PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: ELIAS CHEGA PARA DINAMIZAR MEIO CAMPO DO FLAMENGO

13/01/2013 15:48

 

O Flamengo contratou o meio campo Elias, que chegou ao clube acompanhado do meia atacante Gabriel, ex-atleta do Bahia. A chegada de Elias vai proporcionar para o técnico Dorival Júnior várias possibilidades no aspecto tático, o que o Painel pretende ilustrar nessa perspectiva tática do Flamengo 2013. Abaixo notícia publicada no globoesporte.com:

 

 

Com Elias e Gabriel, Flamengo ganha versatilidade. Veja a análise

Volante e meia aumentam as opções táticas de Dorival Júnior. Time ainda precisa de um armador

 

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/01/com-elias-e-gabriel-flamengo-ganha-versatilidade-veja-analise.html

 

O Flamengo foi atrás de Elias e Gabriel para resolver carências e ganhar possibilidades. Versátil, a dupla chega ao clube sob o aval de Dorival Júnior, que já faz planos para utilizá-la. Além de poder de marcação, o volante, que estava no Sporting, de Portugal, tem uma chegada marcante ao ataque, velocidade na retomada de bola e poder de finalização. Elias começou na base como atacante, mas acabou recuado. Gabriel é o típico jogador com mil e uma utilidades. A revelação do Bahia faz múltiplas funções: meia, atacante, lateral e ala são as principais.

- O Elias é um jogador de chegada rápida, vem bem de trás, tem velocidade na retomada de bola. Se repetir o que fez da Ponte Preta para frente, será um reforço muito grande para a formação que consideremos ideal para a equipe. O Gabriel já jogou em várias funções. Lateral, meia, atacante, ala pelo lado, atacante pelo lado. Não tem a característica de camisa 10 – disse o técnico Dorival Júnior, satisfeito com os reforços.

O Flamengo vai ganhar versatilidade com Elias e Gabriel. O GLOBOESPORTE.COM aponta duas possibilidades de formação de time. Uma no esquema 4-4-2, com o meio-campo com o desenho próximo a um quadrado, e outra no 4-3-3, com dois pontas e Vagner Love centralizado, algo que Dorival tentou na temporada passada com Thomás e Negueba, mas não funcionou. Nas duas opções, foi mantida a base da linha defensiva que terminou a temporada passada, exceto na lateral direita, já que Wellington Silva deixou o clube para jogar no Fluminese. Na projeção, a defesa tem Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e Ramon. O mesmo vale para a escalação de Amaral e Renato no meio-campo.

 

 

No 4-4-2, os dois reforços seriam parceiros no meio-campo. Amaral e Elias jogariam mais recuados, sendo o segundo pela direita. E Renato e Gabriel ficariam mais adiantados, com o ex-tricolor mais solto para fazer a aproximação com o ataque, também pela direita. Na frente, Vagner Love teria a companhia de Adryan, que jogou de segundo atacante na maioria das vezes que esteve em campo em 2012.

Numa formação com três atacantes, Gabriel jogaria mais adiantado, como um atacante pelo lado direito. Love ficaria centralizado, e Adryan pela esquerda. O trio de volantes continuaria o mesmo: Amaral, Elias e Renato. Os dois últimos chegariam mais ao ataque, e Gabriel e Adryan teriam a obrigação de acompanhar o avanço dos laterais adversários.

Dorival Júnior gostou dos reforços que recebeu, mas deixou claro que ainda espera um armador, alguém que possa fazer a função de um camisa 10. O Rubro-Negro tem carências na função desde a temporada passada, quando Ronaldinho Gaúcho deixou o clube. Hoje, as opções do elenco são Cleber Santana, Mattheus e Adryan.

 

 

As chegadas de Elias e Gabriel aumentaram, consideravelmente, o leque tático de Dorival Júnior. Mesmo ainda faltando um exímio meia armador, a chegada dos supracitados reforços vai proporcionar ao comandante rubro negro mais mobilidade na montagem do Fla 2013. Com o elenco atual, Dorival ganha o direito de usar o esquema tático de sua escolha. Pode se valer do 4-4-2 losango, do 4-3-3 com ponteiros, do hodierno 4-2-3-1 e até mesmo do obsoleto 4-4-2 quadrado. Abaixo o Painel Tático ilustra a notícia e demonstra, no tablado, o que pode ser feito por Dorival:

 

 

A primeira tentativa: Ao chegar no Fla, e após o péssimo trabalho de Joel Santana, Dorival tentou organizar o Flamengo nessa nova concepção do 4-3-3, que joga com dois meias-volantes e dois ponteiros abertos. Porém, não vingou: faltaram qualidade e experiência no meio, o que provocava o isolamento de Love e a significativa dificuldade de fazer gols.

