentando não ficar atrás na retranca pura. Talvez conseguisse até um resultado melhor se chamasse os paulistas para seu campo defensivo, apostando no contra-golpe. Acho que o forte da equipe de Tite foram as "bolas paradas", porque nos últimos seis jogos, três gols apenas de bola parada. E mesmo sem atacar e pressionar o adversário, o Corinthians "achou" um gol (o calcanhar poderia dar certo ou não) que lhe abriu as portas do titulo.

Abraço.

Re:Cor x Boc

Victor Lamha de Oliveira | 07/07/2012

Olá Marcelo, tudo bom? Bem vindo ao Painel! Sobre constestar minhas observações, fique a vontade quanto a isso! O espaço aqui é democrático e, precipuamente, a intenção é engrandecer o debate tático, tão comum na Europa e esquecido no Brasil. Nossa cultura se pauta na habilidade do jogador brasileiro, o que nos deixou atrasados no plano tático. Concordo que o Boca foi mais incisivo, assim como não podemos negar a sorte do Corinthias e sua efetividade nas bolas paradas. Porém, taticamente, a equipe de Tite é diferenciada, o que torna merecida a conquista da Libertadores. Como você mesmo observou, o Boca tentou jogar e impor sua tradição. Entretanto, o time de Tite é mestre em negar espaço ao adversário, deixando o jogo no seu ritmo e, quase sempre, conseguindo o gol que lhe concede a vitória. O Corinthians "achou" o gol na Bombonera, "achou" o primeiro contra o Boca e "ganhou" de Schiavi o segundo. No mais, o Boca pouco jogou, não conseguindo finalizar com perigo sequer uma vez no Pacaembu. Não citei a questão das bolas paradas porque foquei no aspecto tático, que, na minha opinião, é o grande diferencial da equipe. Mas que teve uma grande pitada de sorte teve...rs! Talvez tenha sido uma força de São Jorge! Volte sempre! Abraço

COR X BOC

Maurício | 05/07/2012

Parabéns ao Corintinhians pela conquista, mesmo eu torcendo contra.. rsrsrs
Você leu muito bem o jogo, no intervalo o Tite passou o Danilo para a meia esquerda e o Emerson de atacante mais próximo da área !!
Mas no começo do jogo via o Corintinhans sem a bola quase que num 4-2-4 (uma especie de 4-6-0, as vezes parecia até que Alex e Danilo, faziam o papel de atacantes com JH e Emerson de mias bem abertos!
Abraço!

Re:COR X BOC

Victor Lamha de Oliveira | 06/07/2012

Fala Gaúcho!!! Tudo bom? Você tem toda razão Maurício, muito bem percebido! Com Jorge Henrique na marcação, Alex, Danilo e Emerson, em boa parte do primeiro tempo, fizeram uma linha de 3 meias, com Emerson mais incisivo em relação ao ataque, o que influenciou Tite a colocá-lo como atacante no segundo tempo. O treinador corintiano fez um grande trabalho! Do Tolima ao topo da América! Abraço!

Corinthians x Boca

Cássio Costacurta | 05/07/2012

Acredito so que o Ledesma nao tenha caido tanto pra direita pra ajudar o Mouche como no primeiro jogo e o Danilo jogou um pouquinho mais avançado como o "falso 9", estilo Fabregas na Euro espanhola.

Re:Corinthians x Boca

Victor Lamha de Oliveira | 06/07/2012

Olá Cássio, tudo bom? Seja bem vindo ao Painel Tático! No jogo de ontem, até mais ou menos 30 do primeiro tempo, Ledesma caiu bem pela direita para auxiliar Mouche e Riquelme nas ações ofensivas. Foi por esse motivo que o time se equilibrou com Danilo indo jogar na meia esquerda, o que prendeu o meia do Boca na contenção, facilitando a marcação em cima de Riquelme e do ataque xeneize. Coloquei o Danilo mais afastado da área no desenho tático porque ele foi um falso 9 "moderado" no primeiro tempo. Apesar de também realizar a função, não jogou tão agudo na posição quanto Fábregas! Abraço!

Novo comentário