PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: LUIZ FELIPE SCOLARI É O SUBSTITUTO DE MANO MENEZES

29/11/2012 00:15

 

A CBF anunciou, após a demissão de Mano Menezes, seu novo treinador: Luiz Felipe Scolari, penta campeão em 2002. Campeão em 94, Carlos Alberto Parreira é o favorito para assumir o cargo de coordenador técnico, que voltou a existir nos quadros da entidade. Tal função foi exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Os treinadores do tetra e do penta deverão se unir na busca pelo hexa.

Minha preferência, como sabido, era Luxemburgo, inteligente no plano tático e em ótima fase após sua reinvenção no Grêmio. Porém, a decisão da CBF, pautada na segurança e na experiência, recolocou, inegavelmente, nossa seleção em mãos mais competentes. Felipão e Parreira possuem força para suportar a pressão, o que irá blindar, sobretudo, os mais jovens, não sendo essa uma responsabilidade apenas de Kaká ou de outro atleta.

Tite e Guardiola seriam apostas, assim como foi Mano, sendo que não temos mais tempo para isso. Com a Copa sendo realizada aqui, temos obrigação de ganhar. A seleção está em boas mãos. Sobre o time de Felipão, creio no abandono do 4-6-0 e no retorno do 4-2-3-1 com uma referência no ataque. Fred deve ficar com a vaga de Hulk no time titular.

 

Provável 4-2-3-1 de Felipão: Oscar e Neymar pelos lados acompanhando os laterais dos adversários e Kaká encostando em Fred. Felipão gosta de usar o 4-2-3-1 com uma dinâmica bem brasileira, na qual um dos meias laterais joga mais como atacante (no caso Neymar) e  o outro mais como um meia de criação (no caso Oscar).

 

 

Com o falso 9, a transição ofensiva se torna mais veloz, o que privilegia, em tese, o toque de bola. Com o centroavante em campo, fazendo a retenção para que o time avance para o território do adversário, muda toda a dinâmica de jogo. E Felipão, como demonstra sua trajetória, gosta de segurar a bola no ataque para que o time “chegue”. Por isso, acho que vai usar o centroavante de ofício. Também existe a possibilidade remota do novo treinador brasileiro esboçar o time semelhante ao de 2002, como antecipei, em primeira mão, no grupo Discussão Tática.

 

Em 2002, Felipão escalou um 3-4-2-1 e conquistou o penta. Time titular: Marcos; Lúcio, Edmilson e Roque Júnior; Gilberto Silva, Kleberson, R. Carlos, Cafú, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo; Ronaldo. Como bem descrito por André Rocha, era um esquema "com “sobra mutante” atrás – Edmilson era volante ou zagueiro de acordo com o esquema do adversário e a sobra de Lúcio e Roque Júnior era definida pelos próprios zagueiros no decorrer do jogo. Tudo para liberar Cafu e Roberto Carlos como alas". Com os jogadores de hoje, essa seria a disposição tática do Brasil no referido esquema. Acho que os jogadores de hoje encaixariam bem nessa disposição tática, até porque temos dois meias atacantes tão qualificados quanto Ronaldinho e Rivaldo, sem contar Neymar em grande forma. Outra opção seria colocar Neymar pela esquerda, sacar Kaká e colocar Fred na frente.

 

 

Agora quero saber a opinião de vocês, tanto sobre a chegada de Felipão quanto sobre o desenho tático a ser usado. Aguardo todos! Vamos debater! Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: PAINEL TÁTICO ILUSTRA A NOTÍCIA: LUIZ FELIPE SCOLARI É O SUBSTITUTO DE MANO MENEZES

Re:Seleção Felipão

Victor Lamha de Oliveira | 03/12/2012

Grande Danilão! Estava sentindo sua falta aqui no Painel! Sabia que você ia gostar da opção com três zagueiros. Porém, acho que o Felipão vai de 4-2-3-1 mesmo. Sobre Ronaldinho, acho que não deve voltar. Vamos aguardar! Abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário