TUPI 1 x 1 ATLÉTICO: JOGO DURO E BELO DUELO TÁTICO

23/04/2012 14:24

 

O duelo de Galos, jogo duríssimo em campo, foi também um belo duelo tático entre dois grandes treinadores. Novamente, os dois comandantes escalaram suas equipes no 4-2-3-1, cada um com sua peculiaridade para se adequar à estratégia de jogo do adversário.

 Como já ressaltado aqui no Painel Tático, a jogada com Henrique pela direita estava óbvia, precisando o Tupi de outra saída quando esta fosse anulada pelo adversário. No primeiro tempo Cuca conseguiu ceifar o volume de jogo ofensivo do Carijó, valendo-se de um esquema especial de marcação. Esse foi o desenho tático da primeira etapa:

 

 

Em entrevista à Rádio Globo, após a partida, Moacir Júnior disse que na primeira etapa sua equipe “teve dificuldade de encaixe pelo lado esquerdo”, problemática tática resolvida pelo treinador no segundo tempo, como o próprio relatou na citada entrevista. Creio que tal dificuldade foi ocasionada por dois fatores, sendo estes o mérito de Cuca e a própria proposta de jogo do Tupi.

Para alimentar Henrique pela direita, era sabido por Cuca que, a jogada forte do Tupi, se efetivava não só pela habilidade do baiano, mas pelo auxílio e movimentação de Flávio e Salino. Desta feita, colocou Bernard para acompanhar Flávio, tudo para evitar que esse tivesse espaço para jogar com Henrique. Richarlyson também ficou mais preso na marcação do meia direita Carijó, com Leandro acompanhando Salino e Lima praticamente na sobra.

 A própria ênfase de jogo pela direita, praticada pelo Tupi, lhe retirou a capacidade de criar boas chances de gol. Como o jogo se concentrou pelo lado direito, Allan ficou sozinho em grande faixa de campo, cercado por três defensores atleticanos. Cuca, de forma sábia, liberou Danilinho para jogar aberto no flanco esquerdo da defesa do Tupi, prendendo Michel na marcação e isolando, ainda mais, Allan na meia esquerda. Como Moacir “entorta” seu 4-2-3-1 para a direita, Cuca “entortou” o seu para a esquerda, montando esquema especial de marcação pelo lado direito.

Henrique jogou muito mal, isso é fato. Acho até que mereceu as vaias que recebeu ao sair de campo. Sua má atuação, ou melhor, sua omissão, em muito prejudicou a atuação ofensiva do Tupi. Mas temos que compreender que faltou espaço para que pudesse fazer seu jogo incisivo de partir para cima e decidir para o Galo. Diante da patologia tática, coube a Moacir criar o remédio para tal problemática.

Na volta da segunda etapa, Salino já voltou caindo também pela esquerda, tentando descaracterizar a obviedade do jogo do Tupi. Ainda no início da etapa complementar, Moacir fez alteração para sanar de vez o problema, após gol do time Atleticano. Colocou Michel Cury e tirou Jailton, tentando empurrar o Tupi para o ataque. Assim ficou, taticamente, a equipe Juiz-Forana:

 

 

Salino passou a jogar de segundo volante, saindo para o ataque e fazendo a cobertura de Flávio, para que esse pudesse se mandar para o ataque. O comandante Carijó conseguiu abrir espaço para Henrique jogar pela direita, mas o atleta estava sem brilho e sem qualquer inspiração. Michel Cury entrou bem, diversificando o jogo pelos dois lados e partindo para cima da defesa adversária. Numa jogada dessa, arrancando em direção à área do Atlético, recebeu falta de Pierre. Na cobrança fez um golaço, verdadeira pintura, colocando a bola na gaveta de Giovanni. Belíssimo gol Carijó!

Antes de terminar, queria fazer algumas observações. Primeiramente, parabenizar a atuação impecável de Rodrigo e da dupla de zaga Carijó, uma das melhores que já vi jogar pelo Tupi. Também queria salientar, mais uma vez, que Salino não pode ser meia de criação do time. Além de faltar qualidade para tanto, joga carregando a bola, muitas vezes de cabeça baixa. Sua função é segundo volante, sendo que na minha opinião, seu lugar é no banco de reservas. Por fim, quero atestar a necessidade que a equipe tem do toque cerebral de Michel Cury e parabenizar toda a torcida, verdadeiros guerreiros Carijós!

