BARCELONA 2 x 2 CHELSEA: CLASSIFICAÇÃO HERÓICA DOS BLUES

24/04/2012 18:57

 

Depois da vitória do Chelsea, na semana passada, muito se falou sobre a provável queda de rendimento do Barcelona. Piqué pediu respeito e Guardiola, sempre modesto, desta vez afirmou que estaria na final. E o técnico surpreendeu em sua escalação inicial, sacando o eficaz Daniel Alves e voltando com Piqué na zaga. Taticamente, essa foi a disposição inicial da partida:

 

 

Pep Guardiola repetiu o W-M (3-2-2-3) que havia utilizado contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Montou uma linha de três na defesa, com Busquets e Xavi de volantes, estando o primeiro mais preso na marcação e o segundo organizando o jogo. Messi e Fábregas entraram como meias ofensivos, tendo pela frente uma veloz linha de três atacantes, com Iniesta e Cuenca bem abertos pelas pontas e Sanchéz flutuando pelo centro de ataque.

Já Di Matteo, veio, teoricamente, com seu 4-2-3-1 da última partida. Porém, podemos dizer que seu desenho tático foi alterado pela sua estratégia de jogo. Como colocou Ramires e Mata na marcação, montou praticamente duas linhas de quatro, tão tradicional e repetitiva no futebol inglês. O técnico do Chelsea, visivelmente tentou se valer da mesma receita que Mourinho usou para desclassificar o Barça, na semifinal da Champions 09/10. Na oportunidade, o técnico português colocou Zanetti marcando pela direita e Eto’o marcando pela esquerda, montando outra linha de quatro no meio, povoando bastante a intermediária ofensiva do Barcelona.

Entretanto, os estudos táticos e estratégicos foram relevantemente alterados, visto que o jogo mudou muito durante a realização do primeiro tempo. Cahill e Piqué se contundiram, dando lugar, respectivamente, para Bosingwa e Daniel Alves. Assim, Ivanovic voltou para a zaga (sua posição de origem) e Daniel foi jogar de terceiro zagueiro, pelo lado direito da defesa espanhola. Depois Terry foi expulso, fazendo Bosingwa virar zagueiro e Ramires lateral direito.

Com muita movimentação, e constantes trocas de posições, o Barça fez seu jogo e rodou a bola, realizando triangulações e arrumando espaços na defesa adversária. Para se ter idéia da intensidade, da citada movimentação, no momento do segundo gol, Daniel Alves, zagueiro pela direita, estava na meia esquerda ofensiva do time blaugrana.

Podemos dizer que no primeiro tempo, o Barça foi aquele time intenso e insistente que, com sobras, dominou o futebol mundial. Conseguiu fazer dois gols, arrumar uma expulsão, acuar o adversário e ficar com esmagadora posse de bola. Mas, um golaço de Ramires, escapando pela direita, em outro excelente passe de Lampard, mudou toda a história da partida.

O segundo tempo se tornou, ainda mais, um jogo de defesa e ataque. Daniel Alves virou ponta com Cuenca centralizando, tudo para abrir espaços para seus avanços. O Chelsea se fechou como pode, com Ramires voltando na função de lateral. No aspecto defensivo, podemos dizer que o brasileiro realizou com brilhantismo a função.

O Barcelona foi forte até o pênalti que Drogba fez em Fábregas, muito bem marcado pelo auxiliar. Quando Messi caminhou para a bola, seu olhar de apreensão demonstrava sua falta de segurança. Aquela gorduchinha que explodiu no travessão, assim como o golaço de Ramires, foram fatores determinantes para a classificação, heróica e inesquecível para a história dos Blues. Com muita garra e aplicação tática, o Chelsea venceu e derrubou o gigante em sua própria arena, diante de 95.000 torcedores. Torres somente sacramentou, sozinho, o que já era esperado por todos que acompanhavam a partida.

Parece que o Barcelona volta a ser “somente” mais um grande time, do mesmo nível de outros grandiosos do hodierno futebol mundial, não conseguindo mais, apesar de tentar, impor aos adversários aquela disparidade absurda de desempenho. Hoje pode ter sido o dia em que o Barcelona deixou de ser super, diferenciado e encantador. O que vocês acham? É o fim de um ciclo? Obrigado pela presença!

