COMO SERIA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE GUARDIOLA?

28/04/2012 16:35

 

Logo após Pep Guardiola anunciar sua saída do Barcelona, iniciou-se no Brasil uma campanha nas redes sociais pleiteando a contratação do treinador para a Seleção Brasileira. Isso me fez imaginar como seria a equipe e a tática usada pelo técnico na equipe brasileira. Gostaria de ver nossa Seleção no comando de Guardiola jogando no mesmo 3-4-3 que humilhou e deu aula de futebol para o Santos na final do Mundial. O Barça jogou dessa forma:

 

 

O Barcelona escalado desse jeito, goleou o campeão da Libertadores com 71% de posse de bole, muitos dribles, belas jogadas coletivas e muitas finalizações. Logicamente, estou ignorando a incompetência de Muricy diante do adversário e me atendo ás qualidades do Barça. O treinador foi outro que ficou boquiaberto com o passeio do time de Guardiola.

Além da escalação de uma equipe jovem, veloz e altamente qualificada tecnicamente, destacou-se no Barcelona sua proposta de jogo, uma aplicação, perfeita, dos dogmas do futebol total. Na época, André Rocha escreveu um post para o Olho Tático intitulado de “Aula do Barça é a maior oportunidade de aprendizado do futebol brasileiro”, tentando descrever em palavras, o abismo de competência existente entre a proposta do Barça e a do ultrapassado futebol brasileiro. Confiram trecho do post:

 

 

Não podemos mais apostar em jogadores apenas marcadores que correm para os craques, que só jogam com a bola, tentarem fazer a diferença. Neymar não pode passar noventa minutos a espera de uma ou duas bolas; Ganso aguardou a pelota em vários lances e ficou assistindo à partida dentro de campo enquanto o Barcelona quis jogo. Henrique, Arouca, Danilo e Léo só correram atrás dos adversários, pensando em destruir, preocupado com as virtudes do oponente e não com o próprio estilo.

O Barcelona trabalha pensando na bola. Com ela, todos jogam. Quando perde, o mais próximo inicia o combate. A tarefa é dividida de acordo com as circunstâncias, não com a posição. O time catalão é a melhor ideia de futebol pela simplicidade e valorização do que é importante: o jogo.

O futebol brasileiro precisa voltar a jogar, porém de outra maneira. Mais moderno, versátil. A escola do “carregador de piano” que corre para o talentoso decidir ficou para trás. O craque tem que marcar, o defensor precisa jogar. Simples assim.

O Barcelona deu a sua aula habitual. Tocou, girou, compactou as linhas, pressionou o adversário com a bola. Messi ajudou na marcação, Busquets iniciou a criação das jogadas. Daniel Alves, Xavi, Iniesta e Fábregas rodaram por todo o campo. Jogaram o futebol em sua essência”.

 

 

É justamente isso que Pep, nesse sonho impossível de tê-lo como nosso treinador, poderia mudar na mentalidade de jogo da melhor Seleção do mundo. Como bem colocou André Rocha, queria ver o Brasil jogando um futebol moderno, ofensivo, versátil, que trabalha pensando na bola, preocupando com o próprio estilo e tomando as rédeas da partida. Querer ser protagonista com essa proposta atual de jogo da Seleção é a mesma coisa que querer respirar sem o pulmão.

 E então, nessa utopia tática, peguei o desenho desse Barça escalado por Guardiola e encaixei aqueles que, na minha opinião, são os melhores atletas à disposição, levando em consideração a predileção de Pep por jogadores jovens, velozes e habilidosos. A minha idéia quando fiz esse post, é criar uma interatividade maior com quem visita o Painel Tático. Agradecendo o carinho de muitos leitores, que entram constantemente no site, enriquecendo seu caráter democrático (em especial Marco Lima, Marcelo Faria, David Silva, Danilo Costa, Maurício Penteado, Tony, Juninho Esterce e muitos outros), quero postar a sua opinião. Escreva nos comentários a sua Seleção de Pep Guardiola que irei acrescentando no post! Será um prazer contar com a participação de todos vocês. Essa seria a minha Seleção treinada pelo melhor técnico da atualidade:

 

 

E aí, gostaram? Concordam? Estou aguardando a sua opinião nos comentários para postar sua Seleção! Um grande abraço para todos! Obrigado pelo carinho com este espaço, que na verdade, é de todos nós!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

SELEÇÃO DO MAURÍCIO:

