MANO MENEZES: MAIS PERDIDO DO QUE CONVICTO

24/08/2012 17:40

 

O técnico Mano Menezes anunciou na tarde desta quinta-feira os 22 atletas que vão defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra África do Sul e China (nos dias 7 e 10 de setembro, em São Paulo e no Recife). As principais novidades são o goleiro Cássio (Corinthians), o volante Arouca (Santos) e o retorno do zagueiro Réver (Atlético-MG). No ataque, Pato estaria convocado, mas acabou fora por causa da lesão muscular na coxa esquerda que o deixará três semanas parado. Com isso, a lista ficou com 22 jogadores em vez de 23. Decepção em Londres, e em baixa no Santos, o meia Paulo Henrique Ganso, tão perdido quanto Mano, ficou de fora da lista.

O técnico brasileiro manteve a base olímpica que foi também convocada para o amistoso disputado contra a Suécia. Como o Brasil não tem padrão tático, o objetivo do perdido treinador é tentar se valer do entrosamento conquistado nas Olimpíadas de Londres. O problema maior de Mano nem são suas convocações, mas sim suas convicções. Esses foram os escolhidos para os dois amistosos:

 

 

 

Como disse, o maior problema de Mano Menezes são suas convicções, sendo que o próprio mostra insegurança e incerteza quanto a elas. Dissecando suas declarações, fica límpido que na cabeça do treinador, Sandro e Rômulo brigam por uma vaga na cabeça de área (primeiro volante). Desta forma, Paulinho e Arouca vão disputar a vaga de segundo volante. Para nosso treinador Ramires é meia. Assim, vai disputar vaga com Lucas, Hulk e até mesmo Oscar.

Não concordo com alguns atletas nessa convocação, mas esses pensamentos teimosos e infundados me lembram muito a Era Dunga no comando técnico do Brasil. Ramires não é meia de criação. Tinha que ser volante junto com Paulinho, ficando Arouca e mais um no banco de reservas. Rômulo tem condição de fazer parte do grupo, mas Sandro não é jogador de Seleção Brasileira. Hoje o globoesporte.com publicou matéria onde Mano promete para Lucas uma sequência como titular. Vale à pena ler o texto:

 

 

Reserva em Londres, Lucas recebe promessa de chance como titular

 

'Falta uma sequência maior de jogos na Seleção. Penso em fazer isso com ele, como fiz com todos outros. Acho justo', diz Mano Menezes

 

No retorno ao Brasil, após a medalha de prata nos Jogos de Londres, Lucas reconheceu que gostaria de ter atuado mais tempo pela seleção brasileira. Reserva durante toda a competição, o meia do São Paulo foi pouco utilizado por Mano Menezes, que sofreu críticas por só ter colocado o jogador em campo na decisão contra o México nos minutos finais.

 

Lucas, no entanto, deve receber oportunidades como titular em breve. O técnico Mano Menezes afirmou que chegou o momento de o jogador ter uma sequência no time brasileiro.

- Falta ao Lucas uma sequência maior de jogos na Seleção. Penso em fazer isso com ele, como fiz com todos outros. Acho justo - disse o treinador.

Mano deve aproveitar os próximos amistosos da Seleção para observar o comportamento de Lucas, que deve ter chance entre os titulares.

- É muito difícil entrar no decorrer dos jogos. Às vezes, você não tem tempo para adquirir a confiança necessária. Ele (Lucas) terá as oportunidades que os outros tiveram. Queremos ver como ele se comporta com uma sequência maior.

Lucas está na lista para os amistosos de setembro, contra a África do Sul, dia 7, em São Paulo, e dia 10, contra a China, em Recife. O grupo se apresenta em Cotia, no CT do São Paulo, no próximo dia 3 de setembro.

 

 

Globoesporte.com, 24/08/2012

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/08/reserva-em-londres-lucas-recebe-promessa-de-chance-como-titular.html

 

 

 

Depois de apostar em Ronaldinho Gaúcho, bancar sua volta e retroceder com a crise do jogador no Flamengo, Mano parece ter desistido do seu projeto com Hulk como titular, abandonando até mesmo os preceitos iniciais de seu 4-2-3-1. Como dito aqui, as Olimpíadas eram a melhor oportunidade de dar experiência e entrosamento para Lucas, Neymar e Damião, jogadores que serão necessários na seleção principal.

Enquanto todo mundo pedia a convocação de Thiago Silva, David Luiz e mais um zagueiro, o nosso célebre treinador inventou a convocação de Hulk para deixá-lo no banco. A chance de dar rodagem para Lucas foi desperdiçada, e agora Mano quer correr atrás do prejuízo. O pior é que ele ainda fica fazendo o papel de paternalista e justiceiro. Além de incompetente, Mano tem sido covarde! Devia, pelo menos, honrar suas calças e assumir os seus erros!

Com essa chance para Lucas, que já deveria ter acontecido faz tempo, com certeza nosso “comandante” vai sacrificar Ramires, ou talvez até Oscar. A desculpa pode ser que o craque do Chelsea já foi testado e aprovado. Não duvido nada (podemos esperar qualquer estupidez do nosso grande treinador). Parecendo estar convicto de que o melhor esquema para o Brasil é esse híbrido 4-2-3-1/4-4-2 em linhas, com wingers abertos e Neymar circulando livre como segundo atacante, algumas peças estão resolvidas na cabeça “iluminada” de Mano:

 

 

Destacado em vermelho, estão às posições sem titulares definidos e absolutos. O treinador brasileiro ainda não está certo do goleiro, dos volantes e do meia lateral que joga pela direita. Entretanto, como dito, o maior problema não são as convocações de Mano, e sim suas convicções. Deixar de chamar Fred, artilheiro do Brasileirão, para chamar Jonas, é um erro sanável. Colocar Ramires e Lucas para disputar posição, simplesmente para adequar-se a um desenho tático “achado” há pouco tempo, pode configurar-se num erro crasso e fatal. Temos pouco tempo! Essa é a fatídica “Era Mano Menezes”, treinador que prometeu o futebol brasileiro fazendo o papel de protagonista. Ainda podemos confiar? Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: MANO MENEZES: MAIS PERDIDO DO QUE CONVICTO

esquema hibrido

Max | 25/08/2012

Eu acho interessante a idéia de mano em usar o 4-4-2 para se defender porém assim que o brasil recuperar a bola , Neymar deve flutar e Oscar centralizar para organizar o jogo brasileiro pelo centro . Mas assim como Neym nao dev ficar estático Lucas também deve se movimentar e inverter lado com neymar para tornar o trio imprevisível e dificultar a marcacao adversária . Mais tudo isso aliado a discplina tatica para em caso de perda de posse , reformular rapidamente as linhas de 4 de defesa , fico no agurdo pelo jogo contra a africa do sul ...

Re:esquema hibrido

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Fala Max! Como já comentei com você, esse lance de marcar com um esquema e atacar com outro, requer treinamento, planejamento e obediência tática. Para Oscar centralizar e "abandonar" a linha de meio, ou o lateral tem que ficar plantado ou um dos volantes tem que "atrair" a linha para compor o espaço que ficará no flanco de Oscar. Abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário