O SANTOS DE MURICY E SEU LOSANGO NO MEIO CAMPO

16/05/2012 15:02

 

Para alguns comentaristas, o Santos de Muricy Ramalho joga no 4-2-3-1, o esquema da moda. Para André Rocha, por exemplo, o alvinegro praiano joga num “4-2-3-1 torto”. Ontem conversando com Élcio Lúcio, grande amigo e apaixonado pelo futebol, esse teimou comigo que o Santos joga num 4-2-2-2 autêntico, com uma estratégia de posicionamento bem definida para cada jogador. Eu já enxergo um pouco diferente. Na minha opinião, o Santos joga de 4-4-2 losango, com três meias atrás de Ganso, enganche da engrenagem, sendo que este possui à sua frente dois atacantes:

 

 

Em outro post excelente, sobre o primeiro jogo da final entre Santos e Guarani, André Rocha descreveu, sabiamente, a estratégia de jogo do timaço de Muricy:

 

“(...) Mas a proposta do Santos de Muricy Ramalho em 2012 é utilizar tática e estratégia para se impor pela técnica. O alvinegro praiano, jogando de azul, mais uma vez avançou a marcação e pressionou o jogador com a bola para induzir o oponente ao erro e roubá-la o mais rápido possível.

Na retomada, o toque paciente, rodando a bola em busca das duas principais jogadas do time: a entrada em diagonal de Neymar a partir da esquerda – já manjada, porém cada vez mais difícil de ser parada pela evolução constante do camisa onze, especialmente no arranque e nas conclusões.

A segunda é outra novidade nesta temporada: Ganso deixa de trabalhar de costas para a marcação e recua para armar como um velho “camisa oito”. Arouca ultrapassa e se transforma em mais uma opção de velocidade e pode receber o passe curto do meia pelo centro. Na prática, a equipe continua com um quarteto ofensivo. Mas a bola sai com muito mais qualidade de trás (...)”.

 

Como muito bem percebido pelo brilhante André, a obediência tática e estratégica tem proporcionado ao time paulista se valer de sua imensa qualidade técnica. Parece que o Santos aprendeu com o Barcelona o gosto pelo domínio da bola, tentando sempre retomá-la quando esta se encontra em poder do adversário. Outra brilhante percepção do Mestre da tática é o posicionamento de Ganso em campo. Como está guarnecido por três jogadores de meio, o craque tem jogado mais solto na criação, podendo desfrutar de sua inteligência e de seu talento, encostando com freqüência nos dois atacantes.

A organização tática e o apego coletivo pela retomada e manutenção da bola, mostra a vocação para ataque do time santista, contrariando a fama de retranqueiro que possui seu comandante. A polivalência do meio de campo tem o escopo de liberar Ganso para a criação das jogadas e se juntar ao ataque. Para isso, além de um volante mais fixo, os outros dois meias marcam e atacam, dando volume de jogo para a equipe. Nesse esquema também é necessária uma estratégia no que tange ao apoio dos laterais, e Muricy solta Juan para jogar no espaço que Neymar abre no ataque, prendendo o improvisado Henrique pela direita. Uma compensação tática inteligente e somente possível pela perfeita execução dos atletas em campo.

Acho que esse Santos tem lembrado o Cruzeiro de 2003 montando por Vanderlei Luxemburgo, que conquistou a Tríplice Coroa (Estadual, Copa do Brasil e Brasileiro) e encantou pelo futebol dinâmico, ofensivo e liderado pela genialidade de Alex. O time de Luxemburgo também jogava num movimentado 4-4-2 losango, privilegiando o aspecto coletivo para que pudesse aflorar a categoria encantadora de Alex:

 

 

Nesse timaço de Luxa, que também contava com Edu Dracena em seu elenco, Maldonado jogava preso, enquanto Recife e Weldel marcavam e atacavam, se juntando aos laterais e ao enganche. Os dois laterais apoiavam com constância, principalmente Maurinho, tendo a equipe um inteligente sistema de cobertura. Mas, o principal, e que assemelha esse Cruzeiro ao Santos de hoje, é a liberdade conferida ao cérebro da equipe na criação de jogadas. Para que o maestro brilhe ao conduzir sua orquestra, esta precisa estar organizada e imbuída no objetivo de facilitar o trabalho daquele que a rege. Assim como Luxemburgo, Muricy Ramalho montou todo um esquema de jogo para que Ganso tenha liberdade para pensá-lo. Assistindo aos jogos do Peixe visualizo um losango no meio, e não uma linha de três meias com um centroavante. Pode ser outra forma de enxergar a mesma coisa, mas dessa vez a tática faz diferença, por liberar Ganso e mudar toda a dinâmica da equipe.

Creio que esse time pode ser ainda mais vitorioso e encantador que o de Vanderlei Luxemburgo. Além de ter Neymar, verdadeiro craque, o time da praia tem um elenco mais habilidoso e qualificado tecnicamente. O Santos é o favorito ao título da Libertadores e do Brasileiro. Os outros que corram atrás e se preparem para enfrentar aquele que, hoje, é o melhor time das Américas.

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: O Santos de Muricy e seu losango no meio campo

4-2-3-1 é informação

André Rocha | 17/05/2012

Olá, Victor!

Olha, quanto ao 4-2-3-1, o "torto" é por minha conta - questão de coerência, já que usava o mesmo termo para o Brasil de Dunga.

Mas o esquema não é opinião, é informação. Muricy Ramalho confirmou que o time joga com três meias e um atacante, disse isso ao PVC.

No mais, ótimo post e a lembrança do Santos, quanto à proposta de jogo, é mais que válida.

Abração!

Santos

Maurício | 17/05/2012

É um 4-1-2-1-2 o famoso losango,. que as vezes fica no 4-2-3-1 "torto" com o Elano ou Ibson caindo bem pela direita!

Será que não dava pra fazer um losango com o Arouca, Ibson, Elano e Ganso? Com o Henrique na direita como ta no campinho, Fucile qndo voltar é titular neh!

Como falei no outro post lá, to ocupado agora, mas sempre que der, aparece aqui..
Abraço Victor, e vamos seguir debatendo! Ahh, e não esquece de fazeer um post do meu Gr^mio com a chegada do Zé Roberto neh, como vc acha que vai ser !!

Re:Santos

Victor Lamha de Oliveira | 18/05/2012

Fala gaúcho!!!! Como vai? Acho que um losango com Arouca, Ibson, Elano e Ganso ganha em ofensividade e velocidade, mas pode perder o equilíbrio encontrado por Muricy no setor! Ibson também está de saída, já falando praticamente como jogador do Flamengo. Vou fazer um post do tricolor gaúcho e da grande contratação do Zé Roberto! Acho que o Luxa vai colocá-lo de meia atacante, pela meia central ou na meia esquerda de um 4-2-3-1. Concorda? Abraço garoto!!! A casa é sua!!! Abraço!!!

Re:Re:Santos

Maurício | 18/05/2012

Nem me lembrei que o Ibson estava de saida do Santos.. heuheue

Acho que ele (Zé Roberto) será utilizado como o numero 10 Grêmio, mas acho que o Luxa não ira utilizar o 4-2-3-1, e sim o 4-4-2 em losango, por que no 4-2-3-1 na volta do Kléber onde qu ele e o Moreno se encaixam nesse esquema ae?

Abraço!

Acertou em cheio!!

Danilo Costa | 16/05/2012

Fala Victor, tudo bem? Concordo plenamente com sua análise!! É um tipico 4-4-2 losango! Acho muito acertada a decisão do Muricy utilizar este esquema, primeiro q da pra tirar tudo q o PH Ganso pode render, e deixa Neymar livre no ataque para decidir, sem ter q ficar preso em uma ponta, ou ter q variar posição com alguém!!
Santos pode estar jogando o futebol mais bonito, mas não sei pq não vejo com cara de campeão da libertadores. Do mesmo jeito q não tava botando fé no Barcelona esse ano, mesmo com os dois reforços q tornaram o time ainda mais forte. Não acho que o santos vai ser campeão da libertadores, mas sim do Brasileiro. Mas isso é apenas um palpite!!
Vc poderia fazer um bolão do brasileiro aqui no painel tático, o q acha da ideia?

