SUÉCIA 0 x 3 BRASIL: MANO POSTA O BRASIL EM LINHAS DE QUATRO

15/08/2012 18:07

 

Como previsto aqui no Painel Tático, Mano Menezes escalou a Seleção Brasileira num típico 4-4-2 em linhas. As diferenças com relação à prévia tática divulgada aqui ontem foram às inversões na zaga e no meio. Thiago Silva ficou na direita e David Luiz foi para a esquerda. No meio, Mano preferiu colocar Oscar de winger pela esquerda e Ramires pela direita, fazendo este uma dobradinha com Daniel Alves pelo setor. A Suécia também veio postada no 4-4-2 britânico, porém sem compactação entre as linhas. Esse foi o painel tático da partida:

 

 

 

Parece que Mano Menezes, após os jogos olímpicos, resolveu apostar no 4-4-2 para o seguimento do seu trabalho. Assim como a Argentina faz com Messi, o treinador brasileiro está dando espaço para o esquema tático que deixa Neymar livre em campo como um típico segundo atacante.  E o craque santista tem rendido bem jogando solto pelo campo ofensivo do Brasil.

O ponto fraco do esquema foi o isolamento de Oscar e Ramires pelos flancos, o que pouco contribuiu para a criação de jogadas pelo meio e também pelas laterais. O Brasil teve posse de bola, controlou o jogo e a defesa pouco sofreu. Entretanto, não podemos ignorar a fragilidade do time sueco, muito fraco no aspecto técnico.

O 4-4-2 privilegia o talento de Neymar ao lhe dar liberdade, tornando menos óbvio o seu posicionamento. Porém, a movimentação não pode limitar-se ao posicionamento do craque santista. Faltou mais troca de posições e centralizações de Oscar e Ramires. No primeiro tempo o Brasil fez um gol com Leandro Damião em bela jogada de Neymar, que teve um gol mal anulado pela arbitragem.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, quando a Suécia tentou empatar partindo para o campo de ataque brasileiro, Mano, usando os braços, pedia para que as linhas se alargassem para as laterais, insistindo muito para o time abrir. Também pedia, aos gritos, um acionamento mais incisivo de Daniel Alves. Concordo com o alargamento e a preocupação das jogadas laterais, mas Neymar ficou um pouco sobrecarregado na criação no primeiro tempo.

Na segunda etapa a Seleção se movimentou com mais desenvoltura e envolveu mais o time sueco. Ramires veio para a esquerda, como no Chelsea, e Oscar retornou para a direita. Mais para o final, com as entradas de Pato e Hulk, Mano remontou o 4-2-3-1. Ramires deu mobilidade ao meio e acelerou a saída de bola. É uma boa opção na vaga de Rômulo. Pato entrou bem, sofreu pênalti e fez dois gols. A briga entre ele e Damião está ficando boa.

Mano respirou aliviado após o resultado obtido contra a Suécia. Seguindo outro rumo tático, o comandante canarinho vai deixando o 4-2-3-1 e começa a desenhar a Seleção principal no 4-4-2 em linhas que libera Neymar para criar e atacar. Creio que esse time pode melhorar com as entradas de Jefferson, Marcelo e Lucas. Assim, os volantes seriam Ramires e Paulinho. Lucas faria a meia lateral direita, com Oscar pela esquerda e Neymar como segundo atacante. Agora, somente o tempo dirá para Mano se ele está percorrendo o caminho tático correto. O tempo é curto e, em dois anos, ainda não enxergamos resquícios de padrão tático. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: SUÉCIA 0 x 3 BRASIL: MANO POSTA O BRASIL EM LINHAS DE QUATRO

burro, burro e burro

Camilo | 17/08/2012

cara, que merda e essa de jogar com esquema ingles? esse mano nao sabe nada de tatica, de evoluçao tatica. O 4-4-2 ingles e um resquicio do rugby, que praticamente veio da mesma arvore do futebol. Esse esquema e so correria lateral e pouca criatividade. Existem esquemas que dao privilegio ao futebol arte, com mais habilidade e criaçao no meio como o 4-3-3 e os outros tipos de 4-4-2. Esse cara ta acabando com o futebol brasileiro! Corno, babaca, burro! Fora otario!!!

Re:burro, burro e burro

Victor Lamha de Oliveira | 20/08/2012

Olá Camilo, seja bem vindo ao Painel Tático! Você lembrou muito bem: o 4-4-2 em linhas é um resquício do rugby e seu jogo veloz pelas bordas do campo. Os ingleses, aliás, no início da década de 60 (sendo um exemplo a Inglaterra na Copa de 66), foram os primeros a usar o 4-4-2, numa época em que o futebol começava a viver a "Era do 4-3-3", que duraria até o final da década de 80. Os ingleses se valeram desse esquema porque ele coadunava com as características históricas do futebol local. Também prefiro outros esquemas como o 4-2-3-1, o 4-4-2 losango, o 4-2-2-2 e o 4-3-3. E outra: também não concordei com a permanência do Mano! Abraço!