 

 

 Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BARCELONA 2 x 2 CHELSEA: VITÓRIA HERÓICA DOS BLUES

Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Grande Maurício!!! Bom saber que estamos juntos nessa! Sinta-se em casa! Llorente é um pouco melhor tecnicamente que Soldado e Negredo, mas também deixa a desejar naquele elenco monstruoso do Barcelona! Mario Gomez seria uma boa, mas tem identidade e titularidade no Bayern, fatores que atrapalham sua ida para a Catalunha! O Fernando Torres cairia bem, por ser espanhol e ter entrosamento com vários atletas da Seleção Espanhola! Além disso, é um jogador de alto nível que entendeu, inteligentemente, sua queda de produção, aceitando a amargura da reserva! Para essa função, que o Barça necessita, tem que ser aquele número 9, estilo matador, trombador, mas com um grau satisfatório de qualidade técnica! Abraço

Re:Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

É uma pena o Ibraimovic não ter dado certo neh!

Cara, agora olhei o sue incio do Site, achei show de bola um pouco da sua história sobre o futebol, demonstra muito conhecimento pelo futebol por tudo que fez.To ficando seu admirador número. Vi que é fã do André Rocha, também gosto muito dos post´s dele!

Abraço irmão, vamos seguir o bate papo.. rsrsrs

Re:Re:Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Euu so tenho que te agradecer pelos elogios e pelo seu apoio! Andre rocha e 10...o cara manda muito! Esse bate papo nao acaba...amanha tem mais! abraçao

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

Com certeza.. Continuando então o pate papo!!!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Victor Lamha | 25/04/2012

Vamos continuar! Já comentei sobre seu Barcelona, você viu?

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

Vi Sim ;)

marcelo.spfc@gmail.com

Marcelo | 25/04/2012

Sou diferente da maioria que elogia e gosta do futebol ofensivo do Barcelona. Quero dizer, eu gosto, mas aprecio mais uma defesa bem montada do que um ataque ofensivo.

Dito isso, fico feliz com a classificação do time inglês, pois um esquema marcador, diminuindo espaços, fechando as laterais e neutralizando as melhores jogadas do adversário tem sim o seu mérito gigantesco. Parabéns ao Di Matteo por conseguir em tão pouco tempo fazer com que o Chelsea assimilasse essa característica. Vale sempre lembrar que os Blues jogaram com 1 a menos por 70 minutos e sem o seu outro zagueiro titular, que saiu machucado.

Por isso não digo que o Barcelona perdeu o jogo. Digo que o Chelsea venceu com um brilhantismo ímpar. Mesmo que esse brilhantismo não encha os olhos de quem apenas valoriza o futebol ofensivo e de posse de bola.

Re:marcelo.spfc@gmail.com

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Grande Marcelo! É sempre bom receber amigos aqui no Painel Tático!!! A casa é sua!!! Entendi sua predileção pela montagem perfeita do aspecto defensivo! Eu, taticamente falando, gosto de tudo aquilo que é efetivo e inteligente, seja na defesa, meio ou ataque! Hoje o Di Matteo foi perfeito no aspecto tático e estratégico da equipe! Como você mesmo percebeu, com sua enorme sabedoria sobre o tema, ele diminuiu os espaços do Barça, principalmente na intermediária ofensiva do time catalão, ceifando aquele toque de bola morno, enfadonho e letal! E neutralizar as melhores jogadas do adversário, tem tanto mérito quando encontrar buracos nos sistemas defensivos! Perfeita sua análise! Temos uma tendência de valorizar somente o gol, somente o ofensivo, esquecendo a coletividade inerente à prática do futebol! O Chelsea venceu com o brilhantismo ímpar porque soube jogar a partida, neutralizando as ações ofensivas do melhor time do mundo e usando o contragolpe com maestria! ótima análise! Volte sempre! Abraço

Barcelona x Chelsea

Fabio Ricardo - RJ | 25/04/2012

Detalhe interessante para o segundo gol do Chelsea, com o time do Barcelona com todos os seus DEZ jogadores de linha em volta da área adversária, asfixiando, contra apenas oito corajosos na defesa do Chelsea (um tinha sido expulso), porém com um atacante preparado para o contra-ataque no círculo central. Não é que o contra-ataque foi fatal?!...

Re:Barcelona x Chelsea

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Olá Ricardo, prazer em recebê-lo! E olha que o Galvão Bueno criticou veementemente a entrada do Torres, dizendo que o jogador não tinha características de marcar pelo lado esquerdo. Como o próprio admitiu, sua língua foi queimada! Ele não entendeu que a idéia do treinador, como você mesmo percebeu, era ter um homem de contra ataque, que pudesse se juntar a Kalou numa eventual arrancada ou receber uma bola em condições perfeitas de gol! Contra ataque fatal! Volte sempre! Abraço

<< 1 | 2 | 3 | 4 >>

Novo comentário