TUPI 2 x 1 MADUREIRA: LOSANGO FUNCIONA E GALO RESPIRA

16/09/2012 14:49

 

Contrariando o clamor popular, Antônio Carlos Roy, sem Glauber, Michel Cury e Hugo, apostou novamente no losango. A diferença nessa partida com relação à derrota na semana passada para o Macaé, foi a dinâmica do meio campo Carijó. Ontem, o 4-3-1-2 do Tupi funcionou e encaixou o 4-2-3-1 do Madureira com movimentação, domínio da bola e um efetivo sistema de marcação. Se não fosse o apagão nos minutos finais e a perda de gols feitos, a partida do Tupi teria sido perfeita. Esse foi o painel tático do duelo:

 

4-3-1-2 Carijó encaixa o 4-2-3-1 do Madureira. Com losango dinâmico no meio, apoio dos laterais e dois atacante, Galo aumenta volume de jogo ofensivo e conquista a vitória. Assis e Salino marcaram os meias laterais do adversário, enquanto George cuidava de Rodrigo Lindoso pelo centro. Na frente, Allan teve espaço para trabalhar a bola com qualidade e, enfim, Ademilson saiu do isolamento.

 

 

Como citado, a estratégia aplicada ao sistema tático foi preponderante no êxito Carijó. A dinâmica do losango foi a seguinte: George mais preso, cuidava da marcação do meia armador do Madureira, assim como auxiliava na cobertura dos laterais, jogando quase como um terceiro zagueiro. Pela direita, Assis encostou bastante em Alex para efetivar a jogada lateral, marcando muito pelo meio e acompanhando o meia lateral adversário.

Pela esquerda, Salino cumpriu com exima qualidade a dupla função de marcar e sair para o jogo. Além de auxiliar a criação com constância, sendo premiado com belo gol, marcou bem o meia lateral do Madureira. Na ponta da figura geométrica, Allan, com espaço para trabalhar, caiu pelos dois lados, trabalhou bem a bola e foi, com classe, um legítimo meia de criação. Essa dinâmica do meio foi o eixo do bom funcionamento de toda equipe.

A defesa, como sempre, segura e competente. Rodrigo, Silvio e Ladeira são regulares e representam a segurança do time. Nas laterais, excelente atuação dos dois atletas do Tupi. Como salientei em participação na Rádio Globo, equilibrou muito o time a presença de um lateral esquerdo genuíno e bom de bola. Jean jogou muito, tanto no apoio quanto na marcação. Excelente e necessária contratação. Já Alex, voltou a jogar bem e aumentar a dinâmica do time.

Sobre o ataque, outra grande diferença com dois atacantes. Com a presença de Alexandro, que estreou muito bem, Ademilson foi libertado de seu isolamento, tirando de suas costas a obrigação de ficar enfiado entre os zagueiros naquele jogo de prender a bola, algo que não coaduna com suas características. Com um companheiro no ataque, Ade pode sair da área e confundir a marcação adversária com sua intensa movimentação. Apesar de não ter jogado muito bem, o capitão se redimiu ao marcar o gol da vitória do time. Foi bom ver Ademilson balançar as redes novamente. Que volte a fazer gols com constância, precisamos deles.

Pela primeira vez o Galo não enfrentou uma retranca jogando em casa, afinal o Madureira também necessitava da vitória. Como conseguiu encaixar a marcação em cima do 4-2-3-1 carioca, o bom trabalho com o domínio da bola propiciou o controle da partida e foi preponderante na conquista dos três pontos. O equilíbrio da equipe, tanto tecnicamente, com jogadores em suas funções de origem, tanto tático, não jogando somente pela direita, foi o que propiciou um excelente volume de jogo ofensivo.

Não agradaram as inúmeras chances desperdiçadas e a pane que a equipe sofreu nos 20 minutos finais. Quase que o Tupi sofreu o empate por perder muitos gols e afrouxar a marcação na intermediária no final da segunda etapa. O Madureira conseguiu, com seu 4-3-3, empurrar o Tupi para o campo de defesa, o que não deveria ter sido permitido. Sobre a qualidade das finalizações, é treinar fundamento durante a semana. Nada mais do que isso.

