MACAÉ 4 x 2 TUPI: CARIJÓ PERDE A SEGUNDA COM TRÊS VOLANTES

08/07/2012 04:36

 

Infelizmente, não pude assistir a esse jogo. Porém, a excelente transmissão da Rádio Globo trouxe para o torcedor Carijó a possibilidade de acompanhar seu time de coração. Após a derrota na estreia, Moacir resolveu modificar sua equipe, surpreendendo com suas escolhas. Além de Magalhães na lateral esquerda, devido aos problemas com Michel, o comandante Carijó resolveu tirar Caetano, Henrique e Fabinho. Em seus lugares, colocou Assis, Cury e Allan, montando uma espécie de 4-3-1-2, como demonstrando no Painel Tático abaixo:

 

 

 

Das três alterações, eu concordei com duas e discordei veementemente de uma, sendo a escalação inicial um dos maiores problemas do Tupi na partida. Assis e Michel Cury mereciam uma vaga no time e isso não é novidade para quem acompanha o Carijó. Caetano foi muito mal no primeiro jogo, assim como foi muito sentida pela equipe de Moacir a falta de um meia de criação genuíno, mais cerebral. Também gostei da entrada do Allan. Nada contra o Fabinho, que é bom jogador, mas o Allan tem entrosamento com o Ademilson, além de auxiliar bastante na criação de jogadas.

Entretanto, achei muito errado tirar o Henrique do time e permanecer com Salino, jogador que não responde em campo a imensa confiança que recebe de seu treinador. E também achei injusto por parte do Moacir. É fato que Henrique jogou muito mal contra o Duque de Caxias. Porém, muito dessa má atuação foi proveniente da fragilidade tática do time, não sendo culpa exclusiva do atleta. E, dentro do elenco atual, Henrique é um jogador que só pode ficar fora por lesão, assim como Michel Cury.

Gostei muito do trabalho do Moacir no Campeonato Mineiro, inclusive o elogiei muito aqui no Painel Tático. Um dos posts até intitulei de “A inteligência tática do 4-2-3-1 de Moacir”, afinal, no Mineiro, ele rapidamente conseguiu dar padrão tático e volume de jogo para o time. Confesso que esperava mais do nosso comandante na Série C. E também confesso que estou decepcionado.

Após a derrota para o Duque de Caxias em casa, e da forma como foi, eu dava como certa uma mudança tática e estratégica. Ficou claro que jogar com três volantes será um óbice para uma campanha vitoriosa do Tupi. Outra coisa clara, Moacir, é que Salino é VOLANTE, no máximo um SEGUNDO VOLANTE, não tendo qualquer cacoete de meia de criação. Não sabe receber a bola de costas, não tem visão e joga de cabeça baixa.

Fabinho por Allan é uma opção pelo jogador, mas tirar Henrique e colocar Assis, mantendo Salino, é uma opção tática que ceifou todo o volume de jogo ofensivo do Tupi.  Com três volantes vai ser difícil, pode ter certeza. Poderia ter escalado um 4-2-2-2 ortodoxo com George e Assis na cabeça de área, Cury e Henrique no meio e Allan fazendo dupla com Ademilson no ataque. Ou poderia ter repetido o 4-2-3-1 com Cury pelo centro, Allan pela esquerda e Henrique pela direita. Nesse caso, o Salino até cabia de segundo volante (não para mim, que teria escalado George e Assis).

O que não faltou foi garra, verdadeiro time de guerreiros. Moacir também é bom técnico. Creio que está um pouco perdido no meio desse início turbulento de Série C. Além do adiamento, e dos problemas com a CBF, parece que outros fatores externos têm tirado o foco da equipe e do seu treinador. Contudo, eu continuo confiando no grupo, na diretoria, na torcida e na comissão técnica. Já nos provaram que possuem poder de reação e qualidade para tanto. Resta-nos torcer, apoiar e acreditar. Mas com três volantes, não dá! Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: MACAÉ 4 x 2 TUPI: CARIJÓ PERDE A SEGUNDA COM TRÊS VOLANTES

concordo

Juliano | 08/07/2012

po moacir, acho que vc tem alguma coisa com esse salino...kkkkkkkkkk...esse cara e uma droga! pior que crack! kkkkkkkkkkkkkkkk. valeu

Re:concordo

Victor Lamha de Oliveira | 13/07/2012

Olá Juliano, tudo bom? Também acho que o Salino não tem lugar no time titular! Vamos torcer para o Moacir acordar! Abraço!

Novo comentário