TUPI 2 x 0 BRASILIENSE: CARIJÓ CONSEGUE SUA PRIMEIRA VITÓRIA NA SÉRIE C

12/08/2012 02:46

 

Enfim, e para alívio da torcida, o Tupi ganhou do Brasiliense e saiu da lanterna da Série C. No plano tático, Surian manteve o 4-2-3-1. Entretanto, alterou a estratégia aplicada ao esquema, buscando acabar com o isolamento de Ademilson e aumentar o volume de jogo do time. Assim, prendeu Fabrício Soares na lateral esquerda, como uma espécie de terceiro zagueiro e liberou Fabinho como um verdadeiro ponta, fazendo este o segundo atacante que Ademilson necessitava para não ficar isolado.

Outra compensação tática utilizada por Felipe Surian foi no meio. Para que Salino pudesse ser um segundo volante mais incisivo, George ficou mais preso à defesa, auxiliando bastante na proteção e na cobertura de Alex. Já a equipe do Distrito Federal, como esperado, assim como o Santo André no sábado passado, veio postada num defensivo 4-3-1-2, colando um volante em cada homem da suposta linha de três meias do Tupi. Esse foi o painel tático do primeiro tempo:

 

 

A estratégia e a escalação de Surian, que colocou Fabinho como um ponta esquerda, parece ter surpreendido taticamente a equipe do Brasiliense. Deu a impressão que o técnico Ney da Matta estava esperando aquela linha de três meias estática e sem variações que ficou presa na retranca armada pelo Santo André. Com a transformação de Fabinho em ponta e a liberação de Salino para auxiliar na criação (que também obteve ajuda de Allan), voltou o Tupi a conseguir uma posse de bola maciça e vitoriosa. Fabinho jogou nas costas de Everton, guarnecida sua liberdade pela “prisão” de Soares, impecável taticamente.

O golaço de Silvio aos 14 minutos da primeira etapa e as outras chances que teve o Carijó fizeram Ney da Matta alterar seu esquema para o segundo tempo. Assim, o treinador do Jacaré voltou com duas alterações: Djalma e Ruy Cabeção entraram nas vagas de Ferrugem e Hugo, montando um 4-2-3-1 e espelhando o esquema alvinegro. Já Felipe Surian fez uma alteração logo no início da segunda etapa: retirou Cury e colocou Henrique. Com o baixo desempenho do canhoto meia do Tupi, após a sua substituição, Henrique foi para a direita e Allan foi fazer a meia central. Esse foi desenho tático inicial da segunda etapa:

 

 

É uma pena o mau momento de Michel Cury. Além de ser um jogador técnico e diferenciado, sua visão de jogo está fazendo falta para o Tupi. Todo atleta passa por fases difíceis e creio que nosso canhotinha vai recuperar a velha forma. E mesmo com Cury mal e não encostando à frente, a movimentação de Fabinho e Allan supriu sua fraca atuação. Isso mostra o poder coletivo do elenco que foi demonstrado no jogo.

Além de acertar no esquema, na escalação e na estratégia aplicada ao desenho tático, Surian também acertou em todas as suas substituições e saídas táticas durante a partida. Com a entrada de Djalma e a montagem do 4-2-3-1 do Brasiliense, Alex ficou preso na marcação, perdendo o Tupi as jogadas ofensivas pelo setor, mesmo com a entrada de Henrique. Para corrigir o problema, Surian fez duas substituições: entraram Assis e Cassiano e saíram Ademilson e Fabinho, extremamente cansados.

Desta forma, Surian conseguiu reverter a desvantagem tática e novamente renovar o jogo Carijó, com a excelente idéia de colocar o impetuoso Alex pelo meio. Assis foi para a lateral direita fazer quase o mesmo papel que Fabrício pela esquerda, liberando Alex pela meia lateral direita. Henrique foi para esquerda fazer a mesma função: ser meia aberto pelo flanco e acompanhar o lateral adversário. Com essas substituições e essa estratégia, o Galo ficou postado num verdadeiro 4-4-2 em linhas de quatro, como podemos visualizar no painel tático abaixo:

 

 

Eu gostei muito da atuação de Alex no meio de campo. Com certeza, é uma variação tática para se pensar. Allan joga muito bem fazendo esse segundo atacante que vem de trás, sendo que seu estilo de jogo coaduna com a velocidade de Cassiano. Achei muito interessante a capacidade de se recuperar taticamente demonstrada por Felipe Surian. Isso faz a torcida, jogadores e dirigentes aumentarem a confiança no seu trabalho. Com as mudanças o Tupi retomou as rédeas da partida e aniquilou as chances de empate do Jacaré com gol de cabeça do iluminado Cassiano.

No mais, tenho que me redimir e assumir que o melhor jogador em campo foi Léo Salino. Muito criticado aqui no Painel, por algumas atuações abaixo da média, parece que o atleta se encontrou de vez fazendo a função de segundo volante. Contra o Brasiliense ele lutou, marcou e ajudou o ataque o tempo todo. Parabéns pela recuperação do seu futebol Salino. Jogando bem, todos nós teremos o prazer de elogiar seu trabalho.

Mais uma vez a defesa foi impecável com Silvão e Ladeira. Rodrigo, como sempre, foi a muralha, a segurança, a solidez! O meio marcou bem e tentou acelerar a transição da defesa para o ataque. Na frente, Ademilson continua sem brilhar, porém jamais falta luta e amor a camisa por parte do capitão Carijó.

O Tupi fez uma excelente partida e encheu o coração do torcedor de esperança. O dedo tático de Felipe Surian começa a aparecer na equipe, mais focada em se recuperar e demonstrando uma postura mais incisiva e profissional. Eu sempre acreditei e agora, com essa demonstração de capacidade tática do treinador, estou mais confiante ainda. Vamos ver como nosso comandante vai montar a equipe que joga sexta, afinal Allan está suspenso e Salino será julgado esta semana. O legado dessa partida é a descoberta de uma variação tática que pode se tornar a primeira opção do nosso treinador: Assis na lateral direita, Alex pela meia lateral e o Tupi em duas linhas de quatro com Allan de meia armador. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: TUPI 2 x 0 BRASILIENSE: CARIJÓ CONSEGUE SUA PRIMEIRA VITÓRIA NA SÉRIE C

Tupi, enfim ganhou... mas será q vai?

Juninho Esterce | 12/08/2012

E aí Vitão! Depois de mto tempo tô aqui de novo. Num vim pra comentar do jogo, pq eu não vi, apesar da sua análise falar mta coisa. Só vim mesmo pra incentivar o Tupi, dizer q se ganhar do Oeste lá vão ser 9 pts, ou seja, ainda dá pra classificar, eu acho. Bora Galo!

Re:Tupi, enfim ganhou... mas será q vai?

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Fala Júnior! Com certeza ainda dá para classificar Júnior. Se ganhar, são nove pontos, lembrando que ainda temos o segundo turno inteiro. Eu também estou confiante na classificação. Esse grupo já mostrou poder de superação. Abraço!

Tupi x brasiliense

Lucas de oliveira | 12/08/2012

Os poucos torcedores que ainda acreditam no tupi,hoje compareceu ao estádio para prestigiar e apoiar o galo carijó,o time entrou em campo precionado com 3 derrotas e 3 empates,e muitos problemas extra campos,mas os 1.040 pagantes pode relembrar um pouco da garra que sempre esteve presente nesse time,hoje os jogadores mostraram que se quiserem pode chegar mais longe,Felipe Surian colocou em campo um time bem postado,um goleiro que dispensa comentários,uma dupla de zaga que mesmo não jogando 100% do que sabe,atuou bem,mesmo imprevisado Fabricio soares mostrou que deve continuar nesse time,dando tranquilidade e apoio quando necessário,na outra lateral Alex atuou sonolento,perdendo jogadas,deixando com que o time adverssário jogase pela sua lateral,já nossa dupla de volantes hoje parece que se deu bem,George não fez uma bela partida,mas tambem não nos prejudicou em lances que levase perigo ao gol defendido pelo Rodrigo,Salino hoje foi o melhor em campo na minha opinião,jogou muito,como a muito tempo não via isso vindo dele,hoje em meu comentário ele merece meus PARABÉNS.
Nosso meio de campo mais uma vez ficou devendo,com um ataque rapido formado por Fabinho,Ademilson e allan,precisavamos de um meia rapido,que distribuice o jogo rapidamente,mas Michel cury fez ao contrário,deu lentidão,passes errados e muitas tentativas erradas de jogadas para nosso ataque,e hoje retribuo a parte negativa do jogo a ele.Falando de nossos atacantes hoje pudemos ver um ataque bem postado em alguns momentos,com jogadas trabalhadas e um pouco de entrosamento,Fabinho não foi o melhor em campo,e nem jogou o tempo todo,mas o tempo em que esteve em campo,pode contribuir bastante para essa vitória,pode não ter técnica apurada,talento,mas hoje mostrou que é isso que esperamos de um jogador que veste a camisa do carijó.
Nosso outro centroavante ADEMILSON,mostrou que tem vontade de ajudar,de fazer jogadas e de contribuir com sua vontade,mas infelismente o corpo ja não o ajuda mais,precisamos reconhecer que a idade foi generosa com ele,e deu a ele uma força incrivel para correr e lutar até hoje,mas ja temos que reconhecer que apartir de agora já é hora de começar a tirar o pé,e pensar em ajudar a equipe com seus conhecimentos,até concordo que ele ainda tem condições de atuar,mas não os 90 min,agradeço muito pelo que ele ja fez pelo tupi,pelo que ele nos deu e por nos fazer tantas vezes feliz.
Abro esse parágrafo para falar de um jogador que ao meu ver,se tornou um meia atacante que é o ALLAN,hoje não jogou 1/3 do que sabe jogar,mas o tanto que jogou mostrou o por que não pode fcar fora desse time,da equilibrio ao meio campo,ajuda no ataque,na defesa,e tem um papel fantastico quando se refere à esquema tático de uma equipe,sabemos que ele pode nos dar muitas alegrias ainda,ele é um autentico carijó,é da cidade,veste a camisa com amor,e se não me falha a memória,hoje acho que foi o único jogador que esta junto com o tupi desde a segunda divisão do mineiro,um jogador que merece ser mais reconhecido por todos,muitos aqui não se lembra do jogo entre tupi x juventos,quando o tupi garantiu o aceso à primeira divisão quando o allan jogou muito,as vesez tambem mostramos que nossa memória recente tambem é curta,no próprio jogo da final da série D,quem nos ajudou a vencer com 1 gol na fiinal foi ele,e nem assim reconhecemos oque ele representa para o tupi.
O comentário final é que pelo futebol apresentado hoje,podemos chegar mais longe,e sabemos que esses jogadores podem se doar mais,e nos levar a degraus mais altos.

Re:Tupi x brasiliense

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Grande Lucas, tudo bom? Foi um prazer assistir grande parte desse jogo ao seu lado! Como conversamos no Estádio, Salino foi o melhor em campo, Allan tem inteligência tática (e muda o time) e Alex surpreendeu jogando pelo meio. Enfim você reconheceu a garra do Ademilson hein??? Rs! O capitão está na má fase, mas tenho certeza que vai passar! Ainda vamos comemorar muitos gols do Ade nessa Série C. Abração!

Novo comentário