A partida foi boa e a vitória trouxe alívio. Em entrevista serena à Rádio Globo, Antônio Carlos Roy usou uma expressão que me agradou muito, sendo também apreciada por Ivan Costa: “Consistência tática”. Verdade. Como bem colocado pelo comandante alvinegro, o elenco tem qualidade, porém faltava equilíbrio e consistência. Com o time ajustado, aflorou a qualidade técnica dos jogadores e a bola rodou com leveza no campo de defesa do adversário.

Jogar com dois atacantes e um bom lateral esquerdo tirou a obviedade ofensiva do Tupi. Estou gostando, até agora, do trabalho técnico e tático de Antônio Carlos Roy. Além de passar tranqüilidade e confiança ao grupo, tem armado a equipe com inteligência, trabalhando não só a parte tática, mas também a movimentação estratégica de cada jogador. Parece dialogar individualmente com seus comandados. Acabou que o criticado losango surpreendeu. Amanhã tem participação minha no Globo Esportivo, as 17:30 na Rádio Globo, ao lado do Super Repórter Ricardo Wagner e do incrível Ivan Costa, o Xodó da galera. Aguardo vocês! Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: TUPI 2 x 1 MADUREIRA: LOSANGO FUNCIONA E GALO RESPIRA

TUPI 2 X 1 MADUREIRA

Lucas de oliveira | 16/09/2012

A equipe do tupi realizou na tarde de hoje mais uma partida válida pelo campeonato brasileiro da série C em casa,a equipe teve uma semana difícil em todos os aspectos,salários atrasados,luz sendo cortada em santa Terezinha,e principalmente muita cobrança por parte dos torcedores,que decidiram cobrar atitudes da diretoria e dos jogadores,a diretoria parece que entendeu o recado e se mexeu,trouxe de volta o lateral esquerdo Jean batista,o meia Glauber e o centroavante Alexandro,Alem de ter depositado na 5° feira o valor referente a 1 mês de salários que estavam atrasados.
Com isso tudo a equipe entrou em campo escalada com todos seus jogadores de origem em suas posições,escalada por Roy,a equipe entrou em campo com
RODRIGO


LADEIRA SILVIO
ALEX JEAN

ASSIS GEORGE

ALLAN LÉO SALINO


ADEMILSON
ALEXANDRO

Tática mente uma excelente equipe,com a chegada de lateral esquerdo Jean não precisávamos improvisar mais o zagueiro Fabrício S,e também Ademilson teve o jogador que ele sempre vinha reclamando que não tinha,um companheiro para jogar dentro da área,já que ele não se considera centro-avante de origem,assim a equipe fez um brilhante primeiro tempo,com ótimas jogadas dos laterais,principalmente do lateral Jean,que fez com perfeição seu trabalho,já Alex só pecou nos cruzamentos,mas fez uma boa partida realmente,e foi da jogada de Jean que o tupi chegou ao primeiro gol com Léo salino,após receber passe de Jean,entrou na grande área driblou o zagueiro observou o goleiro adiantado e fez um belo gol,alem do belo gol fez também uma excelente partida,outro que ao meu ver fez uma ótima partida foi o meia Allan,que hoje jogou mais como um 3° atacante,jogou muito,teve um papel super importante na equipe,tanto é que precisou ser substituído pelo outro meia Henrrique por cansaço,com essa substituição o tupi recuou muito,então o treinador foi obrigado a modificar duas vezes novamente por ritmo de jogo,tirou o lateral Jean e colocou Fabrício S no seu lugar,e trocou Alexandro por Cassiano,assim começou a tomar pressão da equipe visitante,que partiu pra cima,ate que em uma jogada de insistência Ademilson desencantou e marcou o segundo gol da equipe carijó,mas isso não foi motivo para mudar a postura da equipe que continuou recuada,e como a saga de um carijó é sofrer,a equipe visitante marcou o gol,deixando o placar de 2 x 1 para o carijó em risco,a essas alturas alguns torcedores já pensava no pior,pelos filmes vistos antes,mas dessa vez poderíamos esperar uma vitória,pois o animo dos jogadores era outro.

Re:TUPI 2 X 1 MADUREIRA

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Grande Lucas! Saudações carijós!!! Excelente seu texto, a cada publicação fica mais didático! O principal, em minha opinião, foi a contratação de um lateral esquerdo de origem e a escalação e contratação de um atacante de área. Mudou a cara do time. Também tenho gostado muito do Roy taticamente! Abraço!

Novo comentário