Confesso que estava confiante na vitória, mas fui embora para casa satisfeito. O Tupi não venceu, mas convenceu pela luta e pelo amor a camisa! Não faltou garra, não faltou honra, não faltou vontade. Eu confio num resultado positivo no jogo de volta, acreditando na volta de Cury e numa melhor atuação de Henrique, jogador fundamental na engrenagem ofensiva da equipe. Mais uma vez os parabéns para a inteligência tática de Moacir Júnior. Belo trabalho! No mais, a minha aposta para o jogo de volta é 1 a 0 para o Tupi, gol de Ademílson! Abraço!

 

                                                                        

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

 

 

 

 

Tópico: TUPI 1 x 1 ATLÉTICO: JOGO DURO E BELO DUELO TÁTICO

FICOU DIFICIL

DAVID PEREIRA | 24/04/2012

OLÁ VITÃO BOM DIA ,OLHA ACOMPANHEI O JOGO PELA TV MAS PARA MIM O JOGO EM SI NÃO TV MUITA EMOÇÃO,O ATLÉTICO VEIO COM O PROPÓSITO DE GARANTIR O EMPATE E CONSEGUIU,NA ESPERANÇA DE FAZER VALER O SEU MANDO DE CAMPO NO JOGO DE VOLTA,POREM CORRE O RISCO DE SER SÚRPRIENDIDO EM CASA, POIS O TUPI JÁ DEMONSTROU EXTREMA CAPACIDADE DE REAÇÃO FORA DE SEUS DOMINIOS,O QUE VALE LENBRAR É QUE O MOACIR ESTA SENDO MUITO FELIZ TENDO EM SEUS COMANDADOS UMA ENORME ENTREGA E ESPIRITO DE LUTA QUE Á MUITO NÃO SE VIA NO TUPI,FAZENDO COM QUE NOSSO GALO TENHA SE FORTALECIDO E SE AGIGANTASSE DIANTE DOS PODEROSOS DA CAPITAL E SE IMPONDO PERANTE OS OUTROS CLUBES,VAMOS ATÉ A CAPITAL OU EM 7 LAGOAS NÃO IMPORTA PARA MIM E MUITOS OUTROS TORCEDORES O TUPI JÁ CUMPRIU SEU PAPEL NO MINEIRO 2012 AGORA É PENSAR NO BR SE FORTALECER PARA SE MANTER POR LÁ E ALMEIJAR O MAIOR NUMEROS DE PONTOS NO INICIO PARA BUSCAR O ACESSO A SR B 2013.PARABÉNS AO TUPI E AOS SEUS DIRETORES QUEM SABE NOANO DO CENTENÁRIO O TUPI POSSA FAZER COMO O VASCO COMO O UNICO A CONQUISTAR UM TITULO NO ANO DO SEU CENTENÁRIO VAMOS LÁ GALO VAMOS LÁ TUPI ESTA É A SUA VEZ É A VEZ DE JUIZ DE FORA

Re:FICOU DIFICIL

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Grande David!!!!! Como vai irmão? Tava sumido hein??? Pode sumir não...rs!!! Concordo plenamente com você: esse grupo já demonstrou capacidade de reação, fato que nos enche de esperança! Também bato palmas para o grupo, técnico e diretoria, afinal o Tupi já fez o seu papel no Campeonato Mineiro, honrando nossa cidade! Mas acho que se o Tupi acreditar e continuar lutando, tem tudo para chegar na final e, quem sabe, até ganhar o título inétido! É latente a fraqueza técnica e tática de Cruzeiro e Atlético! É a nossa chance! Abraço! Volte sempre!

absurdo!!!

sergio santos | 23/04/2012

cara, e um absurdo a escalaçao desse salino baladeiro, grosso pra caramba!!! fora salino! fora henrique! tupi e raça!!!

Re:absurdo!!!

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Olá Sérgio, tudo bem? Com relação ao Salino, acho que o jogador não tem condições de ser meia de criação! Na minha opinião ele deveria ser reserva do George e do Jailton! Sobre o Henrique, acho que está sendo um pouco injusto! Apesar de ter jogado mal, e de firular sem objetividade as vezes, ajudou e muito nessa classificação da equipe! Estava muito bem marcado e sem espaço para jogar! Eu confio no Henrique e gosto do futebol dele! Ainda mais no elenco do Tupi, tão carente de qualidade técnica! Abraço e volte sempre!

Arbitragem lamentável e um empate ruim pro nosso Galo Carijó

Juninho Esterce | 23/04/2012

Ô Vitão! É... em mais um emocionante jogo de um tempo só, Tupi e Atlético ficam mais uma vez no empate, dessa vez, pelo menos, com gols; 1 pra cada lado e a decisão fica pro próximo fds. Não acredito q a decisão ficou pro jogo que vem não, pq a Federação Mineira parece que quer faturar sempre com decisões de times da capital, pois o q o árbitro deixou de dar pro Carijó de faltas, como aquele pênalti escandaloso no final foi uma barbaridade! Cartões pra equipe do Atlético não mostrados tbm ficou claro q sempre são beneficiados. E qnto ao segundo tempo, nossa... só os gols mesmo, pq o jogo amarrado e o Atlético tocando de um lado pro outro foi o mesmo de semana passada. Na minha opinião o Tupi jogou melhor semana passada e o Atlético melhor nesse último jogo; vieram com mais vontade, mas a incapacidade de seus jogadores ficou evidente. Nesse esquema do Moacir Júnior o camisa 5 Jaílton ficou totalmente perdido em campo, pq ele não marcava como deveria e não tem habilidade pra armar jogadas, portanto não entendi a torcida gritando "burro!". O Michel Cury é titular e ngm tem q discutir isso, pq o time não tem peças de reposição, nem titulares, mas consegue chegar a algum lugar com esses jogadores q tão lá.

Re:Arbitragem lamentável e um empate ruim pro nosso Galo Carijó

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Grande Júnior, sempre prestigiando o Painel Tático! Obrigado irmão!!! Também acho que o Carijó, para variar, foi prejudicado pela arbitragem! Além do penalti não marcado, ele dava tudo contra o Atlético e só marcava as faltas grosseiras no Tupi! Como sempre! Como esperado! O Jailton estava jogando de primeiro volante, sua posição de origem. O problema nesse caso foi de ordem técnica, e não de ordem tática, afinal o jogador estava num dia infeliz. Como Salino estava caindo muito pela direita, sobrou espaço pela meia esquerda, terreno onde Jailton estava avançando na saída de bola! Acho que o Michel Cury é titular, mas no lugar do Salino! A minha dupla de volantes continua sendo Jailton e George! Eu ainda confio! E você? Abraço

Re:Re:Arbitragem lamentável e um empate ruim pro nosso Galo Carijó

Juninho Esterce | 25/04/2012

Confio, claro! Mas aquele Henrique, camisa 10... camisa 10 aonde??? Ele é lento, não se apresenta pra jogo, se marca, pois fica atrás do adversário e não ocupa uma posição digna de um meia, pq ele se manda lá pro ataque e não fica ngm pra armar as jogadas, obrigando os zagueiros a fazerem isso, como foi no jogo, lançamentos de Sílvio e Ladeira pro campo de ataque. Ainda falta à diretoria trazer um camisa 10 de fato, e experiente tbm. Um atacante veterano pra compor o elenco pro Brasileiro q se aproxima, mais jogadores q chamem os torcedores pro estádio.

Re:Re:Re:Arbitragem lamentável e um empate ruim pro nosso Galo Carijó

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

O problema do Henrique, é que ele gosta de jogar pelos lados, bem aberto mesmo, não podendo ser o responsável pela criação, mas um auxiliar dela! E também tem a orientação do Moacir Júnior, que o coloca bem aberto pela direita para fazer a tabela com o Flávio, visto que esta é uma jogada forte do Tupi! Faltou foi um meio campista mais cerebral, que distribuíse o jogo com passes longos, jogada boa para a velocidade de Ademilson e do próprio Henrique! Michel Cury é o único com essa característica no elenco, e acabou entrando tarde na partida! Valeu garoto! Abraço

Novo comentário