MILAN 2 x 0 BARCELONA: RECEITA ANTIGA E OBJETIVO AMPLAMENTE CONQUISTADO

20/02/2013 19:27

 

Das últimas quatro edições da UEFA Champions League, o Barcelona venceu duas. Só não ganhou as quatro, e com certa tranqüilidade, porque a Inter de José Mourinho e o Chelsea de Di Matteo cruzaram o seu caminho. Messi e Allegri disseram, em suas entrevistas antes do duelo, que o Barcelona é a melhor equipe do planeta. E estão certos. Desde 2008 que o Barça é o melhor time de futebol do mundo. E saber disso, além de reconhecer sua inferioridade, foi a grande virtude do Milan no duelo.

 

Milan no 4-5-1 (4-6-0) e Barcelona tentando usar o 4-3-3. Não classifico o esquema do Milan como um 4-1-4-1 porque era visível uma linha de cinco pelo meio. Ambrosini foi colocado atrás dos volantes, onde Messi gosta de trabalhar a bola e arrancar. Até Pazzini marcava muito pelo centro, embolando ainda mais o trânsito no campo de ataque do Barcelona. Com laterais presos e os onze jogadores compactados na marcação, o Milan jogou para impedir que o Barcelona jogasse, assim como Messi, que ficou encaixotado na marcação italiana. A tática do contragolpe era pela esquerda com El Shaarawy, assim como fez Ramires ano passado pelo Chelsea. Os gols do Milan foram marcados na segunda etapa por Boateng e Muntari.

 

 

Se eu tivesse que apostar um braço, sem pensar apostaria no Barcelona para ser campeão. Mesmo com muitas equipes em alto nível técnico, coletivamente o time catalão ainda se encontra num degrau acima. Creio que apenas Bayern, Real e talvez o Borussia, possuem capacidade de jogar em igualdade com o Barcelona sem sofrer um risco iminente de derrota. E Allegri sabia disso. Sabia também que os blaugranas fizeram 80 gols em 24 partidas no Campeonato Espanhol (média de 3,33 gols por partida) e 11 gols em 6 jogos pela Champions (média de 1,8 gols por partida). Números bem expressivos e alarmantes.

Allegri também sabia que tomar um gol do adversário dentro de casa era abrir a porta para a desclassificação. Ter a obrigação de fazer resultado dentro do Camp Nou seria muito arriscado e deixaria o sonho das quartas quase impossível. Então, a missão milanesa na partida era não tomar gol. Se conseguisse fazer um, excelente. Se não, um pálido 0 x 0 faria o time lograr êxito no jogo, alcançando seu objetivo. Por todos esses motivos, Allegri, acertadamente, resolveu usar a receita de Mourinho e de Di Matteo: jogar para não deixar o Barça jogar.

Esse assunto foi discutido quando o Chelsea desclassificou o Barcelona ano passado e deve voltar a ser ventilado após essa vitória do Milan. Esse tipo de estratégia é covarde? É a vitória do futebol feio? Acho que entender sua inferioridade perante o adversário e ceifar seu melhor, deve ser entendido, também, como algo virtuoso. Também temos que valorizar o mérito da estratégia de defesa que levou o Milan a conquistar esse resultado pouco esperado. A última derrota do Barcelona por mais de um gol de vantagem foi em janeiro de 2011 contra o Bétis, que na oportunidade venceu por 3 x 1.

Assim como fizeram Mourinho e Di Matteo, Allegri montou um ferrolho à moda italiana e arquitetou, para tentar o gol, uma estratégia de contragolpe pela esquerda, algo bem parecido com o que fez Di Matteo no ano passado. O 4-6-0 que renunciou ao jogo ofensivo, compactando uma linha de quatro e outra de cinco, congestionou o trânsito por todo seu campo defensivo e tornou impossível para o Barcelona penetrar na grande área. Não à toa, Messi fez hoje uma de suas piores partidas pelo Barcelona. Como era impossível ser mais coletivo que o inimigo, Allegri decidiu transformar a coletividade e o controle de jogo do Barça em algo inofensivo.

Para isso, abriu mão de atacar. Jogou pelo 0 x 0. Ganhar por um gol seria sonho e ter ganhado por dois foi delírio, quase um título. A equipe catalã teve 65% de posse de bola e finalizou seis vezes, nenhuma com grande perigo. Já o Milan, com seus 35% de posse, finalizou oito vezes e fez dois gols. E não foi só Messi que foi anulado pelo catenaccio italiano, mas também Xavi, Fàbregas e Iniesta. O Barça sucumbiu diante da organização tática proposta pelo time de Milão.

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: MILAN 2 x 0 BARCELONA: RECEITA ANTIGA E OBJETIVO AMPLAMENTE CONQUISTADO

.

Marcus Vinicius | 21/02/2013

Salve Victor!

O Milan praticou o "anti jogo". Acho que a Juventos também tem chance de tirar o Barcelona num eventual confronto.

Analisando a camisa do Milan podemos dizer que é um resultado de certa forma natural, mas analisando as equipes foi uma baita "zebra", sem tirar os meritos da equipe italiana que, no plano tatico foi muito bem. Com toda certeza teremos um segundo jogo muito emocionante e disputado.

Abraço!

Re:.

Victor Lamha de Oliveira | 23/02/2013

Salve Marcus! Como sempre participando e prestigiando o site! Obrigado amigo. Olha, não acho que o Milan praticou anti jogo. Como disse no texto, creio que entender sua inferioridade perante o adversário e ceifar seu melhor, deve ser entendido, também, como algo virtuoso. Também temos que valorizar o mérito da estratégia de defesa que levou o Milan a conquistar esse resultado pouco esperado. Como você colocou, a equipe italiana teve mérito no plano tático. Vamos aguardar o próximo jogo! Abraço!

Novo comentário