Vasco da Gama: Juninho e Felipe podem e devem jogar juntos

23/03/2012 19:00

Vasco da Gama: Juninho e Felipe podem e devem jogar juntos

 

Discute-se muito se Juninho Pernambucano e Felipe podem jogar juntos na meiuca do Vasco. Jamais questionando a qualidade técnica dos dois craques, pesa contra a escalação dos dois juntos a questão da idade. Cristóvão Buarque parece ser adepto de uma corrente minoritária que defende não ser possível a escalação dos dois. Sempre opta por um, deixando o outro como opção de substituição para o segundo tempo. Felipe andou reclamando e pleiteando a escalação dos dois no meio de campo. E tem razão. Na quarta, contra o Libertad, em jogo duro de Libertadores, o Vasco iniciou a partida num ofensivo 4-3-3. Já o time paraguaio veio no mesmo 4-4-2 em duas linhas de quatro, como no jogo anterior. Esse foi o desenho tático inicial do duelo:

 

 

Mesmo com esse esquema ofensivo, no primeiro tempo a equipe ficou presa e sem movimentação, carecendo de um meio de campo mais veloz e qualificado. Então, no intervalo, Buarque parece ter achado solução para a escalação dos dois experientes craques no time titular do Vasco. Assim, sacou Eduardo Costa e Eder Luis, lançando Allan e Juninho Pernambucano. Com essas alterações, Cristóvão desmanchou o 4-3-3 e postou sua equipe num 4-2-2-2 hábil, técnico e, sobretudo, veloz. Vejam como o futebol é ingrato e sem explicação. No primeiro tempo, com dois velocistas escalados num 4-3-3, a equipe ficou estática. Já colocando o experiente Juninho, tirando um velocista, e partindo para um 4-2-2-2, o time ficou rápido e abriu espaços na defesa adversária. Tudo isso porque o Vasco se capacitou a fazer a bola rolar, suave e certeira pelo gramado de São Januário. Veja como ficou o plano tático no segundo tempo:

 

 

A solução para escalação dos dois no meio de campo é justamente a escolha de volantes mais rápidos, que trazem mais mobilidade ao meio com sua movimentação constante. Jogando com Nilton e Eduardo Costa, com certeza, o rendimento da dupla campeã brasileira em 97, pelo próprio Vasco, não será o esperado. Mas Cristóvão, se mostrando um conhecedor do grupo que tem nas mãos, colocou Juninho e o rápido Allan, deixando a cabeça da área também com sangue novo e mais velocidade. Vocês concordam que os dois devem jogar juntos? E Diego Souza? Fica como segundo atacante no lugar de Eder Luis ou Barbio? Comentem!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: Vasco da Gama: Juninho e Felipe podem e devem jogar juntos

vasco

DAVID PEREIRA | 26/03/2012

olá victor !b.tarde vejo o vasco se perdendo em certos momentos do jogo,mas jogar com os dois é um risco eminente para o clube,não pela idade deles más por causa deste calendario que é por sinal muito desuhamano para os clubes,o cristovão está sendo coerente em polpa-lo o que vem dando certo hajá visto que o vasco se defende no 1 tempo e busca fazer os gols já na 2 etapa cresce e muito com o felliphe e com o eder luiz ainda visivelmente fora de forma,más o vasco vem forte para á segunda etapa da libertadores e br 12 falta encixar as peças foi assim no passado e agora tambêm

A idade pesa!!!

Alessandro | 25/03/2012

Caro Vitor, que site legal hein? Gostei da idéia de fazer um site e não somente um blog! Vi seu link numa postagem sua no globo esporte e acabei de conhecer seu site! Gostei! Como bom vascaíno, não pude deixar de comentar sobre sua análise. Apesar de ser fã dos dois craques e querer a escalção de ambos acho que a idade pesa, devendo o Machão escalar os dois em situações especiais e no segundo tempo. Boa noite!

Vasco

Márcio Faria | 25/03/2012

Vitão, como você sabe, vejo quase todos os jogos do Vasco, e te digo: só dá pra responder a essa pergunta depois que o Éder Luís estiver em forma. Ele e o Fágner definem o estilo de jogo do time. Com os dois juntos, aí dará para dizer se o Reizinho e o Maestro poderão ser titulares, com a saída, por exemplo, do segundo volante. Talvez em jogos em SJanuário, no Brasileiro, isso seja visto. Esperemos. Parabéns pelo site!! abraços!

Re:Vasco

Victor Lamha de Oliveira | 25/03/2012

Tudo bom professor? Prazer contar com a sua participação! Gostei da sua ofensividade, afinal, pelo comentário, a sua opção é sacar o segundo volante da equipe. Só não tinha percebido a importância de Eder Luis e Fágner na definição do jogo vascaíno. Achei que Felipe, Diego Souza e Juninho, pela técnica e personalidade, detinham esse poder no elenco do Vasco. Esperemos! O que não tem a menor sombra de dúvida é a sua paixão pelo Vasco...pior que você só o Bill...rsrsrs! Obrigado por elogiar o site! A casa é sua!

Novo comentário