Re:Re:burro, burro e burro

Camilo | 21/08/2012

Poxa Victor, esse Mano ter ficado me deixou chateado. Ele é burro demais. Pq nao coloca o Ramires no meio e o Ralf e o Paulinho na cabeça? Pq nao aproveita o entrosamento dos dois se ele ja treinou os dois? Pq É BURRO! O q vc achou de Ral e Paulinho juntos??????

Re:Re:Re:burro, burro e burro

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Camilo, eu escalaria o time relatado no post, que tem Paulinho, Ramires, Lucas, Neymar, Oscar e Damião. Entretanto, como eu disse para o Maurício, se o Lucas não corresponder, Ralf pode ser uma boa opção para Mano, até por coadunar com sua ideia retrógrada de jogar com um volante destruidor de jogadas e outro com habilidade. Nosso treinador já disse em entrevistas que gosta de ter UM volante que sai jogando. Coisas de Mano! Mas sua opção pelo entrosamento de Ralf e Paulinho é válida e bem interessante! Abraço!

Estilo Ingles

Maurício | 16/08/2012

Fala Victor, blz?

Excelente post mais uma vez, parabéns !

O Brasil jogou no estilo Ingles (seleção Inglesa, Manchester United, City e etc..), onde Neymar fez o "papel de Rooney". Não gostei muito do Ramires jogando muito aberto pela direita de Winger, e Oscar tbm pelo outro lado, acho eles não uns verdadeiros Wingers, acho que hoje na seleção que poderia fazer esse papel é o Lucas e Hulk, talvez esses dois. O Problema que mata Ramires e Oscar, dois jogadores de muita importância para equipe. Gostei muito do Neymar jogando livre, sem ficar preso na esquerda!!

Daniel Alves não foi bem tbm, mas tem que lembrar que ta retornando ainda neh!

Abraço

Re:Estilo Ingles

Victor Lamha de Oliveira | 20/08/2012

Grande Maurício!!! Como vai gaúcho? Seu Grêmio deu goleada ontem né? E o Galo disparado na ponta! Muito obrigado pelo elogio! Você é o leitor número 1 do site! Sempre um prazer recebê-lo! Eu também não gostei do Ramires muito aberto pelos flancos. Também gostei do Neymar solto. Porém, eu acho que Oscar tem que jogar centralizado e Ramires de volante. Para isso, esse esquema de winger e segundo atacante solto teria que ser trocado pelo antigo 4-2-3-1, com Paulinho e Ramires de volantes, Lucas pela direita, Neymar pela esquerda, Oscar pelo centro e Damião no ataque. Essa seria minha Seleção: ofensividade e qualidade dispostas num autêntico 4-2-3-1. Abraço!

Re:Re:Estilo Ingles

Maurício | 20/08/2012

É, ta dificil de parar o Galo heim, Campeão do primeiro turno, ontem achei que o Fogão ia parar eles, mas não deu !!

É concordo com vc, o time ficaria assim né:

------------------------------Paulinho-----------------Ramires---------------------------------

----Lucas-----------------------------------Oscar--------------------------------Neymar-----

-----------------------------------------------Damião-----------------------------------------------

Abraço

Re:Re:Re:Estilo Ingles

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Verdade...rsrsrs...quando o Botafogo empatou, achei que tinha chance até de virar, mas o Galo está forte e vingador né...rs! Você desenhou corretamente: essa seria, no momento, a melhor Seleção Brasileira disponível. Futebol é momento! Coerência é coisa de Dunga! Esse time tem técnica, juventude e velocidade! Abraço!

Re:Re:Re:Estilo Ingles

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Só uma coisa que ia escrever e esqueci...uma mudança que pode ser feita, é Ramires jogar pela direita (não muito aberto) e Mano escalar um outro volante ao lado de Paulinho. Mas isso no caso de Lucas não corresponder. O problema é que o Mano, na oportunidade que teve de testar o menino, levou o Hulk, colocou o Alex Sandro na final e acabou, no final das contas, sem o ouro. Abraço!

4-4-2 quem pode ser winger ...

Max | 16/08/2012

Victor ótima análise , mais faco seguinte observacao o grande problema de mano na selecao é a falta de aplicacao tática dos wingers que por motivos obscuros nao marcam , o que acarreta num efeito cascata que sobrecarrega o sistema defensivo , por que todo adversário do brasil sabe que segurando o meio e forcando o jogo brasileiro pelos lados (saida de bola ) inevitavelmente encontrara espaco para por a bola nas costas de marcelo ou dani alvés ja que tera que sair para conduzir a saida de bola . A solucao tática clara e difundida mundialmente seria usar os volantes , mais justo ai nasce o segundo problema a ser resolvido por mano menezes , jogar com volantes de qualidade . Pegando exemplos como barcelona , espanha e alemanha notamos a desenvoltura dos volantes em sair para o jogo e nos passes verticais o que torna o jogo mais "coletivo " ja que nao somente os laterais ficam incumbidos de sir pro jogo porem é claro que para poderem fazer isso os times usam a conhecida compactacao que facilita o trabalho dos volantes mesmo que nao tenho o estilo "pegador" , mais isso está a anos luz da selecao , faco a sugestao vamos todos nós blogueiro nós reunir e escrever uma carta para o mano citando estes problemas POR QUE ELE NAO VE ISSO NAO EH POSSIVEL hahahah

1 | 2 >>

Novo comentário