PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: SCOLARI CONVOCA TIME BRASILEIRO PARA OS PRÓXIMOS AMISTOSOS

06/03/2013 13:59

 

PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: SCOLARI CONVOCA TIME BRASILEIRO PARA OS PRÓXIMOS AMISTOSOS

 

 

Saiu ontem à convocação da Seleção Brasileira para os jogos contra Itália e Rússia, dando seguimento a preparação do Brasil para a disputa da Copa das Confederações. As maiores novidades foram as convocações de Kaká e do atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid. Ronaldinho Gaúcho, dessa vez, ficou de fora. Ilustrando a notícia, segue abaixo reportagem do globoesporte.com:

 

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta terça-feira a Seleção para os amistosos contra a Itália, em Genebra (Suíça) no dia 21, e a Rússia, em Londres (Inglaterra), no dia 25. O meia Kaká, do Real Madrid, e o atacante Diego Costa, do Atlético de Madri, são as novidades. Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, está fora.

- Kaká está sendo convocado dentro da igualdade que eu vou dar a todos os jogadores. Todos vão ter um, dois jogos no mínimo, nas mesmas posições e depois eu escolho - disse Felipão.

Na estreia do treinador, o Brasil perdeu por 2 a 1 para a Inglaterra em 6 de fevereiro, no estádio de Wembley. A CBF tem ainda mais três amistosos marcados antes da Copa das Confederações, mas esta foi a última convocação com atletas que atuam no exterior. No dia 24 de abril, a Seleção pega o Chile no Mineirão, somente com jogadores que atuam no país. Depois, já com o grupo do torneio-teste da Copa do Mundo, o time de Felipão terá Inglaterra (2 de junho, no Maracanã) e França (9 de junho, na Arena do Grêmio) pela frente.

Em relação à primeira convocação do treinador, as novidades são: Dedé (Vasco), Diego Cavalieri (Fluminense), Diego Costa (Atlético de Madri), Fernando (Grêmio), Kaká (Real Madrid), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Thiago Silva (PSG) e Marcelo (Real Madrid). Hernanes (Lazio), que havia sido chamado, ficou fora da derrota para os ingleses por lesão. Estão fora agora Adriano (Barcelona), Ronaldinho (Atlético-MG), Luis Fabiano (São Paulo), Leandro Castán (Roma), Miranda (Atlético de Madri), Diego Alves (Valencia) e Arouca (Santos).

Kaká não atua pela Seleção desde 14 de novembro de 2012, quando foi titular no empate de 1 a 1 com a Colômbia. Convocado pela primeira vez para vestir a amarelinha, Diego Costa tem 24 anos e está no Atlético de Madri desde 2010. Nascido no Sergipe, o atacante nunca atuou profissionalmente no Brasil e já passou por clubes como Braga (Portugal), Celta, Valladolid e Rayo Vallecano (Espanha).

- Venho observando o Diego desde que assumi a Seleção, com detalhes que coletei nos últimos jogos e com técnicos europeus que tenho contato. Ele merece essa oportunidade para que possamos observá-lo, ele tem uma característica importante para o grupo, é muito forte, sabe guardar posição, luta muito mais do que é imaginado - explicou o treinador.

A comissão técnica e os jogadores vão se reunir em Genebra no dia 18. No dia seguinte, Felipão fará a primeira atividade antes do duelo contra os italianos, no dia 21, às 16h30m (de Brasília), no Estádio de Genebra. Quatro dias depois, a equipe canarinho vai encarar a Rússia, em Londres, às 16h30m (de Brasília).

 

 

 

Algumas respostas de Felipão em sua entrevista coletiva, após a convocação, indicam um pouco daquilo que deveremos ver no time a partir do jogo contra a Itália. Sobre o primeiro volante de marcação, foi enfático e disse não abrir mão: “Não quero deixar meus zagueiros no mano a mano”. Ressaltou Scolari que o volante de marcação á frente da área é o responsável pelo primeiro combate, não deixando a defesa exposta. Completou dizendo:

 

- Tenho que jogar primeiro para não levar o gol, porque fazê-lo é uma conseqüência com os jogadores que temos.

 

Ainda sobre o volante de contenção, salientou que o coletivo está em primeiro lugar, sendo que nessa perspectiva alguns talentos podem perder a vaga no time titular por uma questão de segurança coletiva. E acenou fortemente para um cenário de compensações táticas ao declarar que as convocações de Diego Costa e Fernando, significam ter no elenco jogadores que lutem para os talentos brilharem. A mesma ideologia usada em 2002 para extrair o talento de Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo.

