Uberaba 0 x 3 Atlético/MG: Com goleada, Galo da capital continua 100%

31/03/2012 18:22

Uberaba 0 x 3 Atlético/MG: Com goleada, Galo da capital continua 100%

 

O Atlético de Cuca venceu o Uberaba fora de casa e continua com aproveitamento de 100% no Campeonato Mineiro. Com Escudero e Bernard machucados, além de Neto Berola que estava suspenso, optou o treinador atleticano por um 4-3-1-2, demonstrando uma vontade maior de proteger o meio e dar liberdade para Danilinho. Já o Uberaba veio no seu costumeiro e óbvio 4-2-2-2. Esse foi o desenho tático do duelo, um dos mais antigos do futebol mineiro:

 

 

Sem a bola o Uberaba ficava praticamente em duas linhas de quatro, tentando encurtar os espaços do Galo e assim também compactar mais a equipe. Cuca fez uma espécie de losango no meio, com Donizete e Pierre mais presos na marcação, Serginho marcando e abrindo pela direita e Danilinho como enganche. Como o time do Uberaba joga muito pelo meio, acertou Cuca em montar um time consistente nessa faixa de campo, soltando o leve Danilinho para flutuar no ataque com Guilherme e André. Faltou para o time vermelho e branco uma ligação mais efetiva entre meio e ataque, afinal seus meias de criação jogaram muito abertos.

Se o trabalho de Moacir Júnior no Tupi é marcado por uma grande e efetiva diversidade tática, no Atlético de Cuca não é diferente. Enfrentando muitos problemas de ordem médica e de suspensão, o treinador alvinegro não conseguiu repetir o time uma vez sequer nessa temporada. Desta feita, tem diversificado o desenho tático para aproveitar melhor as peças que tem a disposição. Contra o América/MG, clássico vencido pelo Atlético, desta forma jogou o time de Cuca, num aberto e ofensivo 4-2-3-1:

 

 

Contra o Villa Nova, jogo que fiz a análise, o Galo de Belo Horizonte jogou em outro esquema, sendo este um típico 4-2-2-2, que em certas horas se transformava num 4-2-3-1. Assim jogou o Atlético contra o Leão do Bonfim:

 

 

Com certeza Tupi e Atlético, em Juiz de Fora, será um grande duelo, além da inteligente disputa tática que verificaremos entre Cuca e Moacir Júnior, dois grandes treinadores. O treinador atleticano, assim como o comandante Carijó, deu padrão tático para a equipe e maneja com sabedoria as peças do elenco. Um exemplo foi à entrada de Mancini no jogo de hoje contra o Uberaba, que alargou o esquema do Uberaba e transformou uma vitória pálida em goleada. Estou aguardando com ansiedade essa rinha de galos. Qual seu favorito? Aguardo seu comentário!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: Uberaba 0 x 3 Atlético/MG: Com goleada, Galo da capital continua 100%

100% invicto não creio não

david pereira | 03/04/2012

meu caro victor em suas analises vc se esqueceu de uma coisa,os adversáriso do galo da capital estão no desespero ao contrario do tupi que em meu comemtario passado já apostava em uma conbinação de resultsdos e o tupi somando 4pontios hoje nos basta apenas 3 e estaremos classificados,o tupi náo precisa ganhar do galo da capital basta empatar com eles más vendo o modo como eles jogam o tupi não terá muito problema uma vez que o atlético virá com um time mixto que pode facilitar e muito á vitóri do tupi apesar de apostar que á equipe celeste ganhará o classico quanto á análise o moacir vai inovar de novo quem sabe ele vai no 1 3 4 1quando se defende e ao atacar vaicom 3 3 4 vc acha isto possivel é uma boa saida ou tem muito riscos

100% até quando?

Marco Lima | 03/04/2012

O aproveitamento do CAM é expressivo, total. Mas, diante das atuações sonolentas, meia boca, que temos visto pela tv, será que o Galo passará incólume pelo clássico na próxima rodada, contra o Cruzeiro? Ou seremos, nós, carijós, a festejar a queda do Atlético invicto, em Juiz de Fora? Não gostei do primeiro tempo do time de Cuca, contra o Zebu. Uma marcação forte, bem estudada, pode perfeitamente impor ao Galo de BH um nó tático. O que podemos antever?

Novo comentário