Abraço

Re:Acertou em cheio!!

Victor Lamha de Oliveira | 18/05/2012

Fala garoto!!! Como vai? Eu também acho que o Muricy acerta tanto na escolha do desenho quanto na estratégia aplicada a ele. O 4-4-2 losango, como percebido por você, propicia o brilho categórico de Ganso e possibilita Neymar ser letal na conclusão de jogadas! Eu acho que o Santos chega até a final, contra Flu, Boca ou La U! Sobre o bolão, adorei sua ideia...muito massa!!!!! Vou pensar como posso organizar esse certame, contando, logicamente, com sua ajuda! Conversamos no facebook sobre a criação do bolão! São ideias brilhantes como a sua que engrandecem esse espaço, que é de todos nós! Abraço irmão!!! Muito obrigado pelo carinho com o Painel Tático!

Bela análise

Diego Alves | 16/05/2012

Fala, Victor! Concordo com sua análise. Acredito que o meio-campo do Santos tem jogado de uma maneira que proporciona liberdade ao Ganso, tanto para recuar na armação, quanto pra enconstar no ataque e marcar gols de fora da área, como no primeiro jogo contra o Guarani. Tem a velocidade do Arouca e a cadência e bom toque de bola do Elano. E quando essa engrenagem funciona bem, fica quase impossível segurar o craque Neymar lá na frente. Tanto que até o Kardec tem jogado bem e feitos os seus gols. Quanto ao Cruzeiro de 2003, foi um time vitorioso, bastante eficiente taticamente e que contava com o Alex jogando o fino da bola. Acho até que o meio campo do Santos, pelos homens que jogam atrás do Ganso, é mais técnico é oferece mais alternativas de jogadas do que a meiuca da Raposa, campeão da tríplice coroa. Pelo que lembro dos jogos do Cruzeiro daquele ano, Recife e Maldonado faziam um revezamento na saída pro jogo. Até porque o Recife tinha muito mais características de marcador do que de apoiador. Mas, a estrutura tática é essa que foi desenhada por você.

Maravilha de post! Traz análises, informações e é agradável de ler.

Um abraço e até o próximo!

Re:Bela análise

Victor Lamha de Oliveira | 18/05/2012

Fala Mestre!!! Tudo bom? Com certeza fica visível um esquema especial para P.H. Ganso desfilar seu futebol! E como você colocou, se funcionar a engrenagem, a pelota chega até Neymar, que acaba tendo espaço para partir em diagonal rumo à área do adversário! Também acho o meio campo santista mais habilidoso do que o do Cruzeiro 2003, faltando somente a mesma regularidade e consistência do time do Luxemburgo. Muito obrigado pelos elogios irmão! Recebê-los de uma pessoa ilustre como você, me enche de orgulho e satisfação! A casa é sua!!! Grande abraço!!! Volte sempre!!!

Meio-campo do Santos

Juninho Esterce | 16/05/2012

E aí Vítor! Bom, o time do Santos é ótimo, tem excelentes peças e o mais importante, não é como o São Paulo por exemplo, ninguém machuca nesse time, portanto o time pode manter uma sequencia regular em determinada competição. Sem contar a genialidade do Ganso e ainda Elano e Arouca, q num jogou nada no Tricolor, mas no Santos tá arrebentando. Enfim, o Santos tá com um bom time e um bom técnico, a diretoria tbm apóia o time, então eles merecem tá onde tão, mas num qria q fossem campeões do estadual e qro eles fora da Libertadores!

Re:Meio-campo do Santos

Victor Lamha de Oliveira | 18/05/2012

Grande Júnior! Como vai? Também acho que o "projeto Neymar" e a atuação da diretoria santista são um verdadeiro exemplo para o futebol brasileiro! Sobre a Libertadores, acho que será difícil não ver o Peixe na grande final! Some não! Abraço!!!

1 | 2 >>

Novo comentário