 

 

Com o fracasso do 4-3-3, o treinador do Flamengo resolveu se resguardar defensivamente com o conhecido “diamante” pelo meio. O 4-3-1-2 rubro-negro promovia marcação individual nos meias laterais do 4-2-3-1 e tinha certa força ofensiva com dois atacantes e a chegada de Cléber Santana. O losango de Dorival, armado de acordo com o adversário, foi o melhor momento tático do Flamengo em 2012. Após algumas atuações consistentes, depois da derrota para o Fluminense o time caiu novamente e o treinador terminou o ano num pálido 4-2-3-1.

 

 

O melhor momento de Elias: assim como o companheiro de cabeça de área, o meio campista realizava a dupla função de proteger a retaguarda e também auxiliar com constância as ações ofensivas da equipe. Na organização tática do 4-2-3-1 de Mano Menezes, onde Dentinho e Jorge Henrique se sacrificavam marcando os laterais adversários, Elias tinha estrutura e cobertura para se dedicar ao ataque, talvez sua característica mais marcante. No 4-2-3-1 do Corinthians que conquistou praticamente tudo no primeiro semestre de 2009, Elias marcava e atacava com impressionante coordenação. Naquele time, laterais e volantes se alternavam no apoio e se juntavam ao trio de meias na transição ofensiva.

 

 

Opção mais adequada: Creio que o 4-4-2 losango é a melhor escolha para ser testada no início da temporada. Com treinamento, Dorival pode se valer de variações táticas que liberem Elias para avançar em velocidade pelo meio. Um exemplo seria Renato avançando pelo flanco ofensivo esquerdo para compor espaços no setor e atrair a marcação. O meia central, nesse caso, recuaria para compor a cabeça de área e Elias ganharia espaço pela intermediária para se juntar aos atacantes. Gabriel é um meia atacante habilidoso, veloz e com grande visão de jogo. Joga melhor perto da área, quase que na intermediária do adversário. Acho que aberto pelo lado, o ex-jogador do Bahia vai perder sua consistência na produção de volume de jogo ofensivo. Um sistema defensivo mais seguro pode proporcionar a Elias a segurança necessária para que possa exercer sua versatilidade de defender e atacar na mesma intensidade. Com a saída de Love e a provável titularidade de Liedson, serão ainda mais necessárias as incursões ofensivas de Elias e a participação constante de Gabriel para que o Fla seja perigoso no ataque.

 

 

Problemas do 4-2-3-1: Primeiramente, a fragilidade defensiva, visto que Elias avança com regularidade ao ataque. Outro problema seria Gabriel aberto pela direita. Como já explicado, o atleta rende mais jogando de meia atacante, mais próximo da área. A saída de Love tornou-se outro grande problema. Primeiro, porque esfriou a contratação de Carlos Eduardo. E também pela provável titularidade de Liedson, jogador com pouca mobilidade para jogar isolado no ataque. Entretanto, o problema principal é a falta de atleta para compor a meia extrema pela esquerda. Nem Renato Abreu, muito menos Adryan, possuem características para exercer a função.

 

 

A saída de Vagner Love, anunciada hoje, foi uma perda lastimável para o rubro negro carioca. Com Liedson na ponteira de ataque, Dorival vai ter que trabalhar a parte ofensiva para evitar seu isolamento. Mais um ponto para o losango nessa briga de esquemas táticos: o 4-4-2 vai aproximar a velocidade de Gabriel ao centroavante, assim como pode propiciar muito mais investidas ofensivas de Elias. Aguardo a opinião de vocês nos comentários! Abraço!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: ELIAS CHEGA PARA DINAMIZAR MEIO CAMPO DO FLAMENGO

4231 impossivel

Sandro | 18/01/2013

Boa Vitão! Com esses jogadores o 4231 é praticamente impossível. Losango neles! Abç!

Novo comentário