BOTAFOGO: A MELHOR FORMA DE APROVEITAR A GENIALIDADE DE SEEDORF

12/07/2012 18:58

 

Com a chegada de Seedorf, uma grande dúvida surge no plano tático: Como aproveitar a qualidade técnica do jogador levando em conta sua idade e a dinâmica do futebol brasileiro? Creio que o uso do 4-2-3-1, esquema adotado por Oswaldo de Oliveira, não será a melhor opção para o tipo de jogo do holandês. No referido desenho tático, Oswaldo vai ter que, primeiramente, retirar Renato do time para evitar a lentidão no meio de campo. Assim, restará para Seedorf a função de meia central dentro do 4-2-3-1, posição de Deco no Fluminense.

Porém, diferentemente de Deco, Seedorf joga como um meia mais agudo, mais intenso e participativo na criação, não sendo sua função precípua a organização da equipe. Em sua melhor fase no Milan, a organização do meio ficava com Pirlo. Enquanto isso, Seedorf trabalhava a bola pela meiuca esquerda do time milanês. Em minha opinião, e devido ao quilate do craque, um dos maiores jogadores da história do futebol, acho que Oswaldo deveria mudar o esquema para adequá-lo ao seu melhor jogador. Eu escalaria o Botafogo num 4-3-1-2 adaptado, com faceta de 4-2-2-2 para se adequar ao craque:

 

 

Assim, o Fogão jogaria com um volante mais fixo e Renato na organização do meio, fazendo a dupla função de marcar e sair para o jogo. Pela esquerda, da mesma forma como atuava no Milan, Seedorf faria um “falso volante”, auxiliando pouco na marcação e se juntando ao meia de criação na armação do jogo. Apesar da exuberância e da imensa qualidade técnica, não se pode ignorar a idade avançada do atleta. O correto é buscar sempre poupá-lo dos desgastes desnecessários para que possa ajudar o time a decidir as partidas.

A função de meia central no 4-2-3-1 requer muita movimentação e a preocupação constante de fechar os espaços e organizar a equipe, o que pode ceifar a dedicação de Seedorf na armação de jogadas. A melhor forma de aproveitar o holandês é inseri-lo num meio de campo equilibrado, lhe entregando a função de terceiro homem de meio e o canto esquerdo do tablado para que raciocine o jogo. É por isso que defendo a escalação do 4-3-1-2 adaptado, afinal, um craque como Seedorf, merece a modificação de qualquer esquema. Com a ajuda de outro meia na criação e dois atacantes velozes, Seedorf terá toda a estrutura para brilhar! Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BOTAFOGO: A MELHOR FORMA DE APROVEITAR A GENIALIDADE DE SEEDORF

Perfeito!!

Danilo Costa | 13/07/2012

Bela avaliação... ruim pros outros times.... ea merda do negão me torce pro flamengo e nego não aproveita!!!

Re:Perfeito!!

Victor Lamha de Oliveira | 14/07/2012

Fala Danilão, tudo bom? Seedorf é flamenguista??? Sabia disso não..rs! O cara joga muito né? Abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário