Tupi 3 x 1 Guarani: Um prêmio para a inteligência tática de Moacir

25/03/2012 18:43

Tupi 3 x 1 Guarani: Um prêmio para a inteligência tática de Moacir

 

O Galo Carijó venceu o Guarani jogando em casa e estacionou de vez no G4 do Campeonato Mineiro.  O grande destaque da equipe nesta rodada não foi Ademílson nem Henrique, sendo o comandante Moacir Júnior. Impressiona a boa leitura que o treinador tem do jogo, assim como sua perspicácia tática. Ontem no Municipal, o treinador desmanchou o 4-2-3-1 que se mostrou apático e ineficaz contra o Villa Nova, trazendo o Tupi a campo num 4-4-2 losango, com Allan na criação e Michel Cury junto de Ademilson no ataque. O Guarani veio postado num 4-2-2-2 ortodoxo, que por muitas vezes se transformava num 4-3-1-2. O Tupi veio a campo jogando dessa forma:

 

 

Como mostrado acima, o Carijó veio escalado com Henrique na lateral direita e um losango no meio de campo, com Jaílton na proteção da zaga e Allan ligando a meiuca ao ataque. Parece que o taxista se tornou, de vez, um meio campista no jogo Carijó. George voltou ao time titular para, ao lado de Salino, e como este, marcar e sair para o jogo, compactando a equipe e dando ofensividade ao jogo do time. No ataque o treinador colocou Michel Cury ao lado de Ademilson, buscando dar volume de jogo ofensivo ao alvinegro, visto que na última partida faltaram habilidade e criação no jogo do time.

Mas as coisas ficaram difíceis durante o duelo. Após marcar seu gol, aos três minutos de partida, com Ademilson, o Guarani tomou o meio de campo para si, tirando do Tupi o controle do jogo. Diante desse congestionamento montado no meio de campo pelo treinador do bugre mineiro, mostrou Moacir Júnior a sua capacidade de fazer a leitura correta da partida, algo difícil entre os treinadores brasileiros.

Diferentemente da última partida, onde o comandante Carijó não alterou o panorama tático, assim como substituiu mal e tardiamente a equipe, ontem o treinador agiu rápido e mudou a história do confronto. Chamou George na beira de campo e com os dedos lhe mostrou como queria o novo posicionamento da equipe, agora com três zagueiros. Assim ficou o jogo do Galo a partir dos vinte minutos do primeiro tempo:

 

Inteligentemente, Júnior recuou George para a zaga, visto a força física do jogador e sua qualidade para sair jogando. Já tinha feito isso em algumas oportunidades durante o jogo contra o América, em Teófilo Otoni, com resultado positivo e satisfatório. Desta forma liberou os alas Michel e Henrique para apoiar com veemência o ataque Carijó, o que lhe rendeu o procurado volume de jogo ofensivo, o domínio da partida e a importante vitória. Eu já tinha salientado aqui no Painel Tático, no post do jogo Tupi x Uberaba, análise que foi até publicada por Ricardo Wagner no Diário Regional, que o 3-5-2 é uma ótima opção tática para dar variação ao jogo do Tupi.

Henrique e Michel são muito mais alas do que precisamente laterais, afinal possuem qualidade técnica para jogar no meio, precisando de liberdade para auxiliar a equipe de Juiz de Fora. O melhor desenho tático de uma equipe é aquele que potencializa o aproveitamento das qualidades dos atletas a disposição. Nota dez para Moacir Júnior, o maior responsável por essa guinada do Tupi. É um excelente e inteligente treinador. Estamos bem servidos! Para cima deles Galo! Rumo ao título! Comentem!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: Tupi 3 x 1 Guarani: Um prêmio para a inteligência tática de Moacir

bom jogo

DAVID PEREIRA | 26/03/2012

b.dia á todos bela vitória conquistou o galo!começando no tradicional 4 4 2 o tupi mostrou que da para jogar no campo do adversário mas comete muitos erros infantis,como após marcar o gol recuou desnecessáriamente dando ao adversário campo para se organizar em campo passando assim ser precionado,tem o tupi um treinador de muita qualidade que consegue muitas vezes mudar taticamente o panorama do jogo,creio que está variações do 4 4 2 para o 3 5 2 foi em parte crucial parav desorganizar o guarani que logo no inicio da 2 etapa chegou ao empate forçando ao galo ir pro tudo ou nada mais com muita cautéla haja ver que uma derrote lhe custaria a tão sonhada classificação;vejo que esta duas forma tatíca de jogar são as melhores no momento contra os pequenos agora é esperar para ver como vamos nos portar contra o america um empate contra eles é bem vindo porque iremos jogar lá e podemos ganhar da pantera e consolidar de vez á vaga para o quadrangular final parabens ao galo e ao moacir que soube á tempo fazer as correções no momento exato onde tudo parecia perdido em campo agora vamos pensar na sr.c um abraço a todos

Re:bom jogo

Victor Lamha de Oliveira | 28/03/2012

Grande David! Também confio no Moacir! Galo na final! Abraço!

Novo comentário