Criticou novamente o posicionamento do jogo contra a Inglaterra, principalmente quando o time perdia a bola, ou seja, na transição defensiva. Salientou que não viu, por exemplo, o Brasil incomodando de forma eficaz a saída de bola do adversário, além de elogiar o padrão tático do time inglês e suas variações de jogadas. O fato de Neymar não recompor e a dificuldade de Oscar em fazer o mesmo, devem estar preocupando o treinador, que sempre prima pela “segurança”.

Por fim, foi perguntado na coletiva se iria mudar o esquema. Na hora de responder ficou em cima do muro, colocando que algumas coisas irão mudar no que tange ao posicionamento. Dentro de tudo que foi dito pelo treinador, o mais provável não é o abandono do 4-2-3-1, mas sim uma adequação para fortalecer a segurança defensiva do time brasileiro. Taticamente falando, Felipão parece querer um 4-2-3-1 com dinâmica de 4-3-1-2, algo diferente do 4-2-3-1 torto de Dunga, mas com algumas semelhanças de posicionamento.

 

Provável compensação tática de Felipão: um 4-2-3-1 como posicionamento base e uma dinâmica de 4-3-1-2, o que pode promover a saída de Oscar e a entrada de Hernanes pela direita, fazendo o jogador da Lazio aquilo que Elano fazia no time de Dunga. Kaká e Neymar devem alternar na composição de espaços pelo lado esquerdo, que ainda terá a ajuda do volante de marcação. A intenção, como em 2002, é liberar três talentos para decidir e montar um sistema de marcação sólido. Nessa perspectiva, Neymar é segundo atacante com liberdade para flutuar e Kaká um meia de ligação, também com mais liberdade. É bem provável que o meia da direita seja muito mais um terceiro volante do que um meia armador extremo. Enfim, Felipão começa a colocar sua cara na equipe. Os jogadores com os nomes em preto, provavelmente serão titulares contra a Itália. Em vermelho, os que disputam as vagas nas posições restantes.

 

 

Dentro dessa convocação e da dinâmica apontada pelo treinador, Hernanes pela direita com dois volantes pode dar um equilíbrio maior para o meio de campo, liberando Neymar para decidir. Com Oscar ou Lucas pela beirada oposta, a jóia santista tem que ser mais meia do que atacante e recompor a linha defensiva como o companheiro. Infelizmente, teremos que esperar para ver como o Brasil vai ser escalado contra a Itália. O jogador escolhido para jogar pela direita mostrará as intenções reais de Luís Felipe para o meio, porque o primeiro volante já está garantido. Abraço!

 

 

 

 

Notícia Ilustrada:

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/03/felipao-chama-kaka-e-diego-costa-ronaldinho-fica-fora-de-amistosos.html

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: SCOLARI CONVOCA TIME BRASILEIRO PARA OS PRÓXIMOS AMISTOSOS

Seleça

Max Pohl | 07/03/2013

Grande Vitão , sempre analisando com excelência , achei a convocação do seu Bigode acertada tirando nomes como Bernard , Rafael e Diego Costa todos jogadores são os melhores que temos em cada posição. Quanto a minha opinião acho que Lucas na direita enriqueceria nossa produção ofensiva pelas sua característica aguda , caso não dê liga acho que Hernanes também pode ocupar com muita qualidade o lado direito fazendo papel semelhante a Elano em 2010 com muito mais técnica.O calcanhar de aquiles será nossa lateral direita Dani alves não vem inspirado e Rafael esta se provando ainda no Man Untd. Jogador que esta merecendo chance na seleção descaradamente é Zé Roberto ta comendo bola , grama o estadio inteiro rsrs vale o teste ! No mais nada acresentar, um grande abraço e continue sempre analisando e publicando no Grupo !

Re:Seleça

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2013

Grande Max Pohl! Estou aqui assistindo seu Bayern pela Champions League e o Arsenal acaba de fazer 1 a 0. Vamos ver como vai terminar...rs! Sobre a Seleção, dos nomes que você cobrou eu também clamo pelo de Bernard, jogador veloz que pode encaixar bem na lentidão do 4-2-3-1 brasileiro. Eu também prefiro o Lucas pela direita e o Hernanes de segundo volante, mas coloquei Hernanes pelo flanco na ilustração para coadunar com a dinâmica de 4-3-1-2 indicada por Felipão. Sobre Daniel Alves, como conversamos no Grupo, rende mais na concepção tática do 3-4-3 com o lateral esquerdo fazendo o terceiro zagueiro. Obrigado pelo elogio e pela participação! O Grupo Discussão Tática, hoje um verdadeiro sucesso, foi ideia e criação sua. Nós, todos os blogueiros, agradecemos sua iniciativa! Abraço!

Novo comentário