 

A Seleção Brasileira treinada por Guardiola, na opinião do nosso caro Maurício, deveria jogar numa espécie de 3-3-1-3. Na frente da linha de zaga, uma linha de três vigorosa que iria marcar e sair para o jogo, dando consistência ao meio e protegendo bem a zaga. Boa proposta, com Ganso distribuindo e jogadores velozes nas beiradas. Maurício também citou Robinho, podendo jogar de ponta ou de falso nove. Quanto ao goleiro ficou na dúvida. Como gremista, achei que ia escolher o Vitor...mas tudo bem! Seria uma bela seleção que mesclaria cautela com ofensividade! Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO DANILO COSTA (COM PITACOS DO NOSSO GRANDE BRUNO...VULGO MATIAS...RS):

 

A Seleção Brasileira treinada por Guardiola, na opinião do nosso caro Danilo (com pitacos do irmão), deveria jogar no 3-4-3 em sua essência, com alas velozes e bem abertos pelos flancos, alargando a marcação do adversário. Na zaga, Thiago Silva no centro aproveitando sua técnica e seus lançamentos na saída de jogo. Outra excelente proposta, com Hernanes fazendo dupla função no meio, marcando e saindo para o jogo. Danilo sugeriu Neymar de falso nove, realizando o que Messi faz no Barça, com Hulk pelo setor esquerdo do ataque. Quanto ao goleiro, assim como Maurício ficou na dúvida. Seria uma bela seleção, que praticaria um jogo ofensivo e veloz, tanto nas ações ofensivas quanto no contra ataque! Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO DIEGO ALVES:

 

O time do Brasil comandado por Pep Guardiola, na opinião de Diego Alves, um especialista no assunto, deveria jogar num 4-3-3 tradcional com dois volantes que sabem jogar e Ganso na armação. No ataque, Fred é a referência, sendo municiado por Lucas e Neymar. Diego destacou que a marcação deveria se iniciar na frente, na saída de bola do adversário, devido às características ofensivas dos jogadores escolhidos. Outra proposta muito boa, afinal o 4-3-3 é um esquema apreciado por Guardiola e coaduna com as características dos nossos melhores atletas. Seria uma seleção jovem e ofensiva, mistura que costuma dar certo quando aplicada ao nosso futebol. Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO GILMAR SORANÇO:

 

O escrete canarinho comandado pelo brilhante Pep Guardiola, na opinião de Gilmar Soranço, comentando pela primeira vez no Painel Tático, deveria jogar num "esquema mutante" que figurasse como 4-2-2-2, 4-3-3 e 4-2-3-1, respeitando assim a cultura do nosso futebol de jogar com uma linha de quatro na zaga. Na opinião de Soranço, Lucas seria "a variável tática", alternando o esquema de acordo com sua posição em campo. Neymar ficaria mais incisivo pela esquerda, com intenso apoio dos laterais. Outra seleção jovem e ofensiva, apostando no talento de Kaká e com material bélico suficiente para atacar. Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO MARCO LIMA:

 

Para nosso grande Marco Lima, a Seleção Brasileira tinha que ser comandada por Muricy Ramalho, sendo postada num 4-2-2-2 ortodoxo, com dois volantes, dois meias de criação, um atacante de velocidade e uma referência na área. Com inteligência, Marco ressaltou que para a implementação vitoriosa desse esquema, de volantes habilidosos, precisaria Muricy de tempo para treinar. Seria uma seleção habilidosa, equilibrada e jovem, com a cara e o tempero do futebol brasileiro! Valeu Marco! Obrigado mais uma vez!

 

 

W-M DO NOSSO GRANDE DANILO...FICOU INTERESSANTE:

 

O Danilo sugeriu um W-M muito interessante, esquema que Pep se valeu algumas vezes nessa temporada!! Um time veloz pelas pontas e super habilidoso pela meiuca! Valeu Danilo!

 

 

4-2-3-1 do Maurício, na minha opinião, é o que o Mano deveria escalar, já que optou pelo esquema:

 

 

 

 

Tópico: COMO SERIA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE GUARDIOLA?

Re:Re:Minha seleção!!

Danilo Costa | 29/04/2012

Era isso mesmo, com esse jogadores eu acho q daria uma boa seleção, q não ficaria presa em um esquema, pq poderia haver o recuo dos laterais e o avanço do T. Silva como volante, como já jogou, e com qualidade, no milan, Formando um 4-3-3 ou até mesmo um 4-4-2 com o recuo do lucas, isso tudo dependendo da situação do jogo. Como falei no comentário anterior, minha preferencia seria pelo hernanes como volante e um meia, PH Ganso, mas este é muito lento. To gostando de ver as opções q o pessoal ta oferecendo, Abraço

Re:Re:Re:Minha seleção!!

Danilo Costa | 29/04/2012

Estava observando alguns esquemas da seleção brasileiras em copas do mundo, e observei q em 2002 o esquema do Felipão era um (ou quase) 3-4-3 com Cafu e Roberto Carlos bem adiantados, Rivaldo e Ronaldinho como atacantes e Edmílson com líbero, calando a minha boca, q não haveria técnico no brasil pra escalar um 3-4-3, da uma pesquisada.
Com os jogadores q eu havia escalado, da até pra fazer o o WM do Guardiola, com Dani Alves e Marcelo como wingers, Lucas e Neymar como insides (segundo atacante) um centro avante (Damião ou Pato, realmente não consigo me decidir) e ramires e lucas como volantes.

Re:Re:Re:Re:Minha seleção!!

Victor Lamha de Oliveira | 29/04/2012

O Felipão jogou num 3-4-1-2...muito bem armado por sinal! Vou montar seu WM e postar!

Re:Re:Re:Minha seleção!!

Victor Lamha de Oliveira | 29/04/2012

Fala garoto! Eu não acho o Ganso tão lento assim...não acha que a qualidade técnica dele supre a falta de dinamismo? Também estou gostando muito das opções da galera! Abraço!

Re:Re:Re:Re:Minha seleção!!

Danilo Costa | 29/04/2012

Concordo com vc sobre o Ganso, mas acho q ele se perdeu um pouco, tem q voltar a jogar como em 2010, pq o ano passado ele foi fraco e esse ano ta variando um pouco ainda. Mas ainda é o melhor meia q temos.

Re:Re:Re:Re:Re:Minha seleção!!

Victor Lamha de Oliveira | 29/04/2012

Acertei no W-M? Era assim mesmo?

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Minha seleção!!

Danilo Costa | 29/04/2012

Era isso mesmo, lógico q não é um esquema pra começar o jogo, critiquei o guardiola por jogar nesse esquema desde o inicio do jogo, mas seria uma opção ultra ofensiva pra mudar um jogo, com jogadores q temos. Como a discussão era o Guardiola como técnico da seleção brasileira, esse esquema não poderia faltar!

Seleção de Guardiola

Maurício | 28/04/2012

Perfeito Victor, gostei muito dessa sua análise, perfeito essa eh a melhor seleção que temo, pena não ter um treinador como o Pep!

Sobre o goleiro temos que analisar melhor, JC não está em boa faze, os três zagueiros perfeito, são os melhores que temos, ali na posição de volante, acho que qndo o Lucas Leiva estiver a disposição da pra colocar ele de primeiro volante, passando o Hernanes pro lugar do D. Alves, Ramires tem que ser por ali, Ganso o Cerebro da equipe, com dois pontas abertos pelo lados, e velozes, e um centro-avante de area como referência!
Agora se quer colocar um jogador como falso nove por ali, pode puxar o Neymar ou Robinho pelo meio tbm..

E vlw pelo agradecimento cara!!

Re:Seleção de Guardiola

VIctor Lamha de Oliveira | 29/04/2012

Grande Maurício, tudo bom garoto? Cara, sua proposta foi inteligente e interessante pelo fato do meio de campo ser bem protegido e também dotado de ofensividade! Acertei seu time? Espero que sim! Abraço!

Re:Re:Seleção de Guardiola

Maurício | 29/04/2012

Tudo blz cara, só mudaria a posição dos meus zagueiros assim: Dedé, T. Sila e D. Luiz. T. Silva como líbero!

Me esqueci do Marcelo na seleção, mas nesse esquema de 3-4-3 fica sem espaço para lateral neh, a não ser que ele jogasse no lugar do Ramires, mas prefiro assim mesmo, da pra coloca o Dani Alves no lugar do Lucas, tira o o Robinho como vc colocou, e coloca o (Dani Alves)!
É difícil de achar um lugar só pra 11 jogadores neh, tem muito jogador bom no Brasil..
Vlw pelo post cara, vamos ir debatendo aqui!
Obrigado, abraço..

<< 1 | 2 | 3 >>